Questões de Concursos Públicos: FUNAI Encontre aqui questões FUNAI de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. FUNAI Ordenar por: Mais recentes Mais populares Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q819651 | Legislação Federal, Lei n 9394 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu Art. 3º, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO: a) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. b) liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. c) pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas. d) respeito à liberdade e apreço à tolerância. e) acesso aos níveis mais elevados do ensino e da pesquisa, segundo a capacidade de cada um. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q819487 | Legislação Federal, Lei n 6001 1973 Estatuto do Índio, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio A relação entre a extensão das áreas ocupadas e o número de índios constituintes do grupo étnico a) representa o caráter extensivo e supostamente ineficaz da ocupação indígena. b) é válida como indicador único da necessidade de redução da extensão das terras indígenas. c) é tão válida quanto a densidade demográfica de áreas fortemente urbanizadas. d) é o único parâmetro adequado a considerar quando da demarcação de terras indígenas. e) fornece resultados confiáveis para a demarcação de terras indígenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q817925 | Legislação Federal, Lei n 6001 1973 Estatuto do Índio, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio O Estatuto do Índio (Lei nº 6.001, de 19 de dezembro de 1973), em seu Art. 1º, regula a situação jurídica dos índios e das comunidades indígenas, com o propósito de a) preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional. b) conservarem menos ou maior parte das condições de sua vida nativa. c) reconhecer o direito dos grupos tribais à posse permanente das terras por eles ocupadas. d) prevenir os crimes contra os índios e a cultura indígena. e) permitir a adaptação de condições de trabalho aos usos e costumes indígenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q817738 | Legislação Federal, Lei n 6001 1973 Estatuto do Índio, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio Conforme o descrito na Lei nº 6.001/ 73, a União poderá estabelecer, em qualquer parte do território nacional, áreas destinadas à posse e ocupação pelos índios, onde possam viver e obter meios de subsistência, com direito ao usufruto e utilização das riquezas naturais dos bens nelas existentes, respeitadas as restrições legais. As áreas reservadas na forma do artigo 26, não se confundem com as de posse imemorial das tribos indígenas, podendo organizar-se sob uma das seguintes modalidades: a) Reserva extrativista indígena; parque indígena; colônia agrícola indígena; território federal indígena. b) Reserva indígena; parque indígena; colônia agrícola indígena; território federal indígena. c) Reserva indígena; parque indígena; colônia agrícola indígena; território nacional indígena. d) Reserva indígena; parque indígena; colônia agrícola indígena; território nacional indígena; loteamento indígena. e) Reserva indígena; parque indígena; colônia agrícola indígena; território federal indígena; loteamento indígena. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q817712 | Legislação Federal, Lei n 6001 1973 Estatuto do Índio, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio Em 1973, quando entrou em vigor a Lei n. 6.001, foi criado o Estatuto do Índio. Este Estatuto é considerado pelos antropólogos mais críticos como uma lei cujos destinatários são como que “sujeitos em trânsito”, portadores de direitos temporários, compatíveis com a sua condição e que durariam apenas e enquanto perdurasse essa mesma condição. Isto devido ao fato de que o Estatuto, segundo seus críticos, é baseado numa concepção de que é preciso: a) fazer com que os índios assumam progressivamente seu lugar de mão-de-obra para as áreas rurais. b) fazer com que os índios deixem de ser índios assimilando-os de forma harmoniosa e progressiva à sociedade brasileira. c) distinguir os índios com capacidade de inserir-se na sociedade nacional daqueles com incapacidade inata para tal. d) compreender as distinções genéticas dos povos indígenas com relação aos demais povos que os inclinam naturalmente para o nomadismo. e) fazer com que os índios afirmem uma identidade genérica de índios brasileiros rompendo com a fragmentação das etnias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q816661 | Legislação Federal, Lei 9985 2000, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é um dos principais instrumentos de conservação da biodiversidade e apresenta vários tipos de Unidades de Conservação, segundo diferentes categorias de manejo. Em relação à gestão das unidades de conservação, alguns problemas se destacam, são eles: a) Presença de população dentro dos