Questões de Concursos: Bombeiro Militar PA

Prepare-se para a prova com questões de Bombeiro Militar PA de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q42975 | Física, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Um bloco de massa 5 kg encontra‐se inicialmente em repouso apoiado sobre um plano horizontal. Num dado instante o bloco passa a ser empurrado por uma força constante de intensidade 30N e direção paralela ao plano. Sendo o coeficiente de atrito cinético igual a 0,2, quanto tempo o bloco levará para deslocar uma distância de 8 m?

2 Q42957 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Uma fábrica produz diariamente cafeteiras elétricas e o custo unitário, em reais, é dado em função da quantidade produzida, vez que despesas administrativas e de consumo são nela rateadas. Assim, sendo o custo unitário é representado pela função f(x) = x2 – 40x + 800. O número de unidades que devem ser produzidas por dia para que o custo unitário seja mínimo é:

3 Q42979 | Química, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Em 1869, trabalhando independentemente, dois cientistas – Julius L. Meyer, na Alemanha (baseando‐se principalmente em propriedades físicas) e Dimitri I. Mendeleyev, na Rússia (baseando‐se principalmente em propriedades químicas) – propuseram tabelas semelhantes para a classificação dos elementos químicos. Sobre as propriedades periódicas e aperiódicas dos elementos químicos analise as afirmativas a seguir. 

I. Com relação à afinidade eletrônica, a ordem correta é P > Se > Na > Cu.
II. Um metal alcalino terroso do terceiro período apresenta menor raio atômico do que um metal do quinto período e do mesmo grupo. 
III. A primeira energia de ionização dos elementos decresce de cima para baixo num grupo ou família.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

4 Q42970 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Um celular tem seu preço de lançamento igual a R$ 2.500,00 e a cada mês ele desvaloriza R$ 60,00 até que ele para de ser vendido quando seu preço é reduzido a menos de 20% do preço de lançamento. O mês no qual o celular para de ser vendido é o:

5 Q42938 | Português, Interpretação de Textos, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Texto associado.
Tempos loucos – Parte 2

     Os adultos que educam hoje vivem na cultura que incentiva ao extremo o consumo. Somos levados a consumir de tudo um pouco: além de coisas materiais, consumimos informações, ideias, estilos de ser e de viver, conceitos que interferem na vida (qualidade de vida, por exemplo), o sexo, músicas, moda, culturas variadas, aparência do corpo, a obrigatoriedade de ser feliz etc. Até a educação escolar virou item de consumo agora. A ordem é consumir, e obedecemos muitas vezes cegamente a esse imperativo.
      Quem viveu sem usar telefone celular por muito tempo não sabe mais como seria a vida sem essa inovação tecnológica, por exemplo. O problema é que a oferta cria a demanda em sociedades consumistas, que é o caso atual, e os produtos e as ideias que o mercado oferece passam a ser considerados absolutamente necessários a partir de então.
       A questão é que temos tido comportamento exemplar de consumistas, boa parte das vezes sem crítica alguma. Não sabemos mais o que é ter uma vida simples porque almejamos ter mais, por isso trabalhamos mais etc. Vejam que a ideia de lazer, hoje, faz todo sentido para quase todos nós. Já a ideia do ócio, não. Ou seja: para descansar de uma atividade, nos ocupamos com outra. A vadiagem e a preguiça são desvalorizadas.
      Bem, é isso que temos ensinado aos mais novos, mais do que qualquer outra coisa. Quando uma criança de oito anos pede a seus pais um celular e ganha, ensinamos a consumir o que é oferecido; quando um filho pede para o pai levá‐la ao show do RBD, e este leva mesmo se considera o espetáculo ruim, ensinamos a consumir, seja qual for a estética em questão; quando um jovem pede uma roupa de marca para ir a uma festa e os pais dão, ensinamos que o que consumimos é mais importante do que o que somos.
      Não há problema em consumir; o problema passa a existir quando o consumo determina a vida. Isso é extremamente perigoso, principalmente quando os filhos chegam à adolescência. Há um mercado generoso de oferta de drogas. Ensinamos a consumir desde cedo e, nessa hora, queremos e esperamos que eles recusem essa oferta. Como?!
       Na educação, essa nossa característica leva a consequências sutis, mas decisivas na formação dos mais novos. Como exemplo, podemos lembrar que estes aprendem a avaliar as pessoas pelo que elas aparentam poder consumir e não por aquilo que são e pelas ideias que têm e que o grupo social deles é formado por pares que consomem coisas semelhantes. Não é a toa que os pequenos furtos são um fenômeno presente em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas.
     Nessa ideologia consumista, é importante considerar que os objetos perdem sua primeira função. Um carro deixa de ser um veículo de transporte, um telefone celular deixa de ser um meio de comunicação; ambos passam a significar status, poder de consumo, condição social, entre outras coisas.
      A educação tem o objetivo de formar pessoas autônomas e livres. Mas, sob essa cultura do consumo, esses dois conceitos se transformaram completamente e perderam o seu sentido original. Os jovens hoje acreditam que têm liberdade para escolher qualquer coisa, por exemplo. Na verdade, as escolhas que fazem estão, na maioria das vezes, determinadas pelo consumo e pela publicidade. Tempos loucos, ou não?

(SAYÃO, Rosely. Tempos loucos – Parte 2. Disponível em:http://blogdaroselysayao.blog.uol.com.br/arch2006‐10‐01_2006‐10‐15.html. Acesso em: dezembro de 2015.)
“Ninguém nasce consumista. O consumismo é uma ideologia, um hábito mental forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo. Hoje, todos que são impactados pelas mídias de massa são estimulados a consumir de modo inconsequente." 

(Consumismo infantil. Um problema de todos. Disponível em: http://criancaeconsumo.org.br/consumismo‐infantil/.   Acesso em: dezembro de 2015.)

Pode‐se dizer que o fragmento anterior apresenta, em relação ao texto “Tempos loucos – Parte 2"

6 Q42976 | Física, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Dois móveis A e B passam respectiva e simultaneamente pelas posições 41 m e 126 m de uma trajetória retilínea. Considere que o móvel A apresenta velocidade constante de 2 m/s e o móvel B se desloca em sentido oposto com velocidade constante de 3 m/s. O intervalo de tempo necessário para que esses móveis se encontrem e a posição da trajetória em que ocorre esse encontro são respectivamente:

7 Q42973 | Física, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Um objeto de massa 600 g é arremessado verticalmente para baixo com velocidade inicial de 20 m/s do alto de uma torre atingindo o solo com uma energia cinética de 900J. Desprezando a resistência com o ar e considerando a aceleração da gravidade no local igual a 10 m/s2 , então a altura dessa torre é de:

8 Q42981 | Química, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Todos os dias, em todo tempo, ocorrem reações químicas, não só ao nosso redor, mas também no nosso organismo,de tal maneira que se pode dizer que a manutenção da vida depende de uma série de reações. Sobre reaçõesquímicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e Fpara as falsas.

(     ) Após o balanceamento da equação Na2CO3(s) + FeCr2O4(s) + O2(g)→   Fe2O3(s) + Na2CrO4(s) + CO2(g), a soma dos coeficientes mínimos e inteiros das espécies químicas envolvida é 17.
(     ) Na reação entre nitrato de prata e brometo de potássio dissolvidos em água, o produto que forma cristais insolúveis em água é KNO2.
(     ) A queima do gás amônia produz dióxido de nitrogênio e água.
(     ) Após o balanceamento da equação NH3(g) + O2(g)→  NO(g) + H2O(g), a soma de todos os coeficientes mínimos e inteiros das espécies químicas envolvidas é 19.

A sequência está correta em

9 Q42971 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Um objeto é arremessado horizontalmente contra uma parede a 1,02 quilômetro de distância e percorre quatro metros no primeiro segundo, 11 metros no segundo, 18 metros no terceiro e, assim, sucessivamente. Dessa forma, em quantos segundos o objeto atingirá a parede?

10 Q42972 | Física, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Uma força resultante de 8N é aplicada a um corpo de massa desconhecida proporcionando uma aceleração de 2,50 m/s2 . Se a esse mesmo corpo fosse aplicada uma força resultante de 12N, a aceleração produzida aumentaria para:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.