Questões de Concursos ITAIPU BINACIONAL

Resolva questões de ITAIPU BINACIONAL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q890888 | Meio Ambiente, Função: Técnico Agrícola, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

São princípios básicos da educação ambiental:

I o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da interdisciplinaridade, da multidisciplinaridade e da transdisciplinaridade;
II o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
III a garantia de continuidade e permanência do processo educativo;
IV o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural;
V a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerada a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q890889 | Meio Ambiente, Função: Técnico Agrícola, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção correta em relação à educação ambiental bem como ao histórico de leis, convenções e tratados internacionais na abordagem ao tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q869898 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Função: Operador de Usina, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Conforme a NR 10, são tipos de aterramentos elétricos previstos como medidas de controle de risco elétrico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q869899 | Eletricidade, Proteção e Aterramento, Função: Operador de Usina, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Os riscos de choque elétrico e arco elétrico estão presentes em praticamente todas as atividades relacionadas com geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica, se o sistema estiver
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q869900 | Eletricidade, Proteção e Aterramento, Função: Operador de Usina, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Na prevenção de choques e arcos elétricos, além da utilização de equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva, é importante que

I os dispositivos de proteção estejam corretamente dimensionados.
II as instalações, em geral, estejam em bom estado de conservação.
III haja aterramento elétrico em todo o sistema.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q869901 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Função: Operador de Usina, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Os equipamentos de proteção individual que auxiliam contra os riscos decorrentes da eletricidade citados na NR 10 incluem

I conjunto de luvas isolantes.
II macacão com tecido retardante antichamas.
III luvas cirúrgicas de látex.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q891155 | Meio Ambiente, Meio Aquático, Função: Técnico em Hidrologia, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Considerando os componentes do ciclo hidrológico, julgue os itens a seguir.

I Parte do volume precipitado que cai em uma bacia hidrográfica vai resultar em escoamento subterrâneo por meio da infiltração.
II Quanto menor for a parcela de vegetação e impermeabilização da bacia hidrográfica, maior será o volume de escoamento superficial.
III Durante a evaporação, ocorre a transformação da chuva precipitada do estado líquido para o gasoso.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1023507 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Função Publicitário, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Texto associado.

Text 19A4-I


It is a universal fact that cinema is a visual medium. Films have the power to overwhelm our senses as well as our minds, subjecting us to a variety of experiences that can range from the sublime to the devastating. Colours play a crucial role in this interesting phenomenon, forming an integral part of the composition of each frame and dictating how the viewer perceives the spectacle on the screen. Apart from the cinematic medium, colours have always been a part of our experience and how we make sense of the vastly nuanced world around us. Although science has definitively explained what colours are in terms of light, they have always mystified artists and philosophers like Arthur Schopenhauer and Ludwig Wittgenstein, who tried to understand their importance in anthropological frameworks.


More notably, the famous German poet and artist Johann Wolfgang von Goethe published a seminal exploration of colours in his 1810 work Theory of Colours. In it, he examined how each colour corresponds to various psychological states in the minds of human beings. He wrote, “Light and darkness, brightness and obscurity, or if a more general expression is preferred, light and its absence, are necessary to the production of colour… Colour itself is a degree of darkness.” Goethe’s theories might seem baselessly romantic in the 21st century but the underlying ideas have been implemented by filmmakers and cinematographers to curate the voyeuristic experiences of their audiences. Famed cinematographer Vittorio Storaro has based his artistic vision on Goethe’s work, insisting that colours do have a direct connection to the mind of the viewer.



Internet: <https://faroutmagazine.co.uk> (adapted).

According to text 19A4-I, filmmakers and cinematographers implement Johann Wolfgang von Goethe’s theories on colours
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q891156 | Meio Ambiente, Meio Aquático, Função: Técnico em Hidrologia, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito do ciclo hidrológico, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1023508 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Função Publicitário, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Texto associado.

Text 19A4-I


It is a universal fact that cinema is a visual medium. Films have the power to overwhelm our senses as well as our minds, subjecting us to a variety of experiences that can range from the sublime to the devastating. Colours play a crucial role in this interesting phenomenon, forming an integral part of the composition of each frame and dictating how the viewer perceives the spectacle on the screen. Apart from the cinematic medium, colours have always been a part of our experience and how we make sense of the vastly nuanced world around us. Although science has definitively explained what colours are in terms of light, they have always mystified artists and philosophers like Arthur Schopenhauer and Ludwig Wittgenstein, who tried to understand their importance in anthropological frameworks.


More notably, the famous German poet and artist Johann Wolfgang von Goethe published a seminal exploration of colours in his 1810 work Theory of Colours. In it, he examined how each colour corresponds to various psychological states in the minds of human beings. He wrote, “Light and darkness, brightness and obscurity, or if a more general expression is preferred, light and its absence, are necessary to the production of colour… Colour itself is a degree of darkness.” Goethe’s theories might seem baselessly romantic in the 21st century but the underlying ideas have been implemented by filmmakers and cinematographers to curate the voyeuristic experiences of their audiences. Famed cinematographer Vittorio Storaro has based his artistic vision on Goethe’s work, insisting that colours do have a direct connection to the mind of the viewer.



Internet: <https://faroutmagazine.co.uk> (adapted).

Based on text 19A4-I, choose the option that correctly presents Goethe’s description of the relationship between light, darkness, and colour.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q891157 | Geografia, Hidrografia, Função: Técnico em Hidrologia, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Nas bacias hidrográficas, os elementos físicos naturais estão interligados pelo ciclo da água. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

I Morros e chapadas são tipos de divisores de água que separam duas bacias.
II O rio principal recebe contribuição dos seus afluentes.
III A nascente da bacia hidrográfica geralmente fica localizada no ponto mais baixo do relevo.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q891158 | Geografia, Hidrografia, Função: Técnico em Hidrologia, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Em relação à caracterização do relevo da bacia hidrográfica, julgue os itens a seguir.

I A linha de talvegue representa a união dos pontos mais baixos da região (leito dos rios).
II As águas das chuvas descem pelas vertentes e escoam pelos talvegues.
III O divisor superficial de águas deve sempre cortar a curva de nível em um ângulo reto.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q891159 | Geologia, Topografia, Função: Técnico em Hidrologia, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação à topografia, julgue os itens a seguir.

I Na altimetria, são consideradas somente as dimensões e as coordenadas altimétricas do terreno.
II Na planialtimetria, são consideradas as dimensões e as coordenadas planimétricas e altimétricas do terreno.
III Na planimetria, são consideradas apenas as dimensões e as coordenadas planimétricas do terreno.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q891207 | Jornalismo, Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, Função: Repórter Fotográfico, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, é correto afirmar que, no exercício de funções organizacionais, o repórter fotográfico tem como missão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q891208 | Jornalismo, Fotojornalismo, Função: Repórter Fotográfico, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

O conceito de instante decisivo da obra do repórter fotográfico francês Henri Cartier-Bresson foi idealizado a partir das palavras do cardeal de Retz, que compreendia que na vida é importante reconhecer e cercar os momentos: “Não há nada no mundo que não tenha um instante decisivo, e o prodígio da boa conduta é conhecer e colher esse momento. Se ele nos escapa na revolução dos Estados, corremos o risco de não reencontrá-lo, ou de não percebê-lo”.

Tendo como referência inicial o texto precedente, assinale a opção correta, referente ao ato fotográfico no jornalismo e ao conceito de instante decisivo de Cartier-Bresson.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q891209 | Jornalismo, Fotojornalismo, Função: Repórter Fotográfico, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção correta a respeito da relação do trabalho de repórter fotográfico com o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros em seu art. 4.º, segundo o qual o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q879178 | Engenharia Elétrica, Função: Operador de Usina, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Um técnico recebeu um medidor de tensão elétrica, um termômetro, um medidor de potência elétrica ativa, um medidor de fluxo magnético e um torquímetro.
Com base na situação apresentada, assinale a opção que apresenta as respectivas unidades, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, das grandezas apresentadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q891210 | Jornalismo, Função: Repórter Fotográfico, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue os itens a seguir, relativos ao fotojornalismo e ao trabalho do fotojornalista.

I O repórter fotográfico é um profissional da comunicação visual que trabalha com técnicas jornalísticas na captura e documentação de notícias por meio de fotografias.
II O principal objetivo do fotojornalismo é sintetizar, visualmente, em harmonia com a produção dos repórteres de texto, uma reportagem a ser publicada em veículos de comunicação, como jornais, revistas, sites de notícias, entre outros.
III O trabalho do fotojornalista baseia-se na capacidade de manutenção dos signos legítimos da reportagem e na criação de ligação entre a notícia e a interpretação feita pelo leitor de uma fotografia publicada em um veículo de comunicação.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q891211 | Jornalismo, Mídias Eletrônicas, Função: Repórter Fotográfico, ITAIPU BINACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação a aspectos relacionados a aplicativos de software de tratamento de imagem e de publicação de conteúdo online, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.