Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Lins SP

Encontre aqui questões Prefeitura de Lins SP de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Assinale a alternativa em que o emprego do acento indicativo de crase obedece à norma-padrão da língua portuguesa.
Em relação às normas a serem seguidas pelos funcionários de uma cozinha, recomendadas pela Portaria do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) no 5, de 09 de abril de 2013, que aprova o regulamento técnico sobre boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação, é correto afirmar que
O merendeiro verificou que no estoque da cozinha havia alguns pacotes de queijo ralado vencidos. Assim, conforme recomendado pela portaria do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) nº 5, de 09 de abril de 2013, que aprova o regulamento técnico sobre boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação, ele
Texto associado.
Vizinha

Vizinha,
me dá um pouco da tua sopa
me deixa partilhar o azeite
e as batatas da tua ceia
estou tão triste.

A esta hora da noite
vocês são ao redor da mesa
uma família
e o vapor da sopa embaça os óculos do homem
e as crianças riem.

Sei muito bem das tuas dificuldades
que o dinheiro é pouco e a paixão já se acabou
porém, vizinha,
tua sopa cheira bem, teus filhos estão crescendo,
tens um canário e rosas
e não sabes de nada;
abre a porta, vizinha, e me admite no seio
dessa coisa que um dia eu supus acabada
que eu detesto e desejo
e não compreendo.

Por favor, por favor,
deixa-me entrar, vizinha.
Estou tão triste.


(Renata Pallottini. Cerejas, meu amor... São Paulo:
Ed. Massao Ohno, 1982. Adaptado).

A partir da leitura do poema, é correto afirmar que
De acordo com a portaria do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) no 5, de 09 de abril de 2013, que aprova o regulamento técnico sobre boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação, é um produto recomendado para higienização de hortaliças e frutas:
De acordo com a portaria do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) no 5, de 09 de abril de 2013, que aprova o regulamento técnico sobre boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação, no ato do recebimento de matérias primas, ingredientes, alimentos industrializados ou prontos para consumo, as temperaturas dos produtos que necessitam de condições especiais de conservação devem ser conferidas e registradas em planilhas próprias.

Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a temperatura máxima em que deve estar uma carne refrigerada no momento do recebimento.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente e na ordem em que se apresentam, as lacunas da frase, considerando a norma-padrão da língua.

A verba não _______à compra de qualquer material, mas ao almoço que seria realizado em homenagem aos funcionários _____________alcançaram__________ resultados.
Texto associado.
Comida que conforta


Pode ser o fim de um romance, as saudades de uma pessoa querida, uma melancolia sem razão aparente, uma crise ou a simples despedida de uma gripe. O fato é que, sentindo uma mistura de tristeza e desamparo, vem, do nada, aquela vontade de tomar a sopa que a mãe fazia, saborear o bolo de cenoura que se levava de lanche para a escola ou comer aquela barra de chocolate que há tanto tempo não fazia mais parte de uma dieta.

Esses alimentos que a alma, mais do que o corpo, parece exigir em dados momentos é a chamada comida que conforta. São pratos, iguarias ou guloseimas que trazem aconchego e bem-estar emocional. Às vezes, evocam memórias preciosas, outras vezes nos presenteiam com um sabor que anda faltando em nossas vidas. A canja de galinha que anima o doente, a taça transbordante de sorvete que nos faz esquecer, ainda que momentaneamente, as decepções da vida. E a deliciosa combinação de pão com mortadela e guaraná que nos leva de volta à infância – tudo isso é comida que conforta, comida carregada de sentimentos.

As massas são comidas que confortam clássicas, assim como os pães: alguém consegue ficar triste diante de um pãozinho fresquinho com manteiga ou uma travessa de espaguete com molho de manjericão e tomate fresco? E é bom lembrar: comida que conforta que se preze não economiza em carboidrato, gordura, açúcar e calorias. Comida que conforta tem que ser gostosa e o que é gostoso sempre vem acompanhado de calorias. Por isso conforta, nutre a alma. Mistura sabor de verdade com memórias e sentimentos.


(Leila Ferreira. Viver não dói. São Paulo: Globo, 2013. Adaptado)
Segundo informações do texto, comida que conforta é o alimento que se relaciona