Questões de Concursos Públicos: Polícia Militar MA

Encontre aqui questões Polícia Militar MA de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

                                Segurança Pública: balanço de 2011

        Mais um ano termina e os dilemas da segurança pública no Brasil persistem. Em 2011, tivemos algumas novidades. Mas, no geral, os indicadores de crimes e a desarticulação das agências encarregadas pela segurança no Brasil sinalizam que há um longo caminho a ser percorrido.
        Não obstante alguns avanços, essa política continua demonstrando que “remendos novos em panos velhos”, se necessários, são insuficientes para uma transformação do setor.
                                                                                                                                                                                (Robson Sávio Reis Souza) 

Entre as críticas à segurança constantes no texto, a principal é a de 
Cinco soldados possuem alturas diferentes e devem formar uma fila. O capitão diz que o mais alto e o mais baixo dos soldados não podem ocupar os extremos da fila, ou seja, nenhum dos dois pode ser nem o primeiro nem o último da fila. O número de maneiras diferentes que essa fila pode ser organizada é:
Durante o período regencial (1831-1840) ocorreram revoltas nas províncias do norte – Maranhão e Pará – e nas do sul – Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As alternativas a seguir relacionam as causas da Balaiada, revolta que eclodiu no Maranhão em 1838, à exceção de uma. Assinale-a.
“O dever dos juízes é fazer justiça; | sua profissão, a de deferi-la” (La Bruyère)

Nessa frase, o segundo segmento traz três termos que repetem termos anteriores; tais termos são, respectivamente: 
“Em 1682, foi criada a Companhia de Comércio do Estado do Maranhão que recebeu do Estado português o privilégio de monopolizar o comércio do açúcar e da arrecadação dos impostos. Em troca, a empresa deveria fornecer escravos, utensílios, equipamentos e alimentos aos colonos a juros baixos, criando uma relação comercial exclusiva.”

(Adaptado. LACOMBE, Américo Jacobina. História do Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1979.)

O não cumprimento desse acordo
No que diz respeito à história do Maranhão nos períodos colonial e imperial, julgue os itens subsequentes. No início do século XX, difundiu-se a ideia de que a cidade de São Luís, fundada por Jerônimo de Albuquerque após a expulsão dos franceses da região, teria sido fundada pelos franceses.
“É melhor prevenir os crimes do que puni-los” (C. Beccaria)

Assinale a alternativa que apresenta o pensamento adequado ao que é expresso nessa frase. 
O extrativismo vegetal é uma atividade tradicional do Estado do Maranhão. Dentre os produtos do extrativismo o que mais se destaca é o babaçu. As amêndoas dessa palmeira são transformadas em óleo ou azeite, utilizados no preparo de alimentos, na produção de sabão ou cosméticos e como combustível. 

Sobre o extrativismo do babaçu no Maranhão, assinale a afirmativa correta.
Acerca da história do Maranhão no período republicano, julgue os próximos itens. Após a conturbada adesão do Maranhão à República, a ordem foi estabelecida a partir da ação das lideranças que já atuavam na política maranhense desde meados do século XIX.