Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Iúna ES

Encontre aqui questões Prefeitura de Iúna ES de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ao se aproximar de um cruzamento não sinalizado, qual é a regra geral de preferência?
Mateus, Lucas e Tiago contribuíram para uma instituição de caridade, doando na proporção de 7:8:12. No total, elas contribuíram com R$ 40.500,00. Quanto a mais Tiago contribuiu do que Mateus?
Considerando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), qual a penalidade para o condutor que for flagrado dirigindo sob efeito de álcool, com uma concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 0,6 gramas?
“Em janeiro de 2024, o IBGE anunciou a alteração do termo _______________, usado desde 1991 nas pesquisas e divulgação do Censo, o qual foi substituído por ‘favelas e comunidades urbanas’.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
O processo eleitoral no Brasil passou por momentos importantes durante sua história, os quais permitiram o progresso do país nessa área. Um deles é a conquista das eleições diretas após mais de duas décadas de regime ditatorial. O primeiro presidente eleito democraticamente por voto popular no Brasil, após o período de ditadura militar, foi:
A tecnologia está presente no cotidiano da maioria das pessoas, de forma cada vez mais acessível e interativa; a Inteligência Artificial (IA), por exemplo, é uma tecnologia programada para simular a inteligência humana e está presente em vários programas e produtos auxiliando as atividades humanas. Sobre a utilização da IA, analise os itens a seguir.

I.Carros autônomos.
II.Assistentes virtuais.
III.ChatGPT.
IV.Reconhecimento facial.

São exemplos de programas ou produtos que utilizam a IA, o que se afirma em
Texto associado.
O gesso


Talvez um dia eu mande passar para o bronze; mas me afeiçoei a essa cabeça de gesso encardido que é a única lembrança material que tenho daquela que partiu.
Seus olhos brancos parecem fitar um mundo estranho, contemplar alguma coisa além das coisas deste mundo. O ar é severo, quase triste. Mas sei como fazer vibrar essa imobilidade; minha arma é a luz. É com a luz que devagar e ternamente vou passeando os olhos pela face, a testa, a orelha delicada, os cabelos presos atrás por um laço. Então é como se os músculos ainda vivessem e os cabelos ainda tivessem o brilho macio, os lábios ainda pudessem se comprimir levemente, como se ela tivesse alguma palavra a dizer e não quisesse dizê-la.
O escultor não se deixou encantar pela sua beleza; trabalhou com dura honestidade, com lenta obstinação, menos preocupado em fazer uma obra de arte em si mesma que em retratar a mulher.
Quantas vezes vi esses olhos se rindo em plena luz ou brilhando suavemente na penumbra, olhando os meus. Agora olham por cima de mim ou através de mim, brancos, regressados com ela à sua substância de deusa.
Agora ninguém mais a poderá ferir; e todos nós, desta cidade, que a conhecemos um dia e, mais que todos, aquele que mais obstinado, mais angustiosamente soube amá-la, aquele que hoje a contempla assim, prisioneira do imóvel gesso, mas libertada de toda a dor, toda a paixão tumultuária da vida – todos nós morremos um pouco na sua ausência.
Muitas vezes encontro sua lembrança em alguma esquina da cidade; subitamente me sinto viver uma tarde antiga, como se a vida tivesse voltado um instante – ouço aquela voz dizer o meu nome, o bater de seus saltos na calçada, ao meu lado. Mas são lembranças vivas, carregadas de prazer e de angústia. Doem-me. Paro um momento na rua, como se fosse para deixar a tarde antiga passar pelos meus ombros, levada pela brisa; paro um momento e regresso ao dia de hoje, com todos os jogos do destino já idos e jogados.
Mas à noite quando volto para casa, a cabeça de gesso me espera – imemorial, neutra, severa, apenas quase triste. E minha ternura é toda sossego e pureza.

(BRAGA, Rubem. Desculpem tocar no assunto. Crônicas Escolhidas. Tinta da China. Lisboa. MMXXIII.)
“Talvez um dia eu mande passar para o bronze; mas me afeiçoei a essa cabeça de gesso encardido que é a única lembrança material que tenho daquela que partiu.” (1º§). Depreende-se que o parágrafo anterior expõe:
Butantan desenvolve teste pioneiro capaz de detectar leptospirose em estágio inicial
Doença pode levar a quadros graves, como o recente do caminhoneiro que, após consumir uma manga contaminada, teve paralisia em um dos rins e foi hospitalizado por 20 dias.

Cientistas do Instituto Butantan, em São Paulo, desenvolveram uma forma inédita de diagnosticar a leptospirose ainda em estágio inicial que se mostrou superior ao teste padrão. Nos estudos, ainda preliminares, a novidade conseguiu identificar a doença em mais de 70% dos pacientes nos primeiros dias de sintomas. O micro-organismo penetra no indivíduo por meio de lesões na pele e provoca os sintomas, que podem surgir de 1 a 30 dias após a infecção. A bactéria causa um quadro febril agudo e grave, com uma letalidade que pode variar de 10% a até 70% dos casos graves. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a leptospirose é considerada subnotificada e negligenciada. A estimativa é de ocorram 500 mil novos casos a cada ano.

(Disponível em: https: oglobo. Acesso em: 13/01/2024. Adaptado.)

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda, que apresenta elevada incidência em determinadas áreas, além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves, segundo dados do Ministério da Saúde. Para evitar a disseminação da doença cuidados devem ser tomados, como o controle da proliferação dos vetores transmissores. É considerado o vetor causador da leptospirose: