No processo de trabalho de enfermagem, o enfermeiro, ao executar a supervisão, necessita, como requisito de competência profissional, de habilidade no relacionamento com pessoas, motivação, e crença no potencial humano e na importância do envolvimento de toda a equipe em decisões relativas às rotinas de trabalho. Considerando esse perfil, a alternativa correta quanto ao contexto da supervisão de enfermagem é
a) o enfermeiro que desenvolve função de supervisão deve, durante todo o processo, desde o planejamento, iniciar a avaliação dos resultados obtidos.
b) a existência de uma política de trabalho centralizada, autoritária e tarefeira estimula a participação dos funcionários na adequação das rotinas, facilitando a função de supervisão do enfermeiro.
c) a área física inadequada não interfere na função de supervisão do enfermeiro se os recursos humanos forem bem qualificados.
d) a atividade de orientação do enfermeiro visa o desenvolvimento técnico e humano, cabendo a ele incentivar apenas funcionários em desenvolvimento de acordo com o seu perfil.