Questões de Concursos: Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA

Prepare-se para a prova com questões de Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q617011 | Informática, Sistemas distribuídos, Analista de Sistemas, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Na evolução dos sistemas computacionais, passou-se de grandes sistemas centralizados e monolíticos a sistemas computacionais complexos formados por unidades processadoras com capacidades diferenciadas e interligados em rede. Acerca da evolução dos sistemas computacionais, julgue os itens a seguir. Com o advento da computação distribuída e da interligação em rede, foi possível aumentar a disponibilidade geográfica dos serviços informatizados. Atualmente, discutem-se, inclusive, sistemas denominados onipresentes, disponíveis em qualquer ponto do globo.

2 Q475648 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os fármacos antineoplásicos são substâncias utilizadas no tratamento das mais diversas neoplasias. Com relação aos mecanismos de ação e à manipulação desses fármacos, julgue os itens subseqüentes. Para que sejam evitados riscos ao manipulador, as diluições de fármacos antineoplásicos devem ser realizadas unicamente em capelas de fluxo laminar horizontal.

3 Q321024 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Quantas vezes, diante de um modo displicente de vestirse, um cabelo desalinhado, nós, professores, nos indispomos com determinado aluno.

Diante do depoimento acima, de uma professora de escola pública, julgue os itens subseqüentes.

A professora citada pertence a uma cultura diferente da dos seus alunos. É seu papel conseguir que os alunos internalizem a cultura dela, para tornar mais suave a inserção desses alunos na sociedade.

4 Q326660 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

“O que foi importante aprender foi o respeito, a educação, a convivência com as pessoas (...). Quem me ensinou foram os meus pais (...). Quando eu tinha oito anos, meu pai falou para mim que eu tinha que respeitar os mais velhos e os amigos. Respeitar para ser respeitado. A educação em primeiro lugar.”

Considerando o trecho acima, que constitui parte de uma fala de um adolescente de 15 anos, e o que diz respeito à família, à educação e à integração social , julgue os itens a seguir.

A escola, como instituição social, tem como primeiro objetivo, intervir efetivamente na promoção do desenvolvimento pessoal e na socialização de seus discentes. Após a concretização desse objetivo, deve voltar-se para os conteúdos necessários à formação intelectual.

5 Q325121 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

“O que foi importante aprender foi o respeito, a educação, a convivência com as pessoas (...). Quem me ensinou foram os meus pais (...). Quando eu tinha oito anos, meu pai falou para mim que eu tinha que respeitar os mais velhos e os amigos. Respeitar para ser respeitado. A educação em primeiro lugar.”

Considerando o trecho acima, que constitui parte de uma fala de um adolescente de 15 anos, e o que diz respeito à família, à educação e à integração social , julgue os itens a seguir.

A família é um agente fundamental na educação de seus membros. Portanto, cabe à escola integrá-la na discussão do projeto político-pedagógico para que tanto ela quanto a escola possam trabalhar em uma mesma direção na construção de sujeitos críticos e reflexivos.

6 Q476931 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os fármacos antineoplásicos são substâncias utilizadas no tratamento das mais diversas neoplasias. Com relação aos mecanismos de ação e à manipulação desses fármacos, julgue os itens subseqüentes. Os quimioterápicos podem causar náusea e vômito por ação estimulatória no centro do vômito.

7 Q454153 | Direito do Trabalho, Alteração no Contrato de Trabalho, Advogado, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Considerando as regras legais que informam a alteração das condições de trabalho, julgue os itens a seguir. Na condição de gerente geral das filiais da empresa Paradiso S.A., situadas na cidade de Brasília – DF, Gilson recebeu comunicado de transferência para atuar na cidade de Belém – PA, onde seriam implantadas novas salas de projeção de filmes. Caso não concorde com a transferência, Gilson poderá resistir de forma legítima, sem que se configure qualquer infração contratual.

9 Q548759 | Informática, Redes Sociais, Analista de Sistemas, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os computadores são uma importante ferramenta no dia-a-dia das instituições. Além de executarem software de sistemas desenvolvidos de maneira personalizada para as organizações, os computadores são usados para a realização de uma série de tarefas de automação de escritório, acesso à informação e à comunicação. Acerca dos principais aplicativos e utilitários comumente instalados nos computadores, julgue os itens que se seguem. Existem diversos softwares para chat usando protocolos de comunicação bastante difundidos, tais como o mIRC, o MS Messenger e o Yahoo Messenger. Esses sistemas têm como característica comum o fato de não necessitarem de nenhum servidor ou sistema centralizado, para que suas funcionalidades completas estejam disponíveis.

10 Q538349 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Engenheiro, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a drenagem urbana. A estação de bombeamento é um conjunto de obras e equipamentos que se destina a retirar a água de um canal de drenagem para outro canal localizado em nível mais elevado ou para o receptor final da drenagem.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.