Segundo Chiavenato (2004) as pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e as fraquezas de uma organização dependendo da maneira como são tratadas. Elas
podem ser a fonte de sucesso como também podem ser
a fonte de problemas. É melhor tratá-las como fonte de
sucesso. Para que os objetivos da Gestão de Pessoas (GP)
sejam plenamente alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia
organizacional. Os objetivos da GP são variados e deve
contribuir para a eficácia organizacional por meio dos
seguintes meios:
I. Construir a melhor equipe e a melhor empresa: não
basta cuidar somente das pessoas. Ao cuidar dos talentos, a GP precisa cuidar também do contexto em que eles
trabalham. Isso envolve a organização do trabalho, a
cultura corporativa e o estilo de gestão. Ao lidar com essas variáveis, a GP conduz não somente à criação de uma
força de trabalho engajada como também a uma nova e
diferente organização.
II. Manter políticas éticas e comportamento socialmente
responsável: toda atividade de GP deve ser aberta, transparente, justa, confiável e ética. As pessoas não devem
ser discriminadas e os seus direitos básicos devem ser
garantidos. Tanto as pessoas quanto as organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social.
Essa não é uma exigência feita somente às organizações,
mas também aos administradores e às pessoas que nelas
trabalham.
III. Proporcionar à organização pessoas realizadas:
construir o mais valioso patrimônio da empresa – as
pessoas – significa preparar e capacitar continuamente
as pessoas. É o primeiro passo. O segundo é dar reconhecimento às pessoas, não apenas ao dinheiro. Para
melhorar e incrementar seu desempenho, as pessoas
devem perceber justiça nas recompensas que recebem.
Isso significa recompensar bons resultados e não recompensar pessoas que não têm bom desempenho. Tornar
os objetivos claros e explicitar como eles são medidos e
quais são as decorrências do seu alcance. As recompensas devem ser proporcionadas às pessoas certas na fase
certa do desempenho de um trabalho e no tempo certo
para a organização.
IV. Aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho: antes, a ênfase era colocada nas necessidades da organização. Hoje, sabe-se que as pessoas
precisam estar satisfeitas e felizes. Para que sejam produtivas, devem sentir que o trabalho é adequado às suas
competências e que estão sendo tratadas com carinho.
Para elas, o trabalho é a maior fonte de identidade pessoal. As pessoas despendem a maior parte de suas vidas no
trabalho e isso requer uma estreita identidade com aquilo que fazem. Pessoas satisfeitas não são necessariamente
as mais produtivas. Mas pessoas insatisfeitas tendem a
se desligar da empresa, a se ausentar frequentemente e
a produzir pior qualidade do que pessoas satisfeitas. Afelicidade na organização e a satisfação no trabalho são
determinantes do sucesso organizacional.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente I, II e III estão corretas.
b) Somente I, II e IV estão corretas.
c) Somente I, III e IV estão corretas.
d) Somente II, III e IV estão corretas.