Questões de Concursos: Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT

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1 Q898581 | Biologia, Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

A capacidade das células em transportar certos íons contra uma concentração e contra um gradiente de potencial elétrico, usando ATP como fonte de energia, é um processo denominado:

2 Q898637 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Letras/Português, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Leia o poema a seguir:

"Abre os olhos à Vida e fica mudo! Oh! Basta crer indefinidamente Para ficar iluminado tudo De uma luz imortal e transcendente.

Crer é sentir, como secreto escudo, A alma risonha, lúcida, vidente... E abandonar o sujo deus cornudo, O sátiro da Carne impenitente.

Abandonar os lânguidos rugidos, O infinito gemido dos gemidos Que vai no lodo a carne chafurdando.

Erguer os olhos, levantar os braços Para o eterno Silêncio dos Espaços e no Silêncio emudecer olhando..."

Esse poema intitula-se “Imortal atitude”. Foi produzido por Cruz e Sousa. Pelas suas características, trata-se de uma produção literária integrada à estética do:

3 Q898578 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Doenças transmitidas por vetores que se desenvolvem em ambiente aquático também estão compreendidas em doenças relacionadas com a água. Das doenças citadas nas alternativas a seguir, é transmitida pela exposição direta à água contaminada, sem a necessidade de um vetor (como os mosquitos), a:

4 Q915786 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

No documento "Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças", são destacados alguns dos direitos das crianças nas creches. Entre eles, destaca-se que: "Nossas crianças têm direito de manter seu corpo cuidado, limpo e saudável; (...) têm direito a banheiros limpos e em bom funcionamento; (...) têm direito à prevenção de contágios e doenças" (CAMPOS, 2009, p.19). O trecho em destaque refere-se ao que a autora denomina direito à/ao:

5 Q915788 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Conforme proposto pela Política Nacional da Educação Infantil – PNEI (Brasil, 2006), a educação de crianças com necessidades educacionais especiais deve ser realizada em conjunto com as demais crianças, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado mediante avaliação e interação com a família e a comunidade. Sobre a educação inclusiva, também é possível afirmar que:

6 Q898580 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, SELECON, 2024

Ao chegar ao refeitório da escola, o professor Mário viu que o cardápio era arroz, feijão, salada de rúcula e carne bovina assada. Ao ingerir cada um desses alimentos, o professor Mário ocupará uma determinada posição na cadeia alimentar.
A posição que ele ocupará na sequência alimentar acima relacionada, respectivamente, é:

8 Q915783 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Conforme os documentos legais, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem incluir condições para garantir a dignidade da criança como pessoa humana e protegê-la contra qualquer forma de violência, seja física ou simbólica, e negligência, tanto dentro da instituição quanto praticada pela família. Além disso, o trabalho pedagógico precisa garantir:

9 Q915789 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Considerando sua importância no processo de constituição do sujeito, a Educação Infantil tem adquirido reconhecida importância como primeira etapa da Educação Básica e integrante dos sistemas de ensino. A Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), apresenta alguns dos desafios para a essa etapa, como: a universalização da pré-escola e ampliação de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos nas creches. Para que essa meta fosse alcançada algumas estratégias foram propostas, dentre elas destaca-se:

10 Q915790 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

A educação é um dos fatores que influencia o nível de bem-estar das pessoas ao longo da vida. A Primeira Infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos e é um período crucial, cabendo às práticas da Educação Infantil garantir a construção e aquisição de novas habilidades de forma contínua, dinâmica e progressiva para a realização de funções cada vez mais complexas. Trata-se de um processo amplo que engloba estruturas e circuitos cerebrais, o crescimento e maturação em diversos contextos. O trecho em destaque refere-se:

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