limites das unidades, sobreposição de áreas indígenas e unidades de conservação de uso indireto, o enquadramento das terras indígenas como unidades de conservação. b) Presença de população dentro dos limites das unidades, sobreposição de áreas indígenas e unidades de conservação de uso indireto, situação fundiária irregular, quantidade de pessoal disponível para manejar as unidades de conservação. c) Presença de população dentro dos limites das unidades, sobreposição de áreas indígenas e unidades de conservação de uso direto, situação fundiária irregular, quantidade de pessoal disponível para manejar as unidades de conservação. d) Presença de população dentro dos limites das unidades, sobreposição de áreas indígenas e unidades de conservação de uso direto, situação fundiária irregular, quantidade de pessoal disponível para manejar as unidades de conservação. e) Presença de população dentro dos limites das unidades, sobreposição de áreas indígenas e unidades de conservação de uso direto e indireto, o enquadramento das terras indígenas como unidades de conservação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q816331 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio O Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) propõe basicamente a transformação de dois grandes eixos na educação/atendimento de crianças e adolescentes: medidas protetivas e medidas socioeducativas. I. As medidas protetivas visam dar correção de trajetória de vida, priorizando aquisição de direitos básicos que foram violados. II. As medidas socioeducativas proporcionam ao adolescente possibilidade de reorganizar sua vida, após ato infracional, numa dinâmica educativa. III. As medidas protetivas são realizadas em grande parte pelos conselhos tutelares. IV. As medidas socioeducativas comportam, se necessário, privação de liberdade ou outras formas de cerceamento. V. As medidas protetivas só envolvem os sujeitos que cometeram atos infratores. Estão corretas as idéias apresentadas nas afirmativas: a) I e II, apenas b) I, II e III, apenas c) II, III e IV, apenas d) I, II, III e IV, apenas e) I, II, III, IV e V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q815663 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio De acordo com a Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, incorre em pena de detenção de seis a um ano e multa. Se o crime é praticado: I - contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção, ainda que somente no local da infração; II - em período proibido à caça; III - durante a noite; IV - com abuso de licença; V - em unidade de conservação e VI - com emprego de métodos ou instrumentos capazes de provocar destruição em massa; a pena será a) a mesma (de seis a um ano). b) aumentada até o triplo. c) de três meses a um ano. d) aumentada de metade. e) de um a três anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q814804 | Legislação Federal, Lei n 6001 1973 Estatuto do Índio, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio A lei N° 6.001, de 19 de dezembro de 1973, dispõe sobre o Estatuto do Índio. Para os efeitos da lei, os índios são considerados: a) Isolados - Quando vivem em grupos desconhecidos ou de que se possuem poucos e vagos informes através de contatos eventuais com elementos da comunhão nacional. b) Em vias de integração - Quando, em contato intermitente ou permanente com grupos estranhos, conservam menor ou maior parte das condições de sua vida nativa, mas não aceitam algumas práticas e modos de existência comuns aos demais setores da comunhão nacional, da qual vão necessitando cada vez mais para o próprio sustento. c) Integrados - Quando não incorporados à comunhão nacional e reconhecidos no plexo exercício dos direitos civis, ainda que conservem usos, costumes e tradições característicos da sua cultura. d) Isolados - Quando vivem em grupos desconhecidos ou de que se nenhum informes através de contatos eventuais com elementos da comunhão nacional; e) Em vias de integração - Quando, em contato intermitente ou permanente com grupos estranhos, conservam maior parte das condições de sua vida nativa, mas não aceitam algumas práticas e modos de existência comuns aos demais setores da comunhão nacional, da qual vão necessitando cada vez mais para o próprio sustento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q814677 | Legislação Federal, Lei n 4771 1965 Código Florestal, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio De acordo com o Art. 3º da LEI Nº 4.771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965, é incorreto considerar como área de preservação permanente, quando assim declaradas por ato do Poder Público, as florestas e demais formas de vegetação natural destinadas a a) atenuar a erosão das terras. b) fixar as dunas. c) formar faixas de proteção ao longo de rodovias e ferrovias. d) auxiliar a defesa do território nacional a critério das autoridades militares. e) propiciar o desenvolvimento econômico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro Próximo →🖨️ Imprimir questões
1 Q819651 | Legislação Federal, Lei n 9394 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu Art. 3º, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO: a) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. b) liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. c) pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas. d) respeito à liberdade e apreço à tolerância. e) acesso aos níveis mais elevados do ensino e da pesquisa, segundo a capacidade de cada um. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q819487 | Legislação Federal, Lei n 6001 1973 Estatuto do Índio, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio A relação entre a extensão das áreas ocupadas e o número de índios constituintes do grupo étnico a) representa o caráter extensivo e supostamente ineficaz da ocupação indígena. b) é válida como indicador único da necessidade de redução da extensão das terras indígenas. c) é tão válida quanto a densidade demográfica de áreas fortemente urbanizadas. d) é o único parâmetro adequado a considerar quando da demarcação de terras indígenas. e) fornece resultados confiáveis para a demarcação de terras indígenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q817925 | Legislação Federal, Lei n 6001 1973 Estatuto do Índio, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio O Estatuto do Índio (Lei nº 6.001, de 19 de dezembro de 1973), em seu Art. 1º, regula a situação jurídica dos índios e das comunidades indígenas, com o propósito de a) preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional. b) conservarem menos ou maior parte das condições de sua vida nativa. c) reconhecer o direito dos grupos tribais à posse permanente das terras por eles ocupadas. d) prevenir os crimes contra os índios e a cultura indígena. e) permitir a adaptação de condições de trabalho aos usos e costumes indígenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q817738 | Legislação Federal, Lei n 6001 1973 Estatuto do Índio, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio Conforme o descrito na Lei nº 6.001/ 73, a União poderá estabelecer, em qualquer parte do território nacional, áreas destinadas à posse e ocupação pelos índios, onde possam viver e obter meios de subsistência, com direito ao usufruto e utilização das riquezas naturais dos bens nelas existentes, respeitadas as restrições legais. As áreas reservadas na forma do artigo 26, não se confundem com as de posse imemorial das tribos indígenas, podendo organizar-se sob uma das seguintes modalidades: a) Reserva extrativista indígena; parque indígena; colônia agrícola indígena; território federal indígena. b) Reserva indígena; parque indígena; colônia agrícola indígena; território federal indígena. c) Reserva indígena; parque indígena; colônia agrícola indígena; território nacional indígena. d) Reserva indígena; parque indígena; colônia agrícola indígena; território nacional indígena; loteamento indígena. e) Reserva indígena; parque indígena; colônia agrícola indígena; território federal indígena; loteamento indígena. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q817712 | Legislação Federal, Lei n 6001 1973 Estatuto do Índio, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio Em 1973, quando entrou em vigor a Lei n. 6.001, foi criado o Estatuto do Índio. Este Estatuto é considerado pelos antropólogos mais críticos como uma lei cujos destinatários são como que “sujeitos em trânsito”, portadores de direitos temporários, compatíveis com a sua condição e que durariam apenas e enquanto perdurasse essa mesma condição. Isto devido ao fato de que o Estatuto, segundo seus críticos, é baseado numa concepção de que é preciso: a) fazer com que os índios assumam progressivamente seu lugar de mão-de-obra para as áreas rurais. b) fazer com que os índios deixem de ser índios assimilando-os de forma harmoniosa e progressiva à sociedade brasileira. c) distinguir os índios com capacidade de inserir-se na sociedade nacional daqueles com incapacidade inata para tal. d) compreender as distinções genéticas dos povos indígenas com relação aos demais povos que os inclinam naturalmente para o nomadismo. e) fazer com que os índios afirmem uma identidade genérica de índios brasileiros rompendo com a fragmentação das etnias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q816661 | Legislação Federal, Lei 9985 2000, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é um dos principais instrumentos de conservação da biodiversidade e apresenta vários tipos de Unidades de Conservação, segundo diferentes categorias de manejo. Em relação à gestão das unidades de conservação, alguns problemas se destacam, são eles: a) Presença de população dentro dos limites das unidades, sobreposição de áreas indígenas e unidades de conservação de uso indireto, o