Questões de Concursos: Prefeitura de Santana da Vargem MG

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de Santana da Vargem MG de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q915058 | Português, Travessão, Operador de Máquinas Leves, Prefeitura de Santana da Vargem MG, Instituto Consulplan, 2023

Texto associado.

Distância


Em uma cidade há um milhão e meio de pessoas; em outra há outros milhões: e as cidades são tão longe uma de outra que nesta é inverno quando naquela é verão. Em cada uma dessas cidades há uma pessoa; e essas duas pessoas tão distantes acaso pensareis que podem cultivar em segredo, como plantinha de estufa, um amor a distância?

Andam em ruas tão diferentes e passam o dia falando línguas diversas; cada uma tem em torno de si uma presença constante e inumerável de olhos, vozes, notícias. Não se telefonam nunca; é tão caro, e além disso, que se diriam? Escrevem-se. Mas uma carta leva dias para chegar; ainda que venha vibrando, cálida, cheia de sentimento, quem sabe se no momento em que é lida já não poderia ter sido escrita? A carta não diz o que a outra pessoa está sentindo, diz o que sentiu na semana passada… e as semanas passam de maneira assustadora, os domingos se precipitam mal começam as noites de sábado, as segundas retornam com veemência gritando — “outra semana!” —, e as quartas já têm um gosto de sexta, e o abril de de-já-hoje quando se viu era mudado em agosto…

Sim, há uma frase na carta cheia de calor, cheia de luz, mas a vida presente é traiçoeira e os astrônomos não dizem que muita vez ficamos como patetas a ver uma linda estrela jurando pela sua existência — e, no entanto, há séculos ela se apagou na escuridão do caos, sua luz é que custou a fazer a viagem? Direis que não importa a estrela em si mesma, e sim a luz que ela nos manda — e eu vos direi: amai para entendê-las!

Ao que ama o que lhe importa não é a luz nem o som, é a própria pessoa amada mesma, o seu vero cabelo, e o vero pelo, o osso de seu joelho, sua terna e úmida presença carnal, o imediato calor; é o de hoje, o agora, o aqui — e isso não há.

Então a outra pessoa vira retratinho no bolso, borboleta perdida no ar, brisa que a testa recebe na esquina, tudo o que for eco, sombra, imagem, nada, um pequeno fantasma, e nada mais. E a vida de todo dia vai gastando insensivelmente a outra pessoa, hoje lhe tira um modesto fio de cabelo, amanhã apenas passa a unha de leve fazendo um traço branco na sua coxa queimada pelo sol, de súbito a outra pessoa entra em fading um sábado inteiro, está se gastando, perdendo seu poder emissor a distância.

Cuidais amar uma pessoa, e ao fim vosso amor é um maço de papéis escritos no fundo de uma gaveta que se abre cada vez menos… Não ameis a distância, não ameis, não ameis!

(Rubem Braga. In: 200 Crônicas Escolhidas. Editora Record, 2010.

Adaptado.)

No trecho “Ao que ama o que lhe importa não é a luz nem o som, é a própria pessoa amada mesma, o seu vero cabelo, e o vero pelo, o osso de seu joelho, sua terna e úmida presença carnal, o imediato calor; é o de hoje, o agora, o aqui — e isso não há.” (4º§), o uso do travessão se justifica por:

2 Q915068 | Administração de Materiais, Previsão e Custos dos Estoques, Zelador de Patrimônio, Prefeitura de Santana da Vargem MG, Instituto Consulplan, 2023

Todo início de estudo dos estoques está pautado na previsão do consumo do material. A previsão de consumo ou da demanda estabelece tais estimativas futuras dos produtos acabados comercializados pela empresa. Define, portanto, quais, quanto e quando esses produtos serão comprados pelos clientes. As informações básicas que permitem decidir quais serão as dimensões e a distribuição no tempo da demanda dos produtos acabados podem ser classificadas em duas categorias: quantitativas e qualitativas. Neste contexto, são consideradas categorias quantitativas, EXCETO:

3 Q915066 | Administração de Materiais, Sistemas de Controle de Estoques, Zelador de Patrimônio, Prefeitura de Santana da Vargem MG, Instituto Consulplan, 2023

A meta principal de uma empresa é maximizar o lucro sobre o capital investido em fábrica e equipamentos, em financiamentos de vendas, em reserva de caixa e em estoques. Para atingir o lucro máximo, a empresa deve usar o capital, para que ele não permaneça inativo. A função da gestão de estoques é otimizar o investimento neles, aumentando o uso eficiente dos meios internos da empresa, minimizando as necessidades de capital investido. O problema de um dimensionamento de estoques reside na relação entre, EXCETO:

4 Q915067 | Administração de Materiais, Zelador de Patrimônio, Prefeitura de Santana da Vargem MG, Instituto Consulplan, 2023

Cotação de preços é o processo de pesquisa, avaliação e escolha dos melhores fornecedores e prestadores de serviços para suprir uma determinada necessidade da organização. A cotação deverá conter, EXCETO:

5 Q915064 | Gestão de Pessoas, Zelador de Patrimônio, Prefeitura de Santana da Vargem MG, Instituto Consulplan, 2023

As empresas contemporâneas apoiam a capacidade de seus colaboradores de trabalhar em equipe, sendo este um dos principais critérios considerados nos processos de seleção. Afirmam que além das competências técnicas, o respeito, a integridade e o trabalho em equipe são importantes fatores considerados nos processos seletivos. Para estas organizações uma equipe precisa ter diferentes capacidades como, EXCETO:

6 Q915063 | Ética na Administração Pública, Zelador de Patrimônio, Prefeitura de Santana da Vargem MG, Instituto Consulplan, 2023

“A avaliação da responsabilidade social de uma organização envolve seu relacionamento com o mundo externo; ética é um termo mais genérico, que envolve tanto os relacionamentos internos quanto os externos, e pode ser definida como o estudo do modo pelo qual nossas decisões afetam as outras pessoas.” O sistema ético que comporta posições relativas, ou seja, em determinadas situações a honestidade pode prevalecer em detrimento da amizade, ou vice-versa, é caracterizado como

7 Q915069 | Gestão de Pessoas, Zelador de Patrimônio, Prefeitura de Santana da Vargem MG, Instituto Consulplan, 2023

Os conflitos entre grupos nas organizações são algo inevitável. Em virtude da diferenciação que existe nas organizações complexas da atualidade, a integração e a coordenação de diversos grupos podem ser difíceis. Existem várias maneiras nas quais os grupos lidam com os conflitos. Sobre o tema, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Evitar.

2. Competir.

3. Acomodar.

4. Comprometer-se.

5. Colaborar.

( ) Um modo assertivo e cooperativo de atender aos anseios de ambos os grupos. Esta satisfação mútua envolve a concordância em enfrentar o conflito, identificar as preocupações de cada um dos grupos e solucionar problemas para encontrar alternativas que satisfaçam ambos.

( ) Uma posição não assertiva, cooperativa, na qual um grupo procura resolver os problemas do outro, negligenciando suas próprias preocupações ou metas.

( ) Uma abordagem intermediária, na qual se busca uma satisfação parcial por meio de uma posição neutra, que envolva sacrifício mútuo. Esta situação é intermediária entre a assertividade e a cooperatividade, porque cada grupo faz algumas concessões, mas também recebe algumas concessões do outro.

( ) Uma abordagem não assertiva e não cooperativa, na qual ambos os grupos negligenciam as preocupações envolvidas, desviando-se da questão ou adiando o conflito, optando por não tratar de resolvê-lo.

( ) Um modo dissertivo, não cooperativo, no qual cada grupo tenta atingir suas próprias metas à custa do outro, por meio de discussão, uso da autoridade, ameaças oumesmo força física.

A sequência está correta em

8 Q915055 | Português, Divisão Silábica, Operador de Máquinas Pesadas, Prefeitura de Santana da Vargem MG, Instituto Consulplan, 2023

Texto associado.

A moça tecelã

Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrás das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear.

