Questões de Concursos IF Goiano

Resolva questões de IF Goiano comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1014874 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IF Goiano, IV UFG, 2019

Albir (2005) afirma que “embora o falante bilíngue possua competência comunicativa nas línguas que domina, nem todo bilíngue possui competência tradutória”. De acordo com essa afirmação, o TILSP (Tradutor e Intérprete de Libras-Português) deve ser bilíngue e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1014875 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IF Goiano, IV UFG, 2019

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) prevê a presença do tradutor/intérprete de libras no contexto educacional para atuar com alunos surdos. Diante das necessidades que o aluno surdo apresenta, o intérprete deve atuar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1014876 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IF Goiano, IV UFG, 2019

O reconhecimento do sistema de comunicação de uma comunidade de fala é um passo importante para a legalidade do uso e a difusão dessa língua. No caso da libras, a lei que a reconhece é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1014877 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IF Goiano, IV UFG, 2019

O Decreto nº 5.626/2005, no capítulo V, determina sobre a formação de nível superior exigida ao profissional tradutor e intérprete de LIBRAS–língua portuguesa. O art.19 deste mesmo capítulo especifica nos parágrafos I e II que, no caso de não haver pessoas com a titulação exigida, seja possível admitir profissionais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1014878 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IF Goiano, IV UFG, 2019

A Lei nº 12.319/2010, no art. 2º, estabelece que o profissional tradutor e intérprete terá competência para realizar interpretação em duas línguas e em pelo menos duas modalidades que são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1014879 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IF Goiano, IV UFG, 2019

Os estudos da interpretação se preocupam em construir suas teorias por meio da análise da prática interpretativa. Pöchhacker (2004) apresenta modelos de interpretação simultânea descritas por ele, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1014880 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IF Goiano, IV UFG, 2019

O ato interpretativo compreende, de acordo com Gile (1995), três esforços no âmbito da interpretação simultânea, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1014881 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IF Goiano, IV UFG, 2019

O primeiro Código de Ética para Intérpretes de Libras teve como base o Registro de Intérpretes para pessoas Surdas de 1965 – USA. A FEBRAPILS, federação que representa as associações dos profissionais intérpretes de libras em âmbito nacional, reformulou este código em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1014882 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IF Goiano, IV UFG, 2019

O intérprete educacional (IE) constitui a maioria dos profissionais que atuam nas escolas inclusivas brasileiras. O código de ética não prevê premissas específicas de orientação prática e formativa para atuação nesse contexto. Assim, os desafios enfrentados por esses profissionais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1014883 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IF Goiano, IV UFG, 2019

O trabalho em equipes de tradutores e intérpretes de libras é uma estratégia de trabalho utilizada em grande parte pelos intérpretes de conferência e em algumas instituições de ensino superior. A configuração do trabalho em equipe exige no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q939623 | Inglês, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

According to Conceição Evaristo (2009), in an article entitled “Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade”, Afro-Brazilian literature portrays the bodies of black people in a positive humanized manner, even when they are forced to live under dehumanizing circumstances. Similarly, the images 1 and 2 show black Brazilian men working under inadequate conditions, and yet they are standing up with
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q939624 | Inglês, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

Brazilian scholar Sueli Carneiro (2011), arguing about the importance of black feminism in Brazil and Latin America, states that black women never recognized themselves in the myth of the female fragility, because they were never treated as fragile. This is shown in Text 1 through Maria’s life, since she is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q939625 | Geografia, Urbanização brasileira, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

“[...] ...Estou residindo na favela. Mas se Deus me ajudar hei de mudar daqui. Espero que os políticos estingue [sic] as favelas.”
(JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2004. p.160)
A partir dos estudos sobre os reflexos do crescimento urbano desordenado, constata-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q939626 | Atualidades, Questões Sociais, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

“Embora os cientistas sociais se refiram ao gênero como um ‘fator’ ou ‘dimensão’ da análise, ele também é aplicado a pessoas reais como uma ‘marca’ de diferença biológica, linguística e/ou cultural. Nestes últimos casos, o gênero pode ser compreendido como um significado assumido por um corpo (já) diferenciado sexualmente; contudo, mesmo assim esse significado só existe em relação a outr o significado oposto. Algumas teóricas feministas afirmam ser o gênero ‘uma relação’, aliás um conjunto de relações, e não um atributo individual.”
BUTLER, Judit. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. Disponível em: https://cadernoselivros.files.wordpress.com/2017/04/butler-problemasdegenero-ocr.pdf. Acesso em: 23 abr. 2019.