enquadramento das terras indígenas como unidades de conservação. b) Presença de população dentro dos limites das unidades, sobreposição de áreas indígenas e unidades de conservação de uso indireto, situação fundiária irregular, quantidade de pessoal disponível para manejar as unidades de conservação. c) Presença de população dentro dos limites das unidades, sobreposição de áreas indígenas e unidades de conservação de uso direto, situação fundiária irregular, quantidade de pessoal disponível para manejar as unidades de conservação. d) Presença de população dentro dos limites das unidades, sobreposição de áreas indígenas e unidades de conservação de uso direto, situação fundiária irregular, quantidade de pessoal disponível para manejar as unidades de conservação. e) Presença de população dentro dos limites das unidades, sobreposição de áreas indígenas e unidades de conservação de uso direto e indireto, o enquadramento das terras indígenas como unidades de conservação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q816331 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio O Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) propõe basicamente a transformação de dois grandes eixos na educação/atendimento de crianças e adolescentes: medidas protetivas e medidas socioeducativas. I. As medidas protetivas visam dar correção de trajetória de vida, priorizando aquisição de direitos básicos que foram violados. II. As medidas socioeducativas proporcionam ao adolescente possibilidade de reorganizar sua vida, após ato infracional, numa dinâmica educativa. III. As medidas protetivas são realizadas em grande parte pelos conselhos tutelares. IV. As medidas socioeducativas comportam, se necessário, privação de liberdade ou outras formas de cerceamento. V. As medidas protetivas só envolvem os sujeitos que cometeram atos infratores. Estão corretas as idéias apresentadas nas afirmativas: a) I e II, apenas b) I, II e III, apenas c) II, III e IV, apenas d) I, II, III e IV, apenas e) I, II, III, IV e V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q815663 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio De acordo com a Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, incorre em pena de detenção de seis a um ano e multa. Se o crime é praticado: I - contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção, ainda que somente no local da infração; II - em período proibido à caça; III - durante a noite; IV - com abuso de licença; V - em unidade de conservação e VI - com emprego de métodos ou instrumentos capazes de provocar destruição em massa; a pena será a) a mesma (de seis a um ano). b) aumentada até o triplo. c) de três meses a um ano. d) aumentada de metade. e) de um a três anos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q814804 | Legislação Federal, Lei n 6001 1973 Estatuto do Índio, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio A lei N° 6.001, de 19 de dezembro de 1973, dispõe sobre o Estatuto do Índio. Para os efeitos da lei, os índios são considerados: a) Isolados - Quando vivem em grupos desconhecidos ou de que se possuem poucos e vagos informes através de contatos eventuais com elementos da comunhão nacional. b) Em vias de integração - Quando, em contato intermitente ou permanente com grupos estranhos, conservam menor ou maior parte das condições de sua vida nativa, mas não aceitam algumas práticas e modos de existência comuns aos demais setores da comunhão nacional, da qual vão necessitando cada vez mais para o próprio sustento. c) Integrados - Quando não incorporados à comunhão nacional e reconhecidos no plexo exercício dos direitos civis, ainda que conservem usos, costumes e tradições característicos da sua cultura. d) Isolados - Quando vivem em grupos desconhecidos ou de que se nenhum informes através de contatos eventuais com elementos da comunhão nacional; e) Em vias de integração - Quando, em contato intermitente ou permanente com grupos estranhos, conservam maior parte das condições de sua vida nativa, mas não aceitam algumas práticas e modos de existência comuns aos demais setores da comunhão nacional, da qual vão necessitando cada vez mais para o próprio sustento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q814677 | Legislação Federal, Lei n 4771 1965 Código Florestal, Profissional de Nível Superior IV, FUNAI, FUNRIO, Ensino Médio De acordo com o Art. 3º da LEI Nº 4.771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965, é incorreto considerar como área de preservação permanente, quando assim declaradas por ato do Poder Público, as florestas e demais formas de vegetação natural destinadas a a) atenuar a erosão das terras. b) fixar as dunas. c) formar faixas de proteção ao longo de rodovias e ferrovias. d) auxiliar a defesa do território nacional a critério das autoridades militares. e) propiciar o desenvolvimento econômico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro