Questões de Concursos: DPE SP

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1 Q34180 | Matemática, Oficial de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Observe que os termos da sequência de quadrados perfeitos abaixo representados obedecem a determinado padrão.

        4² = 16
     34² = 1156
  334² = 111556
3334²  = 11115556
          . . .
          . . . 

De acordo com tal padrão, pode-se concluir corretamente que ao calcular-se 333333342 obtém-se um número cuja soma dos algarismos é igual a

2 Q34073 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo, DPE SP, FCC

Para que se efetive o direito à educação, não basta apenas investir no acesso à escola. A LDB (Lei n° 9.394/1996) estabelece que o ensino deverá ser ministrado com base no princípio da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Para que isto se efetive, a escola deve se pautar em um ensino que

I. considere seus educandos como sujeitos de seu processo de aprendizagem e não meros receptores de conhecimentos.
II. promova a participação, estimulando “a voz" de todos educandos.
III. reconheça os educandos com capacidade intelectual, promovendo-os a tutores do alunos com déficit cultural.
IV. estimule o respeito à diversidade e rejeite qualquer forma de discriminação.
V. auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem-sucedidas.

Está correto o que se afirma APENAS em

3 Q187187 | Contabilidade Geral, Estoques, Agente de Defensoria Contador, DPE SP, FCC

O registro da venda a vista de um estoque provoca

4 Q34078 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC

Por método entende-se a

5 Q34077 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC

A professora que acredita saber como melhor ensinar, já que domina o método, se limitando a planejar e executar o que planeja, sem buscar explicações para o sucesso de uns e o fracasso de outros, se limitando a aprovar os que revelam ter aprendido o que ela ensinou, e reprovar os que não mostram ter aprendido o ensinado, decididamente nada aprendeu ao ensinar.

Baseando-se nesta concepção de ensino aprendizagem, depreende-se que a prática docente crítica

6 Q34176 | Matemática, Oficial de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Escrever um número na notação científica significa expressá-lo como o produto de dois números reais x e y, tais que: 1 ≤ x < 10 e y é uma potência de 10.

Assim, por exemplo, as respectivas expressões dos números 0,0021 e 376,4, na notação científica, são 2,1 x 10 -3 e 3,764 x 102.

Com base nessas informações, a expressão do número

N =      1,2 0,054          na notação científica é:
        0,64 0,000027

7 Q34094 | Pedagogia, Pedagogo, DPE SP, FCC

Para se elaborar um projeto é necessário

8 Q187539 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, Mapeamento de Processos, Agente de Defensoria Administrador, DPE SP, FCC

O ponto crucial na análise de processos de trabalho é a determinação

9 Q34082 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, DPE SP, FCC

Na questão do analfabetismo no Brasil, para além de um descaso de políticas públicas de educação, há que se considerar a importância do papel da mídia no senso comum, especialmente nos últimos anos, no sentido de associar, aos índices divulgados de analfabetismo, a marginalidade, a criminalidade e a miséria.

Em uma escola que ainda tem como perfil um acesso relativamente restrito e uma permanência por vezes precária, estes fatos

10 Q34081 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, DPE SP, FCC

O educador preocupado em reconhecer e respeitar a cultura e as diferenças do outro precisa

I. refletir sobre o papel social da escola na formação dos indivíduos.
II. pensar seu educando como indivíduo portador de conhecimentos, códigos, valores, tradições, costumes e a cultura de seu contexto.
III. dominar o conteúdo e a forma de ensinar os conhecimentos propostos pelo currículo escolar.
IV. questionar conteúdos apresentados nos livros didáticos que, muitas vezes, reforçam preconceitos ou situações preconceituosas.
V. reconhecer as aptidões de seus diversos educandos para democraticamente escolher os conhecimentos a serem ensinados de acordo com a capacidade de cada um.

Está correto o que se afirma APENAS em
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