A educação de surdos, ancorada em fundamentos bilíngues e interculturais, pressupõe práticas
pedagógicas que valorizem a língua de sinais como L1, reconhecendo a experiência visual, os aspectos culturais e a
construção identitária como elementos centrais do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, analise as
assertivas a seguir, considerando as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva e os estudos sobre didática cultural surda, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A epistemologia visual, constitutiva da experiência surda, demanda a reorganização dos espaços pedagógicos, das
linguagens utilizadas e dos recursos didáticos, o que desafia os modelos escolares que se baseiam na oralidade.
( ) A presença de docentes ouvintes com domínio técnico do conteúdo curricular assegura o acesso linguístico pleno
dos estudantes surdos, desde que tenham apoio de profissionais do AEE.
( ) A inclusão da Libras como língua de instrução implica não apenas sua tradução funcional em sala de aula, mas o
reconhecimento de seu papel na mediação do conhecimento e na afirmação da identidade cultural surda.
( ) A presença de professores surdos nas escolas bilíngues representa não apenas um suporte linguístico, mas
também um marcador simbólico de pertencimento e valorização da diferença.
( ) A escrita como primeira estratégia de ensino reforça a autonomia linguística dos alunos surdos e é recomendada
em contextos escolares bilíngues, desde que acompanhada de atividades em Libras.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
✂️ a) V – F – V – V – F. ✂️ b) F – V – F – F – V. ✂️ c) V – F – V – V – V. ✂️ d) F – V – V – F – V. ✂️ e) V – V – F – F – F.