Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Pouso Alegre MG

Resolva online questões de Prefeitura de Pouso Alegre MG para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q872742 | Legislação Federal, Auxiliar de Serviços Gerais Pronto Atendimento, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, Ensino Fundamental, 2024

Criada em 1991, a Lei Federal de Incentivo à Cultura é uma ferramenta criada pelo Governo Federal com o objetivo de estimular e fomentar a produção, a preservação e a difusão cultural. Trata-se da Lei popularmente conhecida como:

2 Q864700 | Noções de Informática, Microsoft Excel, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, Ensino Fundamental, 2024

Usualmente empregada no Microsoft Excel para contar o número de células que atendam a um critério estipulado, tal como determinar a frequência que um item aparece em uma lista. Essa função é importante para analisar dados e automatizar a contagem de informações com base em condições estabelecidas pelo usuário. Conforme descrito anteriormente, a função mencionada é:

3 Q872450 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, Ensino Fundamental, 2024

Os números são classificados e divididos em conjuntos numéricos dependendo das suas características. Dentre esses conjuntos numéricos temos os naturais () , inteiros () , racionais () , irracionais (I) e reais () . Dadas as afirmativas sobre operações feitas com os elementos dos conjuntos numéricos, assinale a verdadeira.

4 Q872456 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas e Operadores Lógicos, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, Ensino Fundamental, 2024

Uma pesquisa feita com 500 alunos de uma escola municipal mostrou que a quantidade de alunos que têm afinidade com língua portuguesa é igual a 4 vezes a quantidade de alunos que têm afinidade com matemática. Além disso, 20 alunos disseram ter afinidade com as duas disciplinas e 120 disseram não ter afinidade com nenhuma delas. A quantidade de alunos que têm afinidade com matemática é igual a:

5 Q872740 | Matemática, Auxiliar de Serviços Gerais Pronto Atendimento, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, Ensino Fundamental, 2024

Os números são classificados e divididos em conjuntos numéricos dependendo das suas características. Dentre esses conjuntos numéricos temos os naturais ( ) , inteiros ( ) , racionais ( ) , irracionais (I ) e reais ( ) . Dadas as afirmativas sobre operações feitas com os elementos dos conjuntos numéricos, assinale a verdadeira.

7 Q864692 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, Ensino Fundamental, 2024

“Completou 80 anos, no começo deste ano, o fotografo brasileiro ____________ considerado um dos maiores fotógrafos mundiais, recebendo os principais prêmios de fotografia do mundo. Uma obra de destaque é o ‘Gênesis’, de 2013, que revela aspectos da natureza pelo mundo e que vendeu 100 mil cópias, além do recém-lançado ‘Amazônia Touch’, com imagens em Braile. As fotografias em branco-e-preto são marcas registradas do fotógrafo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

8 Q872451 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, Ensino Fundamental, 2024

Uma fábrica de automóveis está planejando aumentar sua produtividade em um período de dois anos. O objetivo é que, ao final do primeiro ano, o número de veículos produzidos aumente 10% em relação à produção atual e, ao final do segundo ano, deseja- -se que o número de veículos produzidos aumente 20% em relação ao número alcançado no final do primeiro ano. Se os objetivos forem plenamente alcançados e ao final dos dois anos o número de veículos produzidos passar a ser 330.000 unidades, qual a quantidade de veículos eles estão produzindo atualmente?

9 Q864699 | Noções de Informática, Redes de Computadores, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, Ensino Fundamental, 2024

Essa nova tecnologia oferece mais velocidade de conexão em rede banda larga, permitindo uma transmissão de dados mais eficiente e confiável. Isso impulsiona a experiência do usuário, proporcionando uma navegação na internet mais fluida, downloads mais rápidos e streaming de alta qualidade. Além disso, a latência mínima possibilita uma interação em tempo real, abrindo portas para avanços em aplicações como realidade virtual, saúde digital e automação industrial. Trata-se da tecnologia: 

10 Q872457 | Matemática, Aritmética e Problemas, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, Ensino Fundamental, 2024

Para a construção de um jogo de tabuleiro matemático foi escolhido o sólido geométrico icosaedro como dado. O icosaedro é um sólido de 20 faces, sendo que, para a construção do dado, cada face recebeu um número de 1 a 20. Em determinada fase do jogo, para completar um desafio, o jogador deveria arremessar o dado e encontrar um número que seja divisor de 72. A probabilidade do jogador conseguir completar o desafio é de: