Questões de Concursos: Farmácia

Prepare-se para a prova com questões de Farmácia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q478961 | Farmácia, Farmacocinética, Farmacêutico, IAMSPE SP, VUNESP

Quanto aos fatores intervenientes na farmacocinética, pode-se afirmar que

2 Q476168 | Farmácia, Farmacodinâmica, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões 27 e 28

 

A inflamação é uma reação do tecido vascularizado a uma injúria local causada por agentes físicos, como trauma mecânico, radiação, calor e frio; químicos, como substâncias irritantes, álcalis e outros; e biológicos, como fungos, bactérias, vírus ou protozoários. Muito embora esse mecanismo de defesa seja geralmente benéfico, efeitos maléficos indesejáveis são comuns. Esses efeitos indesejáveis são ocasionados por uma resposta excessiva que pode causar lesão tecidual progressiva. Nesses casos, fármacos antiinflamatórios ou imunossupressivos podem ser necessários para modular o processo inflamatório.

Com base no texto acima, assinale a opção correta, a respeito dos antiinflamatórios não-esteroidais (AINEs).

3 Q480353 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

A coagulação sanguínea é composta por vários eventos que dependem de várias substâncias chamadas de fatores da coagulação. Os medicamentos utilizados para os transtornos trombóticos e hemorrágicos estão relacionados à ativação ou inibição desse sistema fisiológico que controla os eventos de coagulação. Com relação ao mecanismo de ação dos anticoagulantes e dos trombolíticos, marque a alternativa CORRETA:

4 Q477620 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Farmácia Cargo 8, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção em que a atividade apresentada não é considerada uma intervenção farmacêutica na otimização da farmacoterapia.

5 Q477532 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

O fenômeno pelo qual a administração repetida, contínua ou crônica de um fármaco na mesma dose diminui progressivamente a intensidade dos efeitos farmacológicos, sendo necessário aumentar gradualmente a dose para poder manter os efeitos na mesma intensidade, é denominado de:

6 Q479522 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

D.F., 35 anos, sexo feminino, foi ao posto de saúde com acidez estomacal e relatou ter comido muita fritura e ingerido refrigerante em excesso no dia anterior. O médico de plantão prescreveu 1 (um) comprimido de Omeprazol de 40mg. A ação farmacológica primária do Omeprazol consiste na redução

7 Q211044 | Farmácia, Especialista em Saúde Farmácia Bioquímica, SES DF, FUNIVERSA

Os fármacos que atuam na coagulação sanguínea e na agregação plaquetária são rotineiramente utilizados no tratamento e na profilaxia de doenças tromboembólicas e cardiovasculares. A respeito desses medicamentos, assinale a alternativa correta.

8 Q44120 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Enfermeiro, HCFMUSP, VUNESP

Assinale a alternativa que indica quantos gramas de glicose há em uma ampola de 20 mL de glicose a 50%.

9 Q169398 | Farmácia, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, SES DF, IADES

Em relação aos conceitos básicos de farmacologia, assinale a alternativa cuja definição não esteja adequada.

10 Q212185 | Farmácia, Farmácia, ENADE, INEP

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), condição clínica multifatorial, com alta prevalência e baixas taxas de controle, é considerada um dos principais fatores de risco cardiovascular modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Estudos clínicos demonstraram que a detecção, o tratamento e o controle da HAS são fundamentais para a redução dos eventos cardiovasculares. Deste modo, o objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. Assim, os anti-hipertensivos devem não só reduzir a pressão arterial, mas também os eventos cardiovasculares fatais e não fatais, e, se possível, a taxa de mortalidade.
VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo, v. 95, p.1-51, 2010. Suplemento (adaptado).

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Um paciente em uso de diurético tiazídico pode ter intoxicação por uso concomitante de digitálico; ter o efeito reduzido de anticoagulantes orais, de agente uricosídico; e, ainda, apresentar interação potencialmente fatal com a quinidina.

PORQUE

II. Os diuréticos tiazídicos causam hiperpotassemia; elevação da concentração de albumina sérica; diminuição da excreção renal de ácido úrico e aumento da exposição sistêmica a quinidina por acidificação da urina, reduzindo sua eliminação.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.