Sobre o trecho acima e os movimentos de gênero na atualidade, identifica-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q939627 | Matemática, Áreas e Perímetros, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

O Brasil desmatou 11% de sua área de florestas entre 1985 e 2017 – ao todo, a área equivale a 2,6 estados de São Paulo. Desse total, 61,5% foram perdas de floresta na Amazônia. Os dados foram coletados com ajuda de imagens de satélite e mostram também uma redução de 18% no Cerrado, de 11% no Pantanal e de 9,5% na Caatinga. O Pampa e a Mata Atlântica foram os únicos dos seis biomas brasileiros que viram sua área de florestas aumentarem neste período de 32 anos.
Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/04/28/amazonia-perdeu-18percent-da-area-de-floresta-em-tres-decadas-mostra-analise-deimagens-de-satelite.ghtml. Acesso em: 23 abr. 2019.
Sabendo-se que o estado de São Paulo possui área total aproximada de 250.000 km2 , pode-se concluir que, no período de 1985 a 2017, houve desmatamento em uma área de, aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q939628 | Biologia, Drogas, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

A venezuelana Jacqueline Saburido tinha apenas 20 anos quando uma batida de trânsito mudou sua história. O carro em que voltava para casa foi atingido de frente por um motorista bêbado e pegou fogo. O acidente foi registrado nos Estados Unidos. Sentada no banco do passageiro, ela nunca mais reconheceria o próprio rosto. Ela sofreu queimaduras de terceiro grau em mais de 60% do corpo. Jacqui, como era conhecida, morreu na semana passada aos 40 anos, em decorrência de um câncer. Sua voz e suas marcas viraram símbolos da luta contra a mistura de álcool e direção em vários países.
Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/quem-era-jacqui-saburido-simbolo-da-luta-contra-alcool-e-direcao-apos-perder-o-rosto-emacidente,6d0a7dd89f68c3ff286ccedebcbf7d7fu24aynxw.html. Acesso em: 25 abr. 2019.
Com relação aos efeitos do álcool no organismo, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q939629 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

Publicações do IBGE, como o Atlas do Saneamento de 2011, apontaram que regiões mais vulneráveis do país, como a região Norte, possuíam apenas 3,5% de seus municípios com esgotamento sanitário. A respeito da distribuição de água, a região Norte do país foi a que registrou mais altos índices de água não tratada (cerca de 25%). O mesmo índice apontou que 33 cidades brasileiras não tinham abastecimento de água e 2000 não dispunham de rede coletora de esgoto.
Disponível em: wiki.redejuntos.org.br/busca/o-impacto-traco-do-saneamento-basico-na-desigualdade-social-o-que-diz-o-atlas-do-saneamento. Acesso em: 25 abr. 2019.
A respeito dessa informação de desigualdade social, pode-se deduzir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q939630 | Física, Estática e Hidrostática, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

Um casal de trabalhadores decidiu organizar os afazeres do lar. Em comum acordo, o marido, dentre outras atribuições, ficaria responsável por lavar as roupas. Muito preocupado com as questões ambientais, resolveu medir a altura e o raio da centrífuga da máquina de lavar, obtendo 40 cm e 20 cm. Atentou-se, também, aos gastos com o consumo de energia durante a utilização da máquina e à seleção de produtos para a limpeza com baixo impacto ambiental.
A alternativa que contribuiria para a redução do impacto ambiental seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q939631 | Química, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

A ONG Litro de Luz construiu 220 lampiões e dez postes utilizando garrafas plásticas, painéis solares, baterias, lâmpadas LED e canos PVC, e os instalaram na área quilombola da comunidade Kalunga de São Domingos, em Goiás, e em sete povoados na região.
Disponível em: www.emaisgoias.com.br/ong-leva-postes-de-energia-solar-areas-quilombolas-em-goias. Acesso em: 25 abr. 2019.
O projeto implantado na comunidade Kalunga de São Domingos tem, entre outros objetivos, a ampliação do acesso a fontes de energia elétrica aliados à sustentabilidade. Considerando o exposto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q686410 | Física, Eletrodinâmica, Vestibular Primeiro Semestre, IF Goiano, INEP, 2018

A reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo, o que reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e proporciona emprego a milhares de pessoas. Recolhendo latinhas de alumínio em um dia comemorativo de sua cidade, um coletor de recicláveis obteve o equivalente a R$ 80,00 na venda das latas coletadas nesse dia. Ao quilograma deste metal são pagos R$ 4,00. Seu calor latente de fusão é de 3,97.105 J/kg e, em média, cada 75 latinhas fornecem 1 kg de alumínio. A quantidade de latas coletadas e a energia, em joules, necessária para fundi-las são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.