Questões de Concursos: IF Sul MG

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1 Q896798 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Acerca do exposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Estabelece diretrizes somente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
( ) Propõe que as competências gerais devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica.
( ) Permite que cada estado brasileiro adapte o currículo de acordo com suas particularidades, semseguir diretrizes gerais.
( ) Prioriza a formação integral dos alunos, abordando não apenas conteúdos acadêmicos, mas também aspectos socioemocionais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

2 Q896860 | Nutrição, Fatores que modificam os alimentos físico, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os conceitos envolvidos no processo de clarificação da água às suas respectivas descrições.

Coluna 1
1. Coagulação química.
2. Flotação.
3. Filtração.
4. Sedimentação.

Coluna 2

( ) Fenômeno físico pelo qual as partículas em suspensão apresentam movimento descendente em meio líquido de menor massa específica, devido à ação da gravidade.
( ) Caracteriza-se pela ascensão das partículas suspensas, pela aderência a elas de microbolhas de ar, tornando-as de menor massa específica do que o meio onde se encontram.
( ) É a primeira etapa do tratamento de água e depende fundamentalmente das características da água bruta.
( ) Remoção de partículas suspensas e coloidais e de microrganismos presentes na água que escoa através de um meio poroso.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

4 Q896801 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermagem, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Marta, 38 anos, é mãe de duas filhas, uma de 2 anos e outra de 5 anos. Ao realizar a matrícula na escola, foi comunicada que ambas as filhas estavam com vacinas em atraso. Visto que muitas crianças no município estariam com o calendário de vacinação atrasado, a escola informou que seria realizada uma ação em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) para estimular a adesão vacinal. Com isso, Marta ficou apreensiva, pois em seu bairro estava repercutindo o boato de que essas últimas vacinas seriam muito fortes, então ficou em dúvida sobre vacinar as filhas. Considerando a situação apresentada, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Possivelmente, se o referido município estiver com baixa cobertura vacinal, a promoção de um nível melhor de saúde estará prejudicada, e a mortalidade infantil aumentará.
II. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) traz, em seu art. 14, que a vacinação poderá ser singularizada, tendo em vista as doenças já erradicadas e a necessidade individual de cada criança, a ser avaliada pelos pais em conjunto com a equipe de saúde.
III. Muitas mães não têm conhecimento suficiente para que possam aderir totalmente ao calendário vacinal infantil. Em alguns estudos, esse fato está associado à baixa escolaridade da mãe, mas outros descrevem que o grau de escolaridade mais baixo não se torna motivo para a não adesão à vacinação.
IV. A má adesão à vacinação também está associada a mães que não gostam de ver os filhos levarem agulhadas, a esquecimento e a mães que não podem levar os filhos para o procedimento porque trabalham.
V. A má adesão está associada à desinformação, informações erradas, insuficientes ou pseudocientíficas, reações adversas, falta de informação através de profissionais da saúde, ideologias religiosas, mitos, entre outros.

5 Q896805 | Enfermagem, Enfermagem, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Sobre o cuidado culturalmente pertinente, analise as assertivas abaixo:

I. Um olhar estereotipado sobre pessoas que pertencem ao mesmo grupo cultural ou étnico é um dos critérios que contribui para o atendimento individualizado.
II. Apesar de uma crescente aceitação de gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros (LGBT), entre outros, na sociedade como um todo, há uma consideração mínima dos desafios e necessidades desses indivíduos quando chegam ao final da vida.
III. A eficiência no atendimento pode ser bastante influenciada pela primeira impressão do enfermeiro. Esses profissionais têm que refletir sobre sentimentos ou atitudes pessoais capazes de afetar a relação enfermeiro-paciente ou transmitir uma atitude preconceituosa.
IV. Segregar pessoas de idade avançada das mais jovens colabora para que elas percebam as semelhanças entre as faixas etárias, possibilitando uma melhor compreensão a respeito dos idosos e aumentando as oportunidades de conhecerem, de forma realista, o processo de envelhecimento.

Quais estão corretas?

6 Q896859 | Nutrição, Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Sobre o Falling Number, assinale a alternativa INCORRETA.

7 Q896872 | Nutrição, Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Algumas frutas e vegetais, quando amassados, cortados ou triturados, rapidamente se tornam escuros. Essa descoloração é oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida como:

8 Q896799 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular, ao expor considerações acerca da área das Linguagens e suas tecnologias no Ensino Médio, prioriza cinco campos de atuação social. São campos de atuação social os abaixo citados, EXCETO:

9 Q896852 | Nutrição, Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

No processo de refino de óleos vegetais comestíveis, vários componentes menores são removidos com o intuito de melhorar a aparência, odor, sabor e estabilidade do produto. Essas substâncias incluem ácidos graxos livres, fosfolipídios, carboidratos, proteínas e produtos de sua degradação, água, pigmentos (carotenoides e clorofila) e produtos oriundos da oxidação de lipídios. As etapas de refino são: degomagem, neutralização, branqueamento, desodorização e, às vezes, hidrogenação. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as etapas de refino abaixo aos respectivos produtos formados a partir de tais processos.

Coluna 1
1. Degomagem ácida com H3PO4 – Remoção de: fosfolipídios, proteínas, amido, traços de metais.
2. Neutralização com NaOH – Remoção de: ácido fosfórico, fosfolipídios, compostos fenólicos, traços de metais.
3. Branqueamento com argila ativada – Remoção de: pigmentos (clorofila, caroteno, etc.), fosfolipídios, peróxidos, traços de metais, sabão, ácido fosfórico.

Coluna 2
( ) Ácidos graxos trans, cetonas e aldeídos, ácidos graxos livres, dímeros e polímeros, e traços do adsorvente.
( ) Ésteres de ácido fosfórico, ácidos graxos livres e ácido fosfórico.
( ) Sabão, diglicerídios e água.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

10 Q896861 | Nutrição, Química dos Alimentos escurecimento enzimático e não enzimático, Engenharia de Alimentos, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Sobre o tratamento por filtração em membranas, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. É utilizado um material semipermeável com microabertura de filtração, que permite a remoção de material particulado, macromoléculas, moléculas dissolvidas e íons dissolvidos.
II. Os processos sob pressão de fase líquida, microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração, osmose reversa e eletrodiálise podem ser usados para separar espécies micrométricas e submicrométricas.
III. A escolha da membrana independe das características da água a ser tratada e da qualidade desejada do efluente final.
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