Questões de Concursos Públicos: INEP Resolva online questões de INEP para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. INEP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q326986 | Pedagogia, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC, Ensino MédioSobre o pensamento de Vygotsky, considere as afirmações abaixo. I. Para Vygotsky, a linguagem deve ser muito valorizada no processo educacional, pois ela realiza a mediação entre o homem e a realidade. II. O pensamento de Vygotsky é dissociado das relações sociais, pois sua preocupação é focada no aprendizado escolar. III. Vygotsky atribuía importante papel às relações interpessoais no processo de aprendizagem. Está correto o que se afirma somente em a) I e II b) I e III c) II e III d) I e) III Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 2 Q543124 | Probabilidade e Estatística, Medidas de Dispersão, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFC, Ensino MédioA alternativa que apresenta uma série de valores cuja dispersão ou variabilidade seja maior é: a) 33, 33,33,33,33 b) 33, 32,34,32,34 c) 31, 32,33,34,35 d) 30, 35,35,33,32 e) 10, 20,30,40,65 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q341092 | Raciocínio Lógico, Silogismo Todo, Técnico em Informações Educacionais, INEP, CESGRANRIO, Ensino MédioA negação de "Todos os caminhos levam a Roma" é a) "Todos os caminhos não levam a Roma". b) "Nenhum caminho leva a Roma". c) "Pelo menos um caminho leva a Roma". d) "Pelo menos um caminho não leva a Roma". e) "Não há caminhos para Roma". Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q542631 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC, Ensino MédioO instrumento empregado para a medida da correlação linear de Pearson é o coeficiente de correlação. Esse coeficiente deve indicar o grau de intensidade da correlação entre duas variáveis e, ainda, o sentido dessa correlação. Assinale a alternativa que indica adequadamente a interpretação de um determinado resultado obtido r = 0,98 para o coeficiente de correlação de Pearson: a) Correlação linear positiva altamente significativa entre as variáveis. b) Correlação linear negativa altamente significativa entre as variáveis. c) Correlação linear positiva relativamente fraca entre as variáveis. d) Correlação linear positiva muito fraca entre as variáveis. e) Não há correlação linear positiva entre as variáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q485562 | Inglês, Gramática, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFC, Ensino MédioChoose the best alternative, according to the following situation described: Situation: I left my bicycle here and now it’s gone. a) Someone must have stealed it. b) Someone must stole it. c) Someone must stealed it. d) Someone must steal. e) Someone must have stolen it. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q543149 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFC, Ensino MédioEm Psicometria, a Teoria de Resposta ao Ítem (TRI), pode ser descrita como sendo: a) um conjunto de modelos matemáticos que relacionam um ou mais traços latentes (não observados) de um indivíduo com a probabilidade deste dar uma resposta certa a um item. b) um conceito estruturante com possibilidade de vislumbrar uma escala ou grupo de itens com partes iguais de um construto psicológico. c) uma teoria que se preocupa em explicar o resultado final total, isto é, a soma das respostas dadas a uma série de itens, expressa no chamado escore total. d) um método que consiste em elaborar estratégias (estatísticas) para controlar ou avaliar a magnitude do erro. e) uma teoria que se preocupa em verificar o porquê de um indivíduo não acertar respostas a certos ítens, procurando encontrar essas respostas na psicologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q542620 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFC, Ensino MédioObserve as afirmações: I. O termo Estatística provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões. II. A Estatística Descritiva é a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade. III. A coleta , a organização e a descrição dos dados estão a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial. Pode-se dizer que: a) Todas estão incorretas b) Todas estão corretas. c) Apenas I está correta. d) Apenas II está correta. e) Apenas III está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q376918 | Administração Pública, Patrimonialista, Técnico em Informações Educacionais I, INEP, IBFC, Ensino MédioO patrimonialismo foi uma das primeiras formas de administração pública. São características da administração patrimonialista as relacionadas abaixo, exceto: a) Impermeabilidade à participação social – privada. b) Ausência de carreiras administrativas. c) Endeusamento do soberano. d) Corrupção e nepotismo. e) Democracia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q542369 | Probabilidade e Estatística, Média, Técnico em Informações Educacionais, INEP, CESGRANRIO, Ensino MédioAnalise as afirmativas a seguir. A média aritmética nem sempre é a melhor medida de tendência central. PORQUE A média aritmética é influenciada por valores extremos do conjunto de dados. Considerando-se as relações entre as afirmações, conclui-se que a) as duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. b) as duas asserções são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira. c) a primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa. d) a primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira. e) tanto a primeira como a segunda são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q340718 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFC, Ensino MédioUma urna contém 5 bolas pretas numeradas de 1 a 5; 6 bolas brancas numeradas de 1 a 6; e 9 bolas azuis numeradas de 1 a 9. A probabilidade de sortearmos uma bola da urna e ela ser branca, sabendo que ela é par, é de: a) 6/20 b) 3/20 c) 1/3 d) 6/9 e) 3/5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q326986 | Pedagogia, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC, Ensino MédioSobre o pensamento de Vygotsky, considere as afirmações abaixo. I. Para Vygotsky, a linguagem deve ser muito valorizada no processo educacional, pois ela realiza a mediação entre o homem e a realidade. II. O pensamento de Vygotsky é dissociado das relações sociais, pois sua preocupação é focada no aprendizado escolar. III. Vygotsky atribuía importante papel às relações interpessoais no processo de aprendizagem. Está correto o que se afirma somente em a) I e II b) I e III c) II e III d) I e) III Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
2 Q543124 | Probabilidade e Estatística, Medidas de Dispersão, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFC, Ensino MédioA alternativa que apresenta uma série de valores cuja dispersão ou variabilidade seja maior é: a) 33, 33,33,33,33 b) 33, 32,34,32,34 c) 31, 32,33,34,35 d) 30, 35,35,33,32 e) 10, 20,30,40,65 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q341092 | Raciocínio Lógico, Silogismo Todo, Técnico em Informações Educacionais, INEP, CESGRANRIO, Ensino MédioA negação de "Todos os caminhos levam a Roma" é a) "Todos os caminhos não levam a Roma". b) "Nenhum caminho leva a Roma". c) "Pelo menos um caminho leva a Roma". d) "Pelo menos um caminho não leva a Roma". e) "Não há caminhos para Roma". Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q542631 | Probabilidade e Estatística, Correlação, Pesquisador em Informações Educacionais I, INEP, IBFC, Ensino MédioO instrumento empregado para a medida da correlação linear de Pearson é o coeficiente de correlação. Esse coeficiente deve indicar o grau de intensidade da correlação entre duas variáveis e, ainda, o sentido dessa correlação. Assinale a alternativa que indica adequadamente a interpretação de um determinado resultado obtido r = 0,98 para o coeficiente de correlação de Pearson: a) Correlação linear positiva altamente significativa entre as variáveis. b) Correlação linear negativa altamente significativa entre as variáveis. c) Correlação linear positiva relativamente fraca entre as variáveis. d) Correlação linear positiva muito fraca entre as variáveis. e) Não há correlação linear positiva entre as variáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q485562 | Inglês, Gramática, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFC, Ensino MédioChoose the best alternative, according to the following situation described: Situation: I left my bicycle here and now it’s gone. a) Someone must have stealed it. b) Someone must stole it. c) Someone must stealed it. d) Someone must steal. e) Someone must have stolen it. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q543149 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFC, Ensino MédioEm Psicometria, a Teoria de Resposta ao Ítem (TRI), pode ser descrita como sendo: a) um conjunto de modelos matemáticos que relacionam um ou mais traços latentes (não observados) de um indivíduo com a probabilidade deste dar uma resposta certa a um item. b) um conceito estruturante com possibilidade de vislumbrar uma escala ou grupo de itens com partes iguais de um construto psicológico. c) uma teoria que se preocupa em explicar o resultado final total, isto é, a soma das respostas dadas a uma série de itens, expressa no chamado escore total. d) um método que consiste em elaborar estratégias (estatísticas) para controlar ou avaliar a magnitude do erro. e) uma teoria que se preocupa em verificar o porquê de um indivíduo não acertar respostas a certos ítens, procurando encontrar essas respostas na psicologia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q542620 | Probabilidade e Estatística, Conceitos de Estatística, Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais III, INEP, IBFC, Ensino MédioObserve as afirmações: I. O termo Estatística provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões. II. A Estatística Descritiva é a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade. III. A coleta , a organização e a descrição dos dados estão a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial. Pode-se dizer que: a) Todas estão incorretas b) Todas estão corretas. c) Apenas I está correta. d) Apenas II está correta. e) Apenas III está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q376918 | Administração Pública, Patrimonialista, Técnico em Informações Educacionais I, INEP, IBFC, Ensino MédioO patrimonialismo foi uma das primeiras formas de administração pública. São características da administração patrimonialista as relacionadas abaixo, exceto: a) Impermeabilidade à participação social – privada. b) Ausência de carreiras administrativas. c) Endeusamento do soberano. d) Corrupção e nepotismo. e) Democracia. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q542369 | Probabilidade e Estatística, Média, Técnico em Informações Educacionais, INEP, CESGRANRIO, Ensino MédioAnalise as afirmativas a seguir. A média aritmética nem sempre é a melhor medida de tendência central. PORQUE A média aritmética é influenciada por valores extremos do conjunto de dados. Considerando-se as relações entre as afirmações, conclui-se que a) as duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. b) as duas asserções são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira. c) a primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa. d) a primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira. e) tanto a primeira como a segunda são proposições falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q340718 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Pesquisador em Informações Educacionais II, INEP, IBFC, Ensino MédioUma urna contém 5 bolas pretas numeradas de 1 a 5; 6 bolas brancas numeradas de 1 a 6; e 9 bolas azuis numeradas de 1 a 9. A probabilidade de sortearmos uma bola da urna e ela ser branca, sabendo que ela é par, é de: a) 6/20 b) 3/20 c) 1/3 d) 6/9 e) 3/5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro