Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Águas de Lindóia SP

Resolva online questões de Prefeitura de Águas de Lindóia SP para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q908941 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, Ensino Superior, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, quais são os eixos norteadores das práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil definidos em seu 9º artigo?

2 Q880399 | Noções de Informática, Pacote de Aplicativos: Microsoft Office, Tesoureiro, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, Ensino Médio, 2024

Sobre o uso do MS-Word 2016, analise os conceitos a seguir:

1. Refere-se às características estilísticas do texto, incluindo o tipo de letra, tamanho, peso, inclinação e outras propriedades.

2. Trata-se de um layout organizacional de uma página que divide o conteúdo em seções verticais.

3. É uma unidade estrutural de um documento de texto que inicia com uma nova linha e contém informações relacionadas a um tópico específico.

A – Parágrafo.

B – Coluna.

C – Fonte.

Indique a alternativa que representa corretamente os conceitos apresentados.

3 Q880403 | Direito Administrativo, Modalidades e Critérios de Julgamento, Tesoureiro, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, Ensino Médio, 2024

Suponha que o Poder Executivo de determinado Município deseja adquirir produtos de limpeza que, por sua natureza, são bens comuns, cujos padrões de desempenho e qualidade podem ser objetivamente definidos no Edital. Nesta hipótese, a modalidade de licitação a ser obrigatoriamente utilizada, nos termos da Lei nº 14.133/2021, é:

5 Q880400 | Noções de Informática, Pacote de Aplicativos: Microsoft Office, Tesoureiro, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, Ensino Médio, 2024

Analise o trecho a seguir e complete a lacuna:

“__________ no Microsoft Word é uma instrução que indica ao software para iniciar uma nova página a partir do ponto específico onde a quebra foi inserida. Isso é útil para controlar o layout e a formatação do documento, garantindo que determinadas partes do conteúdo iniciem em uma nova página.”

6 Q909056 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, Ensino Superior, 2024

T.S., 25 anos, portadora de sangue tipo B RhD negativo, está prestes a passar por uma transfusão de hemácias. Assinale a alternativa que apresenta as hemácias compatíveis com a paciente.

7 Q908938 | Português, Conjunções: Relação de causa e consequência, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, Ensino Superior, 2024

Texto associado.

Texto para responder às questões de 1 a 10.


Fones a todo volume prejudicam para sempre sua audição

Uma jovem vai de metrô para o trabalho. Em suas mãos, um celular reproduz sua playlist favorita pelos fones de ouvido. O vagão se enche de gente e ela aumenta o volume para abafar o barulho. Então a música se espalha pelo vagão e retumba em seu ouvido interno, produzindo um dano irreversível que ela não percebe. Essa jovem representa o “ouvinte médio” dos dispositivos de reprodução de música, segundo a análise mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS): uma pessoa acostumada a ouvir música pelos fones de ouvido com um volume entre 75 e 100 decibéis. Esta prática se tornou um problema global de saúde pública, alertam os especialistas, porque um volume a partir dos 80 decibéis é perigoso.

Segundo a OMS, aproximadamente 50% dos jovens (entre 12 e 35 anos) corre o risco de perder audição por seus hábitos de escuta com fones de ouvido: pouco mais de um bilhão de pessoas, principalmente de países desenvolvidos. Além disso, aproximadamente 40% se expõem a ruídos muito altos em locais de entretenimento, como bares e discotecas. A menos que sejam implementadas políticas eficazes de saúde pública, a organização estima que uma de cada dez pessoas sofrerá de perda auditiva incapacitante até o ano 2050, o dobro de agora.

Os sons fortes podem causar surdez ou perda de audição porque danificam células especializadas da cóclea, uma parte muito sensível do ouvido interno. “Cada um de nós nasce com um total de 20.000 a 30.000 células receptoras do som, e com essas temos de viver a vida inteira”, explica Isabel Varela-Nieto, especialista em neurobiologia da audição do Instituto Alberto Sols (CSIC-UAM) e líder de grupo do centro de pesquisa Ciberer, dedicado a doenças raras.

Quanto mais alto estiver o volume e maior for a duração do som, pior será a deterioração. Por isso, os especialistas recomendam limitar tanto a intensidade como o tempo de escuta. “Quem ouve 15 minutos de música a 100 decibéis por um reprodutor pessoal sofre uma exposição semelhante à de um trabalhador industrial que escuta 85 decibéis durante uma jornada de oito horas”, explica o documento da OMS. Em fevereiro, a mesma organização emitiu, juntamente com a União Internacional de Telecomunicações, novas diretrizes para os fabricantes de reprodutores de música, destinadas a proteger os usuários.

“Recomendamos que sejam incorporadas a celulares e dispositivos funções que informem ao usuário sobre os decibéis que ele está escutando e quanto som consumiu no dia e na semana”, explica Shelly Chadha, otorrinolaringologista e responsável pelo programa da OMS para a prevenção de surdez e perda auditiva. (...)

Existe, no entanto, um problema de percepção de risco: os ouvintes de música geralmente não têm noção do perigo. (...) O doutor Luís Lassaletta, chefe do serviço de otorrinolaringologia do Hospital Universitário La Paz, vive essa realidade: “Quando jovens vêm se consultar, é porque foram a uma discoteca ou a um show e ouvem um apito que vai e vem, não repercute no teste de audiometria”. Esses incidentes isolados e reversíveis dão uma falsa sensação de segurança, mas deveriam ser “um sinal de alarme”, diz Lassaletta. Se essa exposição se repete, costuma ter consequências a longo prazo.

Proteção e prevenção

As análises epidemiológicas são escassas e não encontram fortes correlações entre a perda auditiva em jovens e sua exposição à música alta. Isso porque os sintomas podem demorar para aparecer e porque a perda de audição depende de outros fatores, como a genética. Os especialistas concordam que o risco é real e está aumentando. (...) Há opções para se proteger. Vários especialistas citam a regra 60-60: não ouvir música com fones de ouvido por mais de uma hora em volumes acima de 60% — os reprodutores costumam chegar a 105 decibéis. É fácil seguir essa regra em casa e em lugares tranquilos, mas não em ambientes barulhentos. Nestas situações, Chadha recomenda headphones com cancelamento de ruído. Embora os fones intra-auriculares não sejam intrinsecamente piores para a saúde auditiva do que os que cobrem toda a orelha, eles proporcionam um isolamento acústico menor, e por isso o especialista desaconselha seu uso.

El País. (Adaptado).

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/07/actualida d/1567883413_452359.html

O excerto em que ocorre uma expressão que exprime sentido adversativo é:

8 Q908940 | Noções de Informática, Correio Eletrônico cliente de email e webmail, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, Ensino Superior, 2024

Acerca das funções do MS-Outlook, analise as afirmações a seguir:

( ) O Microsoft Outlook é uma ferramenta de apresentação.

( ) O software permite enviar, receber e organizar e-mails.

( ) O Calendário do Outlook não permite agendar compromissos, reuniões e eventos.

Indique V para verdadeiro e F para falso.

9 Q880402 | Direito Administrativo, Tesoureiro, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, Ensino Médio, 2024

Nos procedimentos licitatórios, os concorrentes devem comprovar que estão habilitados a fornecer o objeto que propõem à Administração Pública. De acordo com a Lei nº 14.133/2021, julgue o que se afirma sobre a Habilitação, e assinale a alternativa correta.

I. Para comprovação de habilitação econômicofinanceira, a Administração poderá exigir quaisquer demonstrações contábeis dos licitantes, bem como quaisquer índices que entender pertinentes, ainda que não usualmente adotados.

II. Quando a fase de habilitação anteceder a de julgamento e já tiver sido encerrada, não caberá exclusão de licitante por motivo relacionado à habilitação, salvo em razão de fatos supervenientes ou só conhecidos após o julgamento.

III. Poderá ser exigida dos licitantes a declaração de que atendem aos requisitos de habilitação, e o declarante responderá pela veracidade das informações prestadas, na forma da lei.

10 Q880396 | Noções de Informática, Windows, Tesoureiro, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, Ensino Médio, 2024

afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I - Refere-se a uma lista visual de opções ou comandos disponíveis em um software ou aplicativo.

II - Fornecem acesso a diversas funcionalidades do software, organizadas em categorias lógicas.