Questões de Concursos AGU Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. AGU Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q19421 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, AGU, IDECAN"Para que haja conduta ética é preciso que a pessoa conheça a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A pessoa não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e sentimentos e pelas consequências do que faz e sente. Tem a capacidade para avaliar e pesar as motivações pessoais, as exigências feitas pela situação, as consequências para si e para os outros, a conformidade entre meios e fins, a obrigação de respeitar o estabelecido ou de transgredi-lo, se o estabelecido for imoral ou injusto." (CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000. Adaptado.) Com base no texto, assinale a alternativa que identifica corretamente condições indispensáveis para a conduta ética. ✂️ a) Vontade e busca da felicidade. ✂️ b) Bondade e sentido inato de justiça. ✂️ c) Competência profissional e virtude. ✂️ d) Consciência moral e responsabilidade. ✂️ e) Habilidade e conhecimento acadêmico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 2 Q328299 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019As dez dimensões da gestão escolar, discutidas por Lück (2009), são agrupadas em duas áreas: organização e implementação. Constituem dimensões de implementação: ✂️ a) Planejamento e organização do trabalho escolar; Fundamentos e princípios da educação e da gestão escolar; Monitoramento de processos e avaliação institucional; Gestão de resultados educacionais. ✂️ b) Gestão de pessoas; Gestão pedagógica; Gestão administrativa; Gestões da cultura escolar; Gestão do cotidiano escolar. ✂️ c) Gestão de pessoas; Gestão administrativa; Monitoramento de processos; Avaliação institucional; Gestão de resultados educacionais. ✂️ d) Avaliação institucional; Gestão de pessoas; Monitoramento de processos; Gestão do cotidiano escolar. ✂️ e) Gestão democrática e participativa; Gestão de pessoas; Gestão pedagógica; Gestão administrativa; Gestões da cultura escolar; Gestão do cotidiano escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 3 Q322896 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019A respeito da educação especial no Brasil, é correto afirmar que ✂️ a) apesar dos esforços, o Brasil ainda não conseguiu construir uma política dessa natureza. ✂️ b) a política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva tem por fim oferecer às pessoas com deficiências e/ou transtornos, oportunidades de acesso, participação e aprendizagem em escolas regulares. ✂️ c) o atual Plano Nacional de Educação é omisso em relação a esse assunto. ✂️ d) a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva tem como principal foco o atendimento a pessoas com deficiência; com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em instituições especializadas que possam atender adequadamente às suas necessidades. ✂️ e) a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva adotada no Brasil é referência em muitos países da América Latina. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 4 Q337778 | Matemática, Progressões Sequências, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2018Observe a sequência a seguir e assinale a resposta correta a respeito do termo alfanumérico que ocupa a milésima posição. I D E C A N 2 0 1 9 I D E C A N 2 0 1 9 I D E C A N 2 0 1 9... ✂️ a) É um número par. ✂️ b) É um número ímpar. ✂️ c) É uma vogal. ✂️ d) É uma consoante. ✂️ e) É o número zero. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 5 Q171599 | Raciocínio Lógico, Matrizes, Bibliotecário, AGU, IDECANDadas as matrizes A = ( aij)2x3 em que aij = i - j e B = ( bij)3x2 em que bij = i2 - j. Seja a matriz C a matriz resultante do produto das matrizes A e B, nesta ordem. Assim, o elemento C11 será ✂️ a) 17. ✂️ b) 18. ✂️ c) 19. ✂️ d) –18. ✂️ e) –19. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 6 Q19391 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, AGU, IDECANObserve a sequência: 49, 64, 81, 100, ... Qual será o sétimo termo? ✂️ a) 144. ✂️ b) 169. ✂️ c) 196. ✂️ d) 225. ✂️ e) 256. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 7 Q336469 | Matemática, Aritmética e Algebra, Agente Administrativo, AGU, IDECANSeja A uma matriz 2 x 3 e B uma matriz 3 x 2. A matriz C, resultante do produto da matriz A pela B, nesta ordem, é uma matriz de ordem ✂️ a) 2 x 2. ✂️ b) 2 x 3. ✂️ c) 3 x 2. ✂️ d) 3 x 3. ✂️ e) Não é possível fazer o produto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 8 Q332375 | Matemática, Aritmética e Algebra, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2018Papai Noel existe. Na noite de Natal, passou por um determinado condomínio com 5 casas e deixou 1 presente para cada criança que lá estava. Foi deixando os presentes na seguinte ordem: • na 1ª casa deixou 3 presentes; • na 2ª casa não se sabe quantos presentes foram deixados; • na 3ª casa deixou 2 presentes; • na 4ª casa deixou a metade dos presentes que carregava ao entrar nela; • na 5ª casa deixou 3 presentes, e acabaram todos os presentes que ele carregava ao entrar no condomínio. Sabendo que ele chegou ao condomínio com 11 presentes, quantas crianças estavam na 2ª casa? ✂️ a) 0. ✂️ b) 1. ✂️ c) 2. ✂️ d) 3. ✂️ e) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 9 Q338717 | Matemática, Porcentagem, Administrador, AGU, IDECAN, 2019Após as vendas natalinas, uma loja entrou em promoção oferecendo um desconto de 40% em qualquer produto da loja. Após uma semana de promoção, o gerente resolveu oferecer mais 30% de desconto nos produtos que ainda não haviam sido vendidos. Os dois descontos consecutivos equivalem a um desconto único de ✂️ a) 12%. ✂️ b) 42%. ✂️ c) 58%. ✂️ d) 70%. ✂️ e) 88%. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 10 Q193066 | Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, AGU, IDECANSobre ética e moral, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.( ) A ética, como parte da filosofia, é um tipo de saber que justifica conceitualmente as ações do homem, considerado ser livre e racional, capaz de dar para si mesmo um conjunto de normas e valores a serem respeitados. ( ) A ética e a moral dizem respeito tanto ao âmbito subjetivo, das escolhas pessoais, quanto ao da vida coletiva, e se ocupam de temas como a responsabilidade individual, a justiça, o juízo sobre as leis e as instituições fundamentais de nossa sociedade, entre outros. ( ) A moral é o campo dos comportamentos espontâneos e das reações involuntárias, determinados por fatores biológicos e psicológicos, que não são modificáveis, pois não são passíveis de argumentação e validação. A sequência está correta em ✂️ a) V, V, F. ✂️ b) V, F, F. ✂️ c) F, V, V. ✂️ d) F, V, F. ✂️ e) F, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q19421 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, AGU, IDECAN"Para que haja conduta ética é preciso que a pessoa conheça a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A pessoa não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e sentimentos e pelas consequências do que faz e sente. Tem a capacidade para avaliar e pesar as motivações pessoais, as exigências feitas pela situação, as consequências para si e para os outros, a conformidade entre meios e fins, a obrigação de respeitar o estabelecido ou de transgredi-lo, se o estabelecido for imoral ou injusto." (CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000. Adaptado.) Com base no texto, assinale a alternativa que identifica corretamente condições indispensáveis para a conduta ética. ✂️ a) Vontade e busca da felicidade. ✂️ b) Bondade e sentido inato de justiça. ✂️ c) Competência profissional e virtude. ✂️ d) Consciência moral e responsabilidade. ✂️ e) Habilidade e conhecimento acadêmico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
2 Q328299 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019As dez dimensões da gestão escolar, discutidas por Lück (2009), são agrupadas em duas áreas: organização e implementação. Constituem dimensões de implementação: ✂️ a) Planejamento e organização do trabalho escolar; Fundamentos e princípios da educação e da gestão escolar; Monitoramento de processos e avaliação institucional; Gestão de resultados educacionais. ✂️ b) Gestão de pessoas; Gestão pedagógica; Gestão administrativa; Gestões da cultura escolar; Gestão do cotidiano escolar. ✂️ c) Gestão de pessoas; Gestão administrativa; Monitoramento de processos; Avaliação institucional; Gestão de resultados educacionais. ✂️ d) Avaliação institucional; Gestão de pessoas; Monitoramento de processos; Gestão do cotidiano escolar. ✂️ e) Gestão democrática e participativa; Gestão de pessoas; Gestão pedagógica; Gestão administrativa; Gestões da cultura escolar; Gestão do cotidiano escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
3 Q322896 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019A respeito da educação especial no Brasil, é correto afirmar que ✂️ a) apesar dos esforços, o Brasil ainda não conseguiu construir uma política dessa natureza. ✂️ b) a política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva tem por fim oferecer às pessoas com deficiências e/ou transtornos, oportunidades de acesso, participação e aprendizagem em escolas regulares. ✂️ c) o atual Plano Nacional de Educação é omisso em relação a esse assunto. ✂️ d) a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva tem como principal foco o atendimento a pessoas com deficiência; com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em instituições especializadas que possam atender adequadamente às suas necessidades. ✂️ e) a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva adotada no Brasil é referência em muitos países da América Latina. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
4 Q337778 | Matemática, Progressões Sequências, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2018Observe a sequência a seguir e assinale a resposta correta a respeito do termo alfanumérico que ocupa a milésima posição. I D E C A N 2 0 1 9 I D E C A N 2 0 1 9 I D E C A N 2 0 1 9... ✂️ a) É um número par. ✂️ b) É um número ímpar. ✂️ c) É uma vogal. ✂️ d) É uma consoante. ✂️ e) É o número zero. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
5 Q171599 | Raciocínio Lógico, Matrizes, Bibliotecário, AGU, IDECANDadas as matrizes A = ( aij)2x3 em que aij = i - j e B = ( bij)3x2 em que bij = i2 - j. Seja a matriz C a matriz resultante do produto das matrizes A e B, nesta ordem. Assim, o elemento C11 será ✂️ a) 17. ✂️ b) 18. ✂️ c) 19. ✂️ d) –18. ✂️ e) –19. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
6 Q19391 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, AGU, IDECANObserve a sequência: 49, 64, 81, 100, ... Qual será o sétimo termo? ✂️ a) 144. ✂️ b) 169. ✂️ c) 196. ✂️ d) 225. ✂️ e) 256. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
7 Q336469 | Matemática, Aritmética e Algebra, Agente Administrativo, AGU, IDECANSeja A uma matriz 2 x 3 e B uma matriz 3 x 2. A matriz C, resultante do produto da matriz A pela B, nesta ordem, é uma matriz de ordem ✂️ a) 2 x 2. ✂️ b) 2 x 3. ✂️ c) 3 x 2. ✂️ d) 3 x 3. ✂️ e) Não é possível fazer o produto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
8 Q332375 | Matemática, Aritmética e Algebra, Técnico em Comunicação Social, AGU, IDECAN, 2018Papai Noel existe. Na noite de Natal, passou por um determinado condomínio com 5 casas e deixou 1 presente para cada criança que lá estava. Foi deixando os presentes na seguinte ordem: • na 1ª casa deixou 3 presentes; • na 2ª casa não se sabe quantos presentes foram deixados; • na 3ª casa deixou 2 presentes; • na 4ª casa deixou a metade dos presentes que carregava ao entrar nela; • na 5ª casa deixou 3 presentes, e acabaram todos os presentes que ele carregava ao entrar no condomínio. Sabendo que ele chegou ao condomínio com 11 presentes, quantas crianças estavam na 2ª casa? ✂️ a) 0. ✂️ b) 1. ✂️ c) 2. ✂️ d) 3. ✂️ e) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
9 Q338717 | Matemática, Porcentagem, Administrador, AGU, IDECAN, 2019Após as vendas natalinas, uma loja entrou em promoção oferecendo um desconto de 40% em qualquer produto da loja. Após uma semana de promoção, o gerente resolveu oferecer mais 30% de desconto nos produtos que ainda não haviam sido vendidos. Os dois descontos consecutivos equivalem a um desconto único de ✂️ a) 12%. ✂️ b) 42%. ✂️ c) 58%. ✂️ d) 70%. ✂️ e) 88%. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
10 Q193066 | Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, AGU, IDECANSobre ética e moral, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.( ) A ética, como parte da filosofia, é um tipo de saber que justifica conceitualmente as ações do homem, considerado ser livre e racional, capaz de dar para si mesmo um conjunto de normas e valores a serem respeitados. ( ) A ética e a moral dizem respeito tanto ao âmbito subjetivo, das escolhas pessoais, quanto ao da vida coletiva, e se ocupam de temas como a responsabilidade individual, a justiça, o juízo sobre as leis e as instituições fundamentais de nossa sociedade, entre outros. ( ) A moral é o campo dos comportamentos espontâneos e das reações involuntárias, determinados por fatores biológicos e psicológicos, que não são modificáveis, pois não são passíveis de argumentação e validação. A sequência está correta em ✂️ a) V, V, F. ✂️ b) V, F, F. ✂️ c) F, V, V. ✂️ d) F, V, F. ✂️ e) F, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro