Questões de Concursos: AL RS

Prepare-se para a prova com questões de AL RS de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q884419 | Ciências Políticas, Agente de Polícia Legislativa, AL RS, FUNDATEC, 2024

Sobre os temas do estado de bem-estar social e a cidadania no Brasil, o processo democrático a partir de 1985 e a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa INCORRETA.

2 Q884421 | Ciências Políticas, Agente de Polícia Legislativa, AL RS, FUNDATEC, 2024

Sobre os debates de conceito e evolução do Estado moderno, Governo e aparelhos de Estado, analise as assertivas abaixo:


I. O Estado de Direito, produto de meados do século XVI, erigiu-se tendo como conteúdo essencialmente o seu lado liberal, e não social, e sua forma atual é a do Estado Democrático de Direito, um modelo que exige a satisfação de direitos e garantias fundamentais individuais em detrimento das coletivas.


II. A Teoria do Estado é um ramo da ciência marcada por forte interdisciplinaridade, uma vez que o conjunto de explicações sobre o fenômeno estatal que ela proporciona decorre de saberes oriundos de vários campos do conhecimento, tais como a Ciência Política, a Sociologia Política, o Direito Comparado, a História do Direito, a Filosofia Política e a Antropologia Política, entre outras.


III. O Estado moderno nasce no norte da Itália, no século XIV, com as cidades-estados governadas como repúblicas, quando começa a revolução capitalista. Os estados-nação nasceram mais tarde, na França e na Inglaterra, em torno das monarquias absolutas, que se constituem na Europa depois da revolução comercial.


Quais estão corretas?

3 Q884423 | Direito Penal, Crimes Resultantes de Preconceito de Raça ou Cor – Lei nº 7716 de 1989, Agente de Polícia Legislativa, AL RS, FUNDATEC, 2024

A respeito da Lei dos Crimes Resultantes de Preconceito de Raça ou de Cor, assinale a alternativa correta.

4 Q884418 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Agente de Polícia Legislativa, AL RS, FUNDATEC, 2024

Nos termos do disposto na Lei nº 14.133/2021, são modalidades de licitação:

5 Q884420 | Ciências Políticas, Agente de Polícia Legislativa, AL RS, FUNDATEC, 2024

Sobre o Liberalismo, analise as assertivas abaixo:


I. As críticas ao liberalismo voltam-se também à percepção de que ele garante às burguesias um domínio quase total dos bens de produção e das riquezas em geral.


II. A Revolução Francesa é comumente associada ao início da predominância do ideário liberal e seu respectivo modelo de Estado.


III. O Liberalismo Político é o pensamento fundamentado nas teorias de filósofos liberais clássicos ao apresentarem uma ruptura com o autoritarismo das monarquias absolutistas, enquanto o Liberalismo Econômico se entende enquanto uma doutrina que rege os modos do comportamento econômico e defende a não intervenção do Estado na economia.


Quais estão corretas?

6 Q884415 | Administração Pública, Princípios aplicáveis à Administração Pública, Técnico Legislativo, AL RS, FUNDATEC, 2024

A Reforma Administrativa do período Gerencial, conforme emenda 19, Art. 37, da Constituição Federal, alterou para cinco os princípios a serem obedecidos pela Administração Pública, quais sejam:

7 Q884422 | Direito Penal, Crimes Hediondos e Abuso de Autoridade, Agente de Polícia Legislativa, AL RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com a Lei Federal nº 13.869/2019, que trata dos crimes de abuso de autoridade, é INCORRETO afirmar que:

8 Q884413 | Administração Pública, Gestão por resultados, Técnico Legislativo, AL RS, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os governos atuantes no estado gerencial, com a reforma do Estado, no modelo da Nova Gestão Pública, aos seus respectivos princípios, conforme a definição de Osborne e Gaebler (1992).


Coluna 1
1. Governo de resultados.
2. Governo empreendedor.
3. Governo descentralizado.
4. Governo previdente.
5. Governo competitivo.


Coluna 2
( ) Cria novas fontes de recursos gerando receitas, com a busca de resultados efetivos.

( ) Planeja as suas ações para alcançar melhores resultados com o princípio da economicidade.

( ) Não se financia a estrutura administrativa, mas a prestação de serviços públicos com qualidade, com o foco no cidadão-cliente.

( ) Autonomia com responsabilidade para os servidores e equipes, pensando na gestão democrática para a prestação de serviços públicos eficientes.

( ) Melhora a qualidade dos serviços públicos, com o cuidado de fazer a diferença na vida dos cidadãos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

9 Q884409 | Administração Pública, Administração Pública gerencial, Técnico Legislativo, AL RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Matias Pereira (2007), o enfoque gerencial da Nova Gestão Pública (NGP), New Public Management, é um movimento que começa na década de 1980 e ganha força em vários países do mundo na década de 1990. Este modelo da Administração Pública tem como característica atender o cidadão-cliente, com a prestação de serviço público com qualidade, eficiência, eficácia, efetividade e accountability. Essas características referem-se ao Modelo de Administração Pública:

10 Q884416 | Administração Geral, Processo Decisório, Técnico Legislativo, AL RS, FUNDATEC, 2024

Marques (2008) destaca que determinadas ferramentas têm como principal função ser instrumentos de tomada de decisão das entidades públicas e privadas. Diante desse contexto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes ferramentas às suas respectivas finalidades.


Coluna 1
1. Diagrama de Ishikawa.
2. Fluxograma.
3. Gráfico de Controle.
4. Diagrama de Pareto.


Coluna 2
( ) Descrever os processos por etapas sequenciais, de acordo com os processos estabelecidos.

( ) Analisar a variabilidade dos processos, com o objetivo de alcançar a qualidade.

( ) Ajudar na identificação das possíveis causas e problemas em um determinado processo.

( ) Ordenar as frequências das ocorrências, da maior para a menor, com a intenção de descrever a distribuição desigual das riquezas do país.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.