Questões de Concursos: Teologia

Prepare-se para a prova com questões de Teologia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q7637 | Teologia, Primeiro Tenente Capelão, Marinha do Brasil, MB

Segundo o Código de Direito Canônico no Cânon 869, existem Igrejas cujo batismo pode-se prudentemente duvidar e, por essa razão, requer-se como norma geral a administração de um novo batismo sob condição. Quais são essas Igrejas?

2 Q52863 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

A “Quadriga”, esquema proposto por Nicolau de Lira, tomou-se o método padrão de interpretação da Bíblia na Idade Média. Conhecida também como o “Método de Interpretação dos quatro lados”. Na Idade Média, os estudiosos da Bíblia achavam que o texto bíblico tinha pelo menos quatro sentidos. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. 

1. Tropológico
2. Anagógico
3. Literal
4. Indutivo
5. Analítico
6. Devocional
7. Alegórico 

( ) O sentido pelo qual o texto bíblico poderia ser tomado por seu valor aparente.
( ) Interpretava certas passagens bíblicas com a finalidade de criar declarações doutrinárias. Essas passagens tinham a tendência de ser obscuras ou de possuir um sentido literal que, por razões teológicas, era inaceitável aos olhos dos seus leitores. 
( ) Interpretava as passagens com a finalidade de gerar uma orientação ética para a conduta cristã.
( ) Interpretava as passagens com o objetivo de indicar os fundamentos da esperança cristã, apontando na direção do futuro cumprimento das promessas divinas na Nova Jerusalém.

3 Q52859 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Para Goppelt, de acordo com o credo mais antigo da Igreja Palestinense, Jesus: 

4 Q15791 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Qual livro do Novo Testamento apresenta um número maior de menções ao segredo que Jesus fez de sua identidade como Messias?

5 Q18952 | Teologia, Capelão Militar Católico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Segundo o Decreto conciliar Ad gentes o “catecumenado não é mera exposição de dogmas e preceitos”, mas:

6 Q52866 | Teologia, Capelão Evangélico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Sobre o sentido de pecado nas religiões e em Israel, podemos afirmar: 

7 Q18950 | Teologia, Capelão Militar Católico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Segundo o Decreto Unitatis redintegratio, algumas ações sagradas de outras igrejas cristãs podem “produzir a vida da graça”. Estas igrejas podem ser tidas como:

8 Q15805 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

"A tradição oral teve seus primórdios com a nova ênfase colocada na lei (escribismo)por Esdras, o escriba, por volta de 458 a.C., no período persa. Todavia, os judeus afirmavam popularmente que ela remontava ao próprio Moisés. Ele, diziam eles, a recebera de Deus ao mesmo tempo que a lei escrita, mas com instruções para não escrever a lei oral. A lei oral (ou tradição dos pais) não cresceu da noite para o dia, mas desenvolveu-se através de várias gerações, à medida que surgiam perguntas acerca da lei escrita. Constituía-se de interpretações rabínicas da Torah. Naturalmente apareceram diferenças nas interpretações, à medida que o tempo passava."

Quem eram os dois grandes expoentes da tradição oral do 1° século antes de Cristo?

9 Q15804 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

A exposição tradicional do decálogo parte da versão negativa dos mandamentos para depois falar de seu equivalente construtivo, positivo. Segundo Reifler (1977), só dessa maneira pode-se ter uma visão mais abrangente de cada um em seu contexto histórico revelatório. Partindo dessas observações, é correto estruturar o estudo do decálogo em quatro categorias principais: a inibidora e do AT, a versão inibidora do NT, a versão positiva e do AT e a versão positiva e do NT.

10 Q18947 | Teologia, Capelão Militar Católico, EsFCEx, Exército Brasileiro

Um Concílio ecumênico assim ensina:

“Não há senão uma única hipóstase (ou pessoa), que é Nosso Senhor Jesus Cristo, Um da Trindade. Na humanidade de Cristo, tudo deve ser atribuído à sua Pessoa divina como ao seu sujeito próprio”.

Como se chama este Concílio?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.