Fantova (2005) enfatiza competências na prática psicopedagógica, como a capacidade de gerir problemas, a capacidade de negociação, a gestão adequada da informação, a capacidade de adaptar-se a contextos mutantes, a autonomia e a responsabilidade, a atitude construtiva e tolerante, no sentido de colaborar com processos de ensino e aprendizagem mais inclusivos. Portanto, é CORRETO afirmar que:
a) Em demandas referentes aos casos de estudantes, devem-se considerar apenas o seu contexto global e fatores sociais que entram em jogo na situação-problema.
b) No campo de atuação em Psicopedagogia, uma das maiores tarefas para promover a aprendizagem humana é desmistificar uma pseudo-cidadania que aponte para os movimentos interculturais.
c) Os processos de avaliação psicopedagógicos são contínuos no diagnóstico e no pós-diagnóstico porque o aluno/aprendente sempre estará construindo novos saberes e oferecendo novas respostas às diferentes situações de aprendizagem oferecidas a partir de diferentes instrumentos de avaliação em que se considerem seus aspectos afetivos, cognitivos e emocionais.
d) O psicopedagogo deve elaborar exclusivamente as hipóteses diagnósticas geralmente centradas no próprio sujeito nos aspectos orgânicos e afetivo-cognitivos.
e) Nos processos de intervenção, são oferecidos suportes necessários para a construção da aprendizagem, considerando as condições sociais como o primeiro lastro de reconstrução da personalidade.