Questões de Concursos: Prefeitura de Lençóis Paulista SP

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Lençóis Paulista SP de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q915848 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Lençóis Paulista SP, OMNI, 2021

As atividades nas Instituições de educação infantil devem ser organizadas ao longo da jornada diária, da semana, do ano, considerando diferentes modalidades organizativas que levem em conta sua frequência ou encadeamento. Nesse sentido, a organização do tempo didático consiste nas seguintes modalidades organizativas:

I- Atividades permanentes; sequência de atividades.

II- Sequência de atividades; projetos didáticos.

III- Sequência de atividades; métodos didáticos.

IV- Atividades significativas; estratégia temporal espacial.

 Assinale a alternativa que possui as modalidades organizativas CORRETAS.

2 Q915843 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Lençóis Paulista SP, OMNI, 2021

A arte é uma forma de criação de linguagens. Na educação infantil temos quatro linguagens que devem ser trabalhadas: artes visuais, dança, música e teatro.

I- Na linguagem _________ é necessário que o professor possibilite o manuseio e a seleção de materiais, instrumentos, suportes e técnicas como recursos expressivos.

II- Na linguagem _________ é necessário que a criança envolva-se com sinais, ritmos e tonalidades.

III- Na linguagem __________ exige que a criança possa perceber/ler as soluções expressivas encontradas no grupo para comunicar pelo movimento a sua ideia de sentimento/pensamento.

IV- Na linguagem _______ é necessário proporcionar a criança um contexto significativo onde ela consiga representar algo ou alguém, motivada pela imaginação.

A alternativa que completa de forma CORRETA as lacunas com as linguagens da arte:

3 Q915845 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Lençóis Paulista SP, OMNI, 2021

Com relação a leitura na Educação Infantil, pode-se dizer que há necessidade de trabalhar um duplo propósito. O primeiro corresponde a ensinar conteúdos construtivos da prática social da leitura com a finalidade que o aluno possa utilizá-lo no futuro em situações não didáticas, já o segundo é da perspectiva do aluno. Os propósitos que respectivamente correspondem aos anteriormente citados são:

4 Q915841 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Lençóis Paulista SP, OMNI, 2021

Considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na educação das crianças de 0 a 3 anos, assinale a alternativa que NÃO condiz com esta faixa etária.

5 Q915844 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Lençóis Paulista SP, OMNI, 2021

As Instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças:

6 Q915842 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Lençóis Paulista SP, OMNI, 2021

As crianças brincam sozinhas ou em grupos em qualquer lugar, inclusive na creche. Uma educação de qualidade deve ofertar tempos para brincadeiras individuais e grupais. Assinale a alternativa que corresponde a uma brincadeira que pode ser feita de forma individual.

7 Q915846 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Lençóis Paulista SP, OMNI, 2021

Um bom registro do desenvolvimento das crianças na educação infantil, documenta a história dos processos de aprendizagens, a avaliação na educação infantil é realizada por:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.