Questões de Concursos Públicos: IFNMG MG

Resolva online questões de IFNMG MG para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q326317 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG, Ensino Médio

Estudos e experiências realizadas em escolas com êxito no projeto de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular apontam princípios e fundamentos que consolidam o sucesso da inclusão.

Sobre esses princípios e fundamentos, analise as seguintes afirmativas.

I. O princípio da identidade é a construção da pessoa humana em todos seus aspectos: afetivo, intelectual, moral e ético.

II. A sensibilidade estética diz respeito à valorização da diversidade para conviver com as diferenças, com o imprevisível, com os conflitos pessoais e sociais, estimulando a criatividade para a resolução dos problemas e a pluralidade cultural.

III. A ideia de que todo sujeito pode aprender, tornar-se membro efetivo e ativo da classe regular, ainda que não faça parte da vida comunitária.

IV. A construção de laços de solidariedade, atitudes cooperativas e trabalhos coletivos proporcionam maior aprendizagem para todos.

V. A inclusão independe da transformação da prática pedagógica, sendo o foco as relações interpessoais positivas, interação e sintonia professor-aluno.

Estão CORRETAS as afirmativas

2 Q321083 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG, Ensino Médio

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos. Para reconhecer a validade das sequências didáticas, é necessário verificar se as atividades propostas se ajustam às orientações pedagógicas relacionadas a essa estratégia didática.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

3 Q320214 | Pedagogia, Técnico Administrativo, IFNMG MG, Ensino Médio

“Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto” (VASCONCELLOS, 2006, p.79).

Analise as afirmativas sobre o planejamento no processo ensino-aprendizagem.

I. A prática do planejamento também dependerá do entendimento de currículo que se tem, considerando as implicações na organização do trabalho pedagógico.

II. Numa escola em que se vivencia um processo de planejamento, existirão planos globais referentes a toda a instituição e planos de cada um dos setores – direção e coordenação pedagógica, por exemplo.

III. A participação é considerada um elemento estratégico, sendo uma forma de diminuir as resistências dos próprios agentes internos da instituição.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

4 Q386679 | Biologia, Genética, Técnico em Laboratório, IFNMG MG, Ensino Médio

Hoje em dia, o trabalho com material genético tornou-se rotineiro. Para uma correta extração de ácidos nucleicos, é importante a escolha adequada de protocolos e reagentes para aquele material que se quer extrair e para que fim se destina.

Em um protocolo de extração de DNA ou RNA, não se deve usar como reagente:

5 Q320082 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG, Ensino Médio

O termo didática deriva do grego didaktiké, que tem o significado de arte do ensinar. Na perspectiva contemporânea, são fundamentos da didática, EXCETO:

6 Q324050 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG, Ensino Médio

A avaliação, para estar a serviço da qualidade educacional, deve, entre outros, cumprir o seu papel de promoção do ensino, o qual irá guiar os passos do educador. Ela precisa ter o caráter de contribuição para a formação do aluno e, não apenas, classificar e medir aprendizagens. Nesse sentido é que a avaliação formativa tem sido assumida no contexto educacional atual.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

7 Q323375 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG, Ensino Médio

Segundo Coll (2000), os conteúdos de ensino não estão condicionados unicamente às disciplinas, mas abrangem outras capacidades, agrupadas, por ele, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Sobre esses conteúdos, analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os conteúdos conceituais são mais abstratos e demandam compreensão, reflexão, análise e comparação.

( ) As condições necessárias para a aprendizagem dos conteúdos conceituais demandam atividades que desencadeiem um processo de construção pessoal, que privilegie atividades experimentais capazes de acionar processos mentais.

( ) Para a aprendizagem dos conteúdos conceituais, as aulas expositivas, que lançam mão da memorização, constituem ricas estratégias de ensino.

( ) Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para realização de um objetivo, e que correspondem ao que se aprende a fazer, fazendo.

( ) Os conteúdos atitudinais estão impregnados de relações afetivas que fogem ao controle da escola, isentando-a de uma atuação mais pontual a respeito do desenvolvimento desse conteúdo.

( ) Os conteúdos conceituais correspondem ao compromisso histórico, ao passo que os conteúdos atitudinais correspondem ao compromisso filosófico da escola.

Assinale a sequência CORRETA.

8 Q331309 | Matemática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG, Ensino Médio

Uma linha de produção monta um equipamento em oito etapas bem definidas, sendo que cada etapa gasta exatamente 5 minutos em sua tarefa. O supervisor percebe, cinco horas e trinta e cinco minutos depois do início do funcionamento, que a linha parou de funcionar. Como a linha monta apenas um equipamento em cada processo de oito etapas, podemos afirmar que o problema foi na etapa:

9 Q323145 | Pedagogia, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG, Ensino Médio

O papel da escola frente às mudanças do mundo contemporâneo implica em um ensino orientado por uma pedagogia da autonomia e da emancipação.

A seguir são apresentadas ações fundamentais que a escola deve priorizar para garantir o alcance dessa orientação, EXCETO em

10 Q337596 | Matemática, Professor de Ensino Básico, IFNMG MG, Ensino Médio

Sobre estruturas algébricas, analise as afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A multiplicação de números reais é distributiva em relação à soma de números reais.

( ) A soma de números reais é distributiva em relação à multiplicação de números reais.

( ) O conjunto dos números inteiros pares (incluído o zero) é um anel com a soma e o produto de números inteiros.

( ) O conjunto de matrizes 2x2 é, com a soma e o produto usual de matrizes, um anel não comutativo com divisores de zero.

Assinale a sequência CORRETA.