Nada lhe faltava. Na hora da fome, tecia um lindo peixe, com cuidado de escamas. E eis que o peixe estava na mesa, pronto para ser comido. Se sede vinha, suave era a lã cor de leite que entremeava o tapete. E à noite, depois de lançar seu fio de escuridão, dormia tranquila.

Tecer era tudo o que fazia. Tecer era tudo o que queria fazer.

Mas tecendo e tecendo, ela própria trouxe o tempo em que se sentiu sozinha, e pela primeira vez pensou como seria bom ter um marido ao seu lado.

Não esperou o dia seguinte. Com o capricho de quem tenta uma coisa nunca conhecida, começou a entremear no tapete as lãs e as cores que lhe dariam companhia. E aos poucos seu desejo foi aparecendo, chapéu emplumado, rosto barbado, corpo aprumado, sapato engraxado.

Aquela noite, deitada contra o ombro dele, a moça pensou nos lindos filhos que teceria para aumentar ainda mais a sua felicidade.

E feliz foi, durante algum tempo. Mas se o homem tinha pensado em filhos, logo os esqueceu. Porque, descoberto o poder do tear, em nada mais pensou a não ser nas coisas todas que ele poderia lhe dar.

– Uma casa melhor é necessária – disse para a mulher.

Mas pronta a casa, já não lhe pareceu suficiente.

– Para que ter casa, se podemos ter palácio?

Dias e dias, semanas e meses trabalhou a moça tecendo tetos e portas, e pátios e escadas, e salas e poços. A neve caía lá fora, e ela não tinha tempo para chamar o sol. A noite chegava, e ela não tinha tempo para arrematar o dia. Tecia e entristecia, enquanto sem parar batiam os pentes acompanhando o ritmo da lançadeira.

Afinal o palácio ficou pronto.

Sem descanso tecia a mulher os caprichos do marido, enchendo o palácio de luxos, os cofres de moedas, as salas de criados. Tecer era tudo o que fazia.

Tecer era tudo o que queria fazer.

E tecendo, ela própria trouxe o tempo em que sua tristeza lhe pareceu maior que o palácio com todos os seus tesouros. E pela primeira vez pensou como seria bom estar sozinha de novo.

Segurou a lançadeira ao contrário, e, jogando-a veloz de um lado para o outro, começou a desfazer o seu tecido. Desteceu os cavalos, as carruagens, as estrebarias, os jardins.

Depois desteceu os criados e o palácio e todas as maravilhas que continha.

E novamente se viu na sua casa pequena e sorriu para o jardim além da janela.

A noite acabava quando o marido, estranhando a cama dura, acordou e, espantado, olhou em volta.

Não teve tempo de se levantar. Ela já desfazia o desenho escuro dos sapatos, e ele viu seus pés desaparecendo, sumindo as pernas. Rápido, o nada subiu-lhe pelo corpo, tomou o peito aprumado, o emplumado chapéu.

Então, como se ouvisse a chegada do sol, a moça escolheu uma linha clara. E foi passando-a devagar entre os fios, delicado traço de luz, que a manhã repetiu na linha do horizonte.


(Marina Colasanti. A moça tecelã. In: ___. Doze reis e a moça no labirinto do vento. São Paulo: Global, 2006. Fragmento.)

A separação silábica, também chamada de divisão silábica, é a delimitação das palavras em sílabas, cuja ação é marcada pelo hífen. A divisão silábica das palavras transcritas do texto NÃO está correta em:

9 Q915071 | Gestão de Pessoas, Zelador de Patrimônio, Prefeitura de Santana da Vargem MG, Instituto Consulplan, 2023

Com base nos estudos de Hawthorne, os observadores fizeram importantes descobertas sobre como o comportamento individual é influenciado por normas coletivas. O grupo de trabalhadores determinou o resultado ideal do trabalho a ser realizado e instituiu normas, para que o desempenho individual ficasse dentro dos limites estabelecidos. Isso foi conseguido porque na integração dos colaboradores as competências técnicas e sociais se complementam e promovem um resultado favorável. Em geral, os membros do grupo compartilham características comuns como, EXCETO:

10 Q915072 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Zelador de Patrimