Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Japonvar MG

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1 Q872079 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Movimentos Sociais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Na história da sociedade brasileira, as diferenças sociais entre brancos e negros são nítidas. Existe um evidente desequilíbrio na garantia de direitos, em prejuízo para a população negra. Além do aspecto econômico, a vulnerabilidade é verificada nos campos da educação, moradia, entre outros. Sobre esse tema, qual hipótese é CORRETA?

2 Q897794 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTA’s, Nutricionista, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com relação às doenças relacionadas à alimentação, muitas são causadas por microrganismos patogênicos, os quais podem não apenas gerar graves problemas de saúde pública, mas também acarretar perdas econômicas significativas. As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e/ou Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA) são classificadas em diversas categorias, como doenças infecciosas, toxinoses, toxinfecções, toxicoses, doenças alérgicas e doenças nutricionais. Sobre esse assunto, relacione a segunda coluna à primeira coluna.

1. Infecções 2. Toxinfecções 3. Intoxicações 4. Intoxicações não bacterianas


( ) Causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as doenças causadas por Salmonella spp., Shigella spp., Yersinia enterocolítica e Campylobacter jejuni.

( ) Causadas por microrganismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando esses se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos.

( ) Provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento. Os vômitos possivelmente estão associados a uma ação das toxinas sobre o sistema nervoso central. São causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus e Clostridium botulinum.

( ) Provocadas por agentes envolvidos com DTA, como metais pesados, agrotóxicos, fungos silvestres, plantas e animais tóxicos (exemplos: moluscos, camarões e peixes). A irritação superficial da mucosa intestinal também agrava as condições patológicas coexistentes.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo

3 Q897797 | Nutrição, Diabetes, Nutricionista, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A terapia nutricional é uma das partes mais desafiadoras do tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), com impacto decisivo na obtenção e na manutenção do controle glicêmico. Independente do tempo de diagnóstico da doença, a terapia nutricional deve fazer parte do tratamento do diabetes em todas as suas fases de tratamento. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa CORRETA.

5 Q897795 | Nutrição, Vitaminas propriedades, Nutricionista, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Esta vitamina tem seu papel muito bem reconhecido na mineralização óssea e vem se destacando por sua complexa atividade no organismo, inclusive no controle de processos metabólicos. Sugere-se que o status adequado desta vitamina contribua na proteção contra distúrbios musculoesqueléticos, doenças infecciosas, cânceres, doenças autoimunes e cardiovasculares, diabetes mellitus e disfunções neurocognitivas, sendo observado que baixas concentrações séricas se relacionam ao risco aumentado para desenvolvimento e progressão dessas doenças.
A descrição acima diz respeito à

7 Q897877 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

I- A avaliação do processo ensino-aprendizagem deve ser contínua e formativa, permitindo ajustes no percurso pedagógico conforme as necessidades dos alunos.

II- O feedback oferecido durante a avaliação é essencial para que os alunos possam refletir sobre os seus erros e acertos, favorecendo o aprendizado.

III- A padronização das avaliações é sempre recomendada, já que todos os alunos devem ser avaliados da mesma forma, independentemente de suas necessidades ou contextos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

8 Q872078 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Lucas e Gabriel são colegas de escola e, durante o recreio, costumam trocar figurinhas de jogadores de futebol. Num determinado dia, no final do recreio, Lucas tinha 32 figurinhas, o equivalente a 13 figurinhas a mais que Gabriel. Quantas figurinhas eles tinham juntos?

10 Q897859 | Pedagogia, Paulo Freire, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com base nas ideias de Paulo Freire (1987) sobre a educação e as estratégias de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.

I- Paulo Freire defende que a educação deve ser um ato de diálogo, no qual alunos, professores e famílias participam ativamente da construção do conhecimento.

II- As estratégias de aprendizagem devem ser unilaterais, com o professor sempre atuando como transmissor de informações, enquanto os alunos são meros receptores passivos.

III- Segundo Freire, a conscientização dos alunos sobre as suas próprias experiências e contextos sociais é fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas eficazes.

IV- A interação entre alunos, professores e famílias é irrelevante para a construção de estratégias de aprendizagem, pois o foco deve estar apenas no conteúdo curricular.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)