Questões de Concursos Prefeitura de Porto Alegre RS

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1Q1022753 | Inglês, Verbos Verbs, Professor Língua Inglesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Analyze the statements below:

I. In “You must buy a ticket to enter the museum”, the word “must” indicates an obligation.
II. In “You don’t have to go to the meeting if you’re busy”, the use of “don’t have to” indicates a prohibition.
III. In “You must read this, I’m sure you’ll find it interesting”, “must” indicates a strong recommendation, but not an obligation.

Which ones are correct?
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2Q1022754 | Inglês, Discurso Direto e Indireto Reported Speech, Professor Língua Inglesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Which of the alternatives below is NOT an example of a correctly written indirect question?
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3Q1022755 | Inglês, Pronomes Pronouns, Professor Língua Inglesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Analyze the sentences below:

I. Jimmy, ________ sister is really sweet, just got in a fight with his classmate.
II. These are the books and authors ________ our professor recommended.
III. That house, ________ was built in 1970, used to belong to my family.

Mark the alternative that fills in, correctly and respectively, the blanks in the sentences above.
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4Q1017464 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Segundo o art. 6º, parágrafo único, da Lei nº 14.704/2023, são atribuições do profissional tradutor, intérprete e guia-intérprete da Libras:

I. Intermediar a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da Libras para a língua oral e vice-versa.
II. Intermediar a comunicação entre surdos e por meio da Libras para outra língua de sinais e vice-versa.
III. Traduzir textos escritos, orais ou sinalizados da língua portuguesa para a Libras e outras línguas de sinais e viceversa.

Quais estão corretas?
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5Q1017465 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A literatura surda é uma forma de expressão artística que se manifesta principalmente por meio da ___________ e da experiência visual dos surdos. De acordo com Lodenir Karnopp (2008), a literatura surda tem uma tradição histórica semelhante à literatura ___________ das comunidades ouvintes, mas se diferencia pelo uso da ___________ e pelo forte componente ____________ na sua transmissão.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
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6Q1017466 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A educação de surdos, ancorada em fundamentos bilíngues e interculturais, pressupõe práticas pedagógicas que valorizem a língua de sinais como L1, reconhecendo a experiência visual, os aspectos culturais e a construção identitária como elementos centrais do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, analise as assertivas a seguir, considerando as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e os estudos sobre didática cultural surda, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A epistemologia visual, constitutiva da experiência surda, demanda a reorganização dos espaços pedagógicos, das linguagens utilizadas e dos recursos didáticos, o que desafia os modelos escolares que se baseiam na oralidade.
( ) A presença de docentes ouvintes com domínio técnico do conteúdo curricular assegura o acesso linguístico pleno dos estudantes surdos, desde que tenham apoio de profissionais do AEE.
( ) A inclusão da Libras como língua de instrução implica não apenas sua tradução funcional em sala de aula, mas o reconhecimento de seu papel na mediação do conhecimento e na afirmação da identidade cultural surda.
( ) A presença de professores surdos nas escolas bilíngues representa não apenas um suporte linguístico, mas também um marcador simbólico de pertencimento e valorização da diferença.
( ) A escrita como primeira estratégia de ensino reforça a autonomia linguística dos alunos surdos e é recomendada em contextos escolares bilíngues, desde que acompanhada de atividades em Libras.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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7Q1017467 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A morfologia da Libras apresenta características distintas das línguas orais, incluindo processos específicos de formação de sinais, como derivação, flexão e composição. Considerando os conceitos da morfologia da Libras, analise as assertivas abaixo:

I. A derivação na Libras envolve a adição de morfemas que modificam o significado do sinal base, podendo incluir modificações no movimento, na configuração de mão e na expressão facial.
II. A flexão morfológica na Libras é baseada exclusivamente na ordem sequencial dos sinais e não utiliza elementos simultâneos para indicar concordância verbal ou pluralização.
III. A composição é um processo no qual dois ou mais sinais se combinam para formar um novo termo lexical, sendo um dos mecanismos de expansão do léxico da Libras.
IV. Os morfemas livres em Libras correspondem aos sinais que podem ser usados isoladamente e ainda manter significado completo, enquanto os morfemas presos exigem associação com outros sinais.
V. Em Libras, a derivação e a flexão ocorrem da mesma maneira do que nas línguas orais, sem distinções quanto à simultaneidade ou estrutura tridimensional do espaço de sinalização.

Quais estão corretas?
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8Q1017468 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Em consonância com os estudos da Linguística Cognitiva e da gramática visual-espacial das línguas de sinais, compreende-se que o uso da metáfora em Libras não segue os mesmos padrões formais das línguas orais, embora atue de maneira igualmente estruturante na organização do pensamento. As metáforas sinalizadas envolvem operações de iconicidade, espacialização e abstração visual que articulam o corpo, o espaço e o gesto como elementos construtores de sentido. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa que melhor representa a dinâmica metafórica na Libras.
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9Q1017469 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Sobre a iconicidade na Libras, analise as assertivas abaixo:

I. A iconicidade se refere à transparência entre o sinal e o significado, sendo que os sinais icônicos são universais entre as diferentes línguas de sinais.
II. Os sinais icônicos apresentam alguma semelhança visual com o conceito representado, mas ainda assim são convencionais dentro de cada comunidade linguística.
III. A presença de iconicidade na Libras elimina a necessidade de aprendizado formal, pois os sinais são autoexplicativos.
IV. Embora muitas palavras em Libras tenham origem icônica, essa característica pode se perder ao longo do tempo devido ao processo de convencionalização.
V. A iconicidade em Libras ocorre em diferentes níveis, podendo estar presente tanto na forma do sinal quanto na estrutura gramatical da língua.

Quais estão corretas?
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10Q1027470 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Bloco I, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Assinale a alternativa que apresenta uma proposição lógica.
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11Q1027471 | Raciocínio Lógico, Proposições Categóricas, Bloco I, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Considere a afirmação: “todos os contadores aprovados no exame de certificação do Conselho Regional de Contabilidade são proficientes”. Considerando que essa frase é falsa, então é verdade que:
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12Q1045927 | Legislação Municipal, Legislação do Município de Porto Alegre Rio Grande do Sul, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Concurso público é o processo desenvolvido com o objetivo de selecionar candidatos à nomeação em cargos de provimento efetivo, constituindo-se de provas e/ou de provas e títulos, na forma do respectivo edital de abertura. Nesses termos, após a devida aprovação no certame, uma vez nomeado e empossado no cargo, o candidato passa a ser servidor público, sujeitando-se, para tanto, às regras e disposições constantes das legislações regulatórias. O Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre (Lei Complementar nº 133/1985) prevê que os cargos públicos municipais deverão ser criados por ______________. O mesmo diploma legal ainda estabelece que __________ é o agrupamento de cargos da mesma profissão ou atividade e do mesmo nível de dificuldade. Por fim, tem-se que a ____________ é a forma de ascensão funcional dentro de tal agrupamento.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
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13Q1045928 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Legislação do Município de Porto Alegre, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Nos termos da Lei Municipal nº 6.151/1988, que trata do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Porto Alegre, o regime normal de trabalho da carreira do magistério é de 20 horas semanais, cumpridas no exercício das atribuições próprias do cargo de professor ou especialista em educação na Secretaria Municipal de Educação. Segundo o mesmo diploma legal, o regime de trabalho dos especialistas em educação e professores que desempenham suas atividades à noite será de quantas horas semanais?
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14Q1045929 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Com base na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A educação é um direito social.
( ) É livre a associação profissional ou sindical, observados os requisitos legais, dentre eles, a vedação da criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município.
( ) Os Municípios atuarão prioritariamente no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, ficando a cargo dos Estados e do Distrito Federal a atuação prioritária no Ensino Fundamental e Médio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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15Q1045930 | Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos Pndh, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), a educação em direitos humanos é compreendida como um processo:
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16Q1045931 | Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos Pndh, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

“A implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos visa, sobretudo, difundir a cultura de direitos humanos no país. Essa ação prevê a disseminação de valores solidários, cooperativos e de justiça social, uma vez que o processo de democratização requer o fortalecimento da sociedade civil, a fim de que seja capaz de identificar anseios e demandas, transformando-as em conquistas que só serão efetivadas, de fato, na medida em que forem incorporadas pelo Estado brasileiro como políticas públicas universais” (Ministério dos Direitos Humanos, 2018). São objetivos gerais elencados no PNEDH, EXCETO:
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17Q1045932 | Pedagogia, Educação Especial, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A Lei Federal nº 13.146/2015 determina que é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência e negligência. Nesse sentido, o art. 28 da mesma Lei estabelece que incumbe ao Poder Público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar o(a):

1. Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
2. Oferta de medidas individualizantes que possibilitem o regramento do desenvolvimento educacional e social dos alunos com deficiência, disciplinando o acesso e o ensino nas escolas de Educação Básica.
3. Projeto pedagógico que institucionalize o Atendimento Educacional Especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.
4. Adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, vocacionais e profissionais, levando-se em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
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18Q1045933 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Segundo a Lei Federal nº 13.146/2015, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial e realizada por uma equipe:
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19Q1045934 | Pedagogia, Legislação da Educação, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

O Decreto Federal nº 11.556/2023 instituiu o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. No art. 3º do documento, é exposto como um dos princípios do Compromisso o(a):
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20Q1045935 | Pedagogia, Legislação da Educação, Língua Portuguesa, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

De acordo com o art. 12 do Decreto Federal nº 11.556/2023, as estratégias de implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada serão operacionalizadas por meio de políticas, programas e ações integradas nos seguintes eixos estruturantes:

I. Regionalização da governança e dos objetivos da política de alfabetização.
II. Formação de profissionais da educação e melhoria das práticas pedagógicas e de gestão escolar.
III. Premiação e segmentação das boas práticas.

Quais estão corretos?
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