Questões de Concursos Públicos: IPEM SP

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1 Q257707 | Matemática, Conjuntos, Técnico em Meteorologia e Qualidade, IPEM SP, VUNESP, Ensino Médio

Sabe-se que 200 pessoas tiveram seus currículos analisados pelo setor de recursos humanos de certa empresa. Do total, 106 pessoas tinham formação em engenharia e 120 em economia, sendo que 20 delas não se enquadravam nos cursos citados. Tomando-se ao acaso um desses currículos, a probabilidade de que ele seja de uma pessoa com formação nos dois cursos, engenharia e economia, é de

2 Q255435 | Matemática, Áreas de figuras planas, Técnico em Meteorologia e Qualidade, IPEM SP, VUNESP, Ensino Médio

A área de um retângulo é expressa pelo polinômio x²

– 16, em que x > 4. Fatorando esse polinômio, obtemos as medidas

dos lados do retângulo. Se o perímetro do retângulo

é 56 cm, então a sua área, em centímetros quadrados, é

igual a

3 Q258170 | Matemática, Técnico em Meteorologia e Qualidade, IPEM SP, VUNESP, Ensino Médio

Uma concessionária pretende implantar torres de transmissão de energia em dois trechos distintos, tendo um deles 1200 m e o outro, 1680 m, observando-se as seguintes condições: • Deverá haver uma torre no início e outra no final de cada trecho; • A distância entre duas torres vizinhas deverá ser sempre a mesma nos dois trechos; • O número de torres a serem implantadas deverá ser o menor possível. Nessas condições, o número total de torres nesses dois trechos deverá ser igual a

4 Q203861 | Física, Calorimetria, Especialista em Metrologia e Qualidade, IPEM SP, VUNESP, Ensino Médio

Um técnico de laboratório brasileiro precisa enviar o valor

do calor específico de um metal para seu colega norte-americano,

o qual utiliza a caloria como unidade de energia, a

libra (Pound) como unidade de massa (1 lb = 450 g), e o

grau Fahrenheit como unidade de temperatura. Se o calor

específico do referido metal é de 0,25 cal/(g.o

C), seu correspondente

valor em cal/(lb.º F) é

6 Q200356 | Português, Verbos, Especialista em Metrologia e Qualidade, IPEM SP, VUNESP, Ensino Médio

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 08.

Que será do mundo com o avanço exponencial da informá- tica e da robótica tomando de assalto todas as áreas, da comunicação à política, em todos os países, da economia e das finanças à guerra entre nações? Como será esse mundo em que a maioria das pessoas estará conectada, por computadores ou telefones, às redes de comunicação, com notícias em tempo real, com possibilidade de interferir na política de seu país?

Que mundo será o de amanhã, quando hoje, segundo o secretário-geral adjunto da ONU, já existem 6 bilhões de telefones celulares, enquanto apenas 4,5 bilhões dos 7 bilhões de habitantes do planeta dispõem de instalações sanitárias em suas casas?

Há poucos dias, entraram em vigor no Brasil as primeiras leis que tratam de "crimes cibernéticos", contra condutas ilícitas mediante uso de sistemas eletrônicos, digitalizados ou similares, assim como invasões de computadores, roubo de senhas conectadas a redes de computadores.

O volume de informações que circula na internet é brutal, estimado pela IBM em 2,5 quintilhões de bytes de dados por dia, o equivalente a 450 bibliotecas do Congresso norte-americano a cada 24 horas. No Brasil já são 53,5 milhões de usuários da internet. Em cada um dos pontos, a média diária de uso é de quase dez horas e meia. Em cinco favelas do Rio de Janeiro, outro levantamento indicou que mais de 80% dos habitantes têm acesso a esse meio de informação.

Tudo isso quer dizer que há mais possibilidades de participação na vida política e nas decisões? Não necessariamente. Pode depender da qualidade da informação e até da repressão. Significará mais segurança? Pouco provável, pois as gigantes do setor já recorrem a "arquivos nas nuvens", desligados dos computadores físicos, para se livrarem de ataques.

São rumos incertos – até mesmo porque ninguém consegue prognosticar os próximos estágios. Porém pode ser complicada a trajetória, que não avaliamos no todo, quando optamos por um mundo de tecnologias sem fronteiras e sem limites. Não se trata de ser "contra o progresso." Nem de manter a informação controlada apenas por uma "elite." Mas vem a tentação de citar o pensamento do filósofo, físico e matemático René Descartes, citado por Jorge Luis Borges (O Livro dos Seres Imaginários): "Os macacos poderiam falar, se quisessem; mas resolveram guardar silêncio para não serem obrigados a trabalhar."

(Washington Novaes, O Estado de S.Paulo, 12.04.2013. Adaptado)

A frase – Os macacos poderiam falar, se quisessem ... – está corretamente reescrita, de acordo com os tempos verbais, em:

7 Q261251 | Português, Crase, Técnico em Meteorologia e Qualidade, IPEM SP, VUNESP, Ensino Médio

Texto associado.

Assinale a alternativa que contém a frase correta quanto ao emprego do acento indicativo da crase.

8 Q251811 | Matemática, Técnico em Meteorologia e Qualidade, IPEM SP, VUNESP, Ensino Médio

O rompimento de uma adutora ocasionou o vazamento de 1,08 x 107 litros de água em uma hora. Para melhor dimensionar o fato, considere reservatórios iguais, com formato de cilindros retos, de 8 m de diâmetro e de altura (h) igual a 15 m, e que o rompimento da adutora tenha despejado, em uma hora, a quantidade de litros de água necessária para encher completamente n desses reservatórios, inicialmente vazios. Desse modo, e usando p = 3, é correto afirmar que

9 Q201202 | Direito Constitucional, Lei n12527 2011 Lei de Acesso às Informações Públicas, Especialista em Metrologia e Qualidade, IPEM SP, VUNESP, Ensino Médio

Nos termos da Lei de Acesso à Informação – Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011, constitui uma das diretrizes da mencionada norma

10 Q258500 | Matemática, Técnico em Meteorologia e Qualidade, IPEM SP, VUNESP, Ensino Médio

Em um jogo de perguntas e respostas, pagam-se 5 fichas R a sc u nh o para responder cada pergunta. Quando o jogador acerta a resposta, recebe 10 fichas de prêmio. Se o número total de fichas recebidas por certo jogador, ao final de 20 perguntas, era 20 unidades maior que o número de fichas que ele pagou para respondê-las, então a razão entre o número de respostas corretas e o número de respostas erradas desse jogador, nessa ordem, foi de