Questões de Concursos: Saúde Pública

Resolva online questões de Saúde Pública para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q169546 | Saúde Pública, Biomédico, ENADE, INEP

A vacina quadrivalente contra o HPV é comercializada no Brasil desde 2006 e é formulada contra os subtipos 6 e 11, os principais causadores de verrugas genitais, e contra os subtipos 16 e 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo uterino. Para produção dessa vacina são utilizadas técnicas moleculares avançadas nas quais a proteína viral L1 de cada tipo de vírus é produzida em laboratório. Essas proteínas se organizam espontaneamente formando os capsômeros e, em seguida, uma estrutura semelhante ao vírus inteiro que é chamada de Partícula Semelhante a Vírus (VLP Virus Like Particules). As VLPs são mais imunogênicas que as proteínas solúveis utilizadas nas vacinas convencionais e não apresentam potencial infeccioso nem oncogênico, pois não possuem material genético viral.
VESPA JR., N. Vacina quadrivalente contra HPV 6, 11, 16, 18: a mais nova ferramenta de prevenção. Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis. V. 18, n. 4, p. 220-223, 2006 (adaptado).

Com base no texto acima, avalie as afirmações seguintes.

I. A produção das VLPs foi realizada por meio do cultivo do vírus em laboratório e posterior purificação das proteínas L1 e união espontânea para formação das VLPs.

II. Para produção das VLPs, foi feito inicialmente cultivo do HPV de interesse em laboratório, clonagem do gene L1 de cada tipo de HPV e, em seguida, foi feita a expressão de cada uma das proteínas L1 recombinantes, e posterior purificação da VLP.

III. As VLPs dos diferentes tipos de HPV foram produzidas e mantidas em laboratório para posterior purificação e utilização como vacina.

É correto o que se afirma em

2 Q213734 | Saúde Pública, Epidemiologia, Médico Cardiologia, Prefeitura de Resende RJ, CONSULPLAN

Na identificação de prioridades de agravos à saúde, específicos da vigilância, são recomendados alguns critérios, tais como, EXCETO:

3 Q213467 | Saúde Pública, Epidemiologia, Médico Cardiologia, Prefeitura de Resende RJ, CONSULPLAN

A epidemiologia é uma prática da saúde pública com aplicabilidades diferenciadas, tais como, EXCETO:

4 Q208856 | Saúde Pública, Especialista em Saúde Terapia Ocupacional, SES DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta acerca dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS).

5 Q833369 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Princesa SC Agente Comunitário de Saúde, AMEOSC, 2021

Marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso nos itens abaixo, em que os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:
(__)Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração somente direta. (__)Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Congresso Nacional e aprovados pelo Poder Legislativo. (__)Armazenar os alimentos em lugares protegidos dos ratos.

6 Q213085 | Saúde Pública, Epidemiologia, Médico Cardiologia, Prefeitura de Resende RJ, CONSULPLAN

A epidemiologia pode ser compreendida como um processo contínuo de acúmulo de conhecimentos com o objetivo de prover um acervo de evidências indiretas, de associação entre saúde e fatores de risco e doença. A epidemiologia descritiva constitui a primeira etapa do método epidemiológico, com o seguinte objetivo:

7 Q182227 | Saúde Pública, Nasf, Enfermeiro do Trabalho, SES DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta acerca do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), criado para apoiar e fortalecer a Estratégia de Saúde da Família.

8 Q832538 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Prefeitura de Itá SC Agente de Combate a Epidemias, AMAUC, 2021

A Educação Ambiental conservadora possui algumas características marcantes, como:
I- Conservacionismo: traz a ideia de natureza intocada e intocável, buscando a preservação de áreas naturais, total ou parcialmente, restritas à presença humana, sem questionar o modelo de ocupação urbana e as desigualdades de acesso e uso dos recursos naturais;
II- Comportamentalismo: foca no indivíduo e nas possíveis mudanças de atitude deste, sem questionar as características políticas, socioeconômicas e simbólicas que geram e estimulam determinados comportamentos. III- Ecoeficiência: caracteriza-se pela proposição de soluções tecnológicas para os problemas ambientais. Essas soluções, no entanto, são meramente paliativas e não alteram a lógica insustentável de produção e consumo.
Dos itens acima:

9 Q676787 | Saúde Pública, Assistente Social 20H, Prefeitura de Recife PE, AOCP, 2020

Na década de 70, foram estabelecidos, por Leavell& Clark (1976), três níveis de prevenção que inter-relacionam atividade médica e saúde pública, sendo que a prevenção de doenças compreende três categorias: manutenção de baixo risco, redução de risco e detecção precoce. Nesse sentido, a redução de risco pode ser identificada como

10 Q831881 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Prefeitura de Modelo SC Técnico em Saúde Pública, Alternative Concursos, 2021

De acordo com os conceitos de surto, pandemia, epidemia e endemia, assinale a alternativa incorreta: