Questões de Concursos Públicos: Câmara de Caieiras SP

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1 Q26781 | Matemática, Assistente de Contabilidade, Câmara de Caieiras SP, VUNESP, Ensino Médio

Em um clube de ciências, 52% dos membros são mulheres. Esse clube possui 22 pessoas na equipe de xadrez, composta por 15% dos membros masculinos e 20% dos membros femininos.

Nessa equipe, o número de mulheres excede o de homens em

2 Q26784 | Matemática, Assistente de Contabilidade, Câmara de Caieiras SP, VUNESP, Ensino Médio

Um galpão será reformado e para essa tarefa foram alocadas 7 pessoas, com a mesma eficiência de trabalho, que trabalharam por 6 dias. Desejando-se acelerar a reforma, mais 7 pessoas, com a mesma eficiência de trabalho das anteriores, passaram a trabalhar do sétimo dia em diante, e a reforma levou no total 20 dias.

Se desde o primeiro dia da reforma essas 14 pessoas estivessem trabalhando juntas, a reforma teria levado um total de dias igual a

3 Q26783 | Matemática, Assistente de Contabilidade, Câmara de Caieiras SP, VUNESP, Ensino Médio

Um acampamento de escoteiros reuniu 72 representantes de uma cidade, 54 de outra e 84 de uma terceira cidade. Para uma das atividades, os escoteiros foram divididos no maior número de grupos possível, garantindo que em cada grupo todos fossem da mesma cidade e que todos os grupos tivessem o mesmo número de pessoas.

O total de grupos assim formados é igual a

4 Q26765 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Contabilidade, Câmara de Caieiras SP, VUNESP, Ensino Médio

Texto associado.
 O fator sorte

     As pessoas mais inclinadas a buscar significados nos acontecimentos tendem de fato a encontrá-los, ainda que, para isso, tenham de subestimar as leis da probabilidade, no intuito de encontrar um maior número de “coincidências", que atribuem à sorte.
     Há alguns anos, o físico Richard A. J. Matthews estudou as chamadas leis de Murphy, a irônica suma do pessimismo resumida na máxima “se alguma coisa pode dar errado, dará". Matthews investigou, em particular, por que uma fatia de pão com manteiga cai geralmente com o lado da manteiga para baixo. A prevalência da “falta de sorte" foi confirmada por um estudo experimental, patrocinado por um fabricante de manteiga: o aparente azar deve-se simplesmente à relação física entre as dimensões da fatia e a altura em que estava colocada.
     São também explicáveis outros tipos de infortúnio, como o fato de que, quando duas meias soltas são retiradas da gaveta, geralmente elas não são do mesmo par. Além disso, tendemos a dar mais atenção a fatos rotineiros que nos frustram (como perder o ônibus por chegarmos ao ponto com segundos de atraso), em vez de contabilizar o grande número de ocasiões em que não tivemos contratempos. Essa atitude contribui para reforçar nossos preconceitos e nos fazer ignorar as leis da probabilidade.
     O psicólogo Richard Wiseman, professor da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, também conduziu um estudo interessante sobre os mecanismos relacionados à sorte. O projeto, financiado por várias instituições, entre as quais a Associação Britânica para o Avanço da Ciência, gerou um manual chamado “O fator sorte", traduzido em mais de 20 idiomas.
     Ele publicou um anúncio no jornal solicitando que pessoas particularmente sortudas ou azaradas entrassem em contato com ele para que seus comportamentos fossem analisados. Descobriu que cerca de 9% desses indivíduos podiam ser considerados azarados e 12% favorecidos pela sorte. Todos os outros entravam na média.
      Wiseman deu aos participantes um jornal, solicitando que contassem as fotos impressas e prometendo um prêmio aos que o fizessem corretamente. Ora, o número solicitado estava gravado de forma evidente sobre uma das páginas, algo que muitos “azarados" não perceberam, pois estavam concentrados demais na tarefa.
       A análise experimental dos traços de personalidade que distinguiam sortudos e azarados permitiu concluir que esses últimos são mais tensos e concentrados, ao passo que os sortudos tendem a considerar as coisas de forma mais relaxada, mas sem perder de vista o contexto geral. Assim, se considerarmos os dados coletados, ter sorte pode significar, pelo menos em parte, saber fazer boas escolhas e perceber as ocasiões mais vantajosas para si mesmo.

(Gláucia Leal. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/pensar-psi/o-fator-sorte. Adaptado)
Assinale a alternativa que apresenta um sinônimo para o termo em destaque na frase a seguir.

Essa atitude contribui para reforçar nossos preconceitos e nos fazer ignorar as leis da probabilidade. (3o parágrafo)

5 Q26782 | Matemática, Assistente de Contabilidade, Câmara de Caieiras SP, VUNESP, Ensino Médio

Todos os alunos do ensino médio de uma escola praticam esportes e cada aluno pratica ou futebol ou vôlei. A razão entre os números dos que praticam futebol e os que praticam vôlei é 3/7. Após as férias de julho, 17 alunos que praticavam vôlei passaram a praticar futebol e a nova razão entre os números dos que praticam futebol e os que praticam vôlei passou a ser 2/3.

O número de alunos que após as férias praticam futebol é igual a

6 Q26797 | Contabilidade Geral, Assistente de Contabilidade, Câmara de Caieiras SP, VUNESP, Ensino Médio

O objetivo da ___________ é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza _______________ , econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do ___________

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado. .

7 Q26785 | Matemática, Assistente de Contabilidade, Câmara de Caieiras SP, VUNESP, Ensino Médio

Uma família tem 9 irmãos e a média aritmética de suas idades é igual a 33 anos. A média aritmética das idades das irmãs dessa família é 38 anos e a média das idades dos irmãos 29 anos.

A média das idades das irmãs e do irmão mais velho é igual a 39 anos, o que permite concluir que a idade, em anos, do irmão mais velho é igual a

8 Q26767 | Português, Assistente de Contabilidade, Câmara de Caieiras SP, VUNESP, Ensino Médio

O acento indicativo de crase está empregado corretamente na frase:

9 Q26766 | Português, Assistente de Contabilidade, Câmara de Caieiras SP, VUNESP, Ensino Médio

A frase cujas formas verbais estão em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa é:

10 Q26771 | Conhecimentos Específicos, Instrumentos de Planejamento e Demonstrativos Fiscais, Assistente de Contabilidade, Câmara de Caieiras SP, VUNESP, Ensino Médio

Das metas e prioridades da administração pública federal, a elaboração e a aprovação dos Projetos de Lei Orçamentária e a execução da respectiva Lei deverão ser compatíveis com a obtenção da meta de superávit primário para os Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social. Tais metas serão estabelecidas em cumprimento e como determinado em Lei, bem como em concordância com