A escolha da profissão é um processo evolutivo (Super, 1957, citado por Sparta, Bardagi & Teixiera, 2006) que, se realizada de
forma consciente e planejada, interfere positivamente na qualidade de vida. A maioria das pessoas, entretanto, faz escolhas
profissionais conhecendo muito pouco sobre a totalidade das atividades de trabalho, o que pode ser reflexo da ausência de uma
preocupação sistemática da escola ou da família em ensinar a filhos ou alunos habilidades de tomada de decisão (Bardagi,
Lassance & Paradiso, 2003). Segundo Lehman (2005), 44,5% da evasão escolar nos cursos superiores é causada pela escolha
mal realizada (...) A orientação profissional no contexto escolar, além de poder ter uma perspectiva preventiva, pode ser uma
intervenção para a promoção de saúde, visto que pretende trabalhar, a partir das relações sociais do indivíduo, a compreensão
e transformação delas, além de capacitá-lo a agir de modo a transformar a realidade que o cerca e superar os obstáculos que
dela advêm (Bock & Aguiar, 1995). O Ministério da Educação do Brasil coloca a orientação profissional como um dos objetivos
da escola.
(Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psipesq/v2n1/v2n1a08.pdf. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)
Existem várias concepções sobre a escolha dos profissionais. Utilizando a classificação de Bock (2002), pode-se organizá-las
em: teorias tradicionais (abordagem liberal); teorias críticas; e, teorias para além da crítica. Entre as propostas que podem
ser agrupadas na última classificação, tem-se a abordagem sócio-histórica. Sobre a abordagem sócio-histórica durante o
processo da Orientação Profissional (OP), analise as afirmativas a seguir.
I. Implica na capacidade de orientação no sistema de produção social, de forma que permite ao indivíduo compreender as
questões relativas à sua inserção no trabalho social, os problemas éticos e as formas de participação social.
II. Deve aconselhar o indivíduo e informar sobre as oportunidades oferecidas pela sociedade, visando à sua integração no que
se convencionou chamar “mundo do trabalho”, promovendo seu ajustamento a ele, inclusive com posterior acompanhamento.
III. A escolha deve ser consciente, ou seja, com pleno conhecimento de suas aptidões, características físicas e de personalidade,
seus interesses, valores e aspirações sociais, e com o conhecimento das oportunidades que a sociedade oferece em termos
de cursos, profissões e mercado de trabalho.
IV. Questiona a profissão como um banal meio de realização individual, enfatizando a responsabilidade social e coletiva de
construção da sociedade que necessitamos e queremos, pela via da participação social efetiva, através do trabalho, e, ainda,
possibilita ao aluno condições para o desenvolvimento da consciência política.
Está correto o que se afirma apenas em