Questões de Concursos: Prefeitura de Pindorama SP

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Pindorama SP de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

2 Q485274 | Geografia, Economia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A partir de 1970, surgiram novas culturas no espaço agrário brasileiro, como, por exemplo, a soja. Sobre esse produto, assinale a alternativa correta.

3 Q485204 | Geografia, Território, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Uma região produtora de algodão, de café ou trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipo europeu ou de tipo americano. Um centro urbano de negócios e as diferentes periferias urbanas. Tudo isto são paisagens, formas mais ou menos duráveis. O seu traço comum é ser a combinação de objetos naturais e de objetos fabricados, isto é, objetos sociais, e ser o resultado da acumulação da atividade de muitas gerações. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de paisagem:

4 Q471549 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Por força de sentido, como devemos tratar da motricidade sendo que ela exige a visão polissêmica, sem a qual não poderíamos estabelecer relações amplas em qualquer nível de reflexão. Talvez seja possível inserir temas filosóficos que possam referendar as questões da motricidade como a atividade humana em sua essência e nela afirmar o conceito de educação física como cultura.

6 Q482957 | Geografia, Energia e Industria, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturadas em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos. (Octavio Ianni, Teorias da Globalização, 2002). Considerando o conceito metafórico de fábrica global de Octavio Ianni, podemos considerar como características da globalização, à exceção:

7 Q473254 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Qual é a atividade da Educação Física que é uma forma que procura resgatar o movimento humano na sua totalidade, buscando desenvolver suas capacidades físicas e habilidades motoras individualmente, de acordo com as possibilidades do aluno, ela também exige trabalho em grupo, favorecendo odesenvolvimento da criatividade e da socialização, exigindo disciplina, respeito e colaboração (TUBINO, 2000).

8 Q484576 | Geografia, Geopolítica, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Analise o trecho da música abaixo:

Casas pré-fabricadas canadenses

Feitas com madeira colombiana

Multinacionais japonesas Instalam empresas em Hong-Kong

E produzem com matéria prima brasileira

Para competir no mercado americano

O trecho acima, da música “Disneylândia” dos Titãs, evoca uma das principais características do mundo moderno:

10 Q472927 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

As competições escolares, internas ou externas, ainda mobilizam discussões no campo da educação física escolar. A Revista Movimento dedicou vários números a essa discussão. O fenômeno esportivo está presente no cotidiano e é inegável o fascínio que exerce entre os estudantes. De modo geral, as propostas para a educação física defendem a não reprodução na escola do esporte de rendimento. De fato, as condições e o tempo semanal destinado às aulas de educação física impossibilitam realizar seriamente o treinamento esportivo. A intensidade, o volume, a cobrança e as expectativas sobre um grupo de alto nível em nenhum momento se assemelham à nossa realidade escolar; portanto, sessões de treinamento de alto nível na aula de educação física não podem existir. Teriam que ser criados horários alternativos de treinamento para grupos selecionados. Contudo, a competição escolar é um recurso de animação. O que é que o treinamento requer para que tenhamos uma competição que agrade os alunos e que é difícil para o professor encontrar em uma sala de aula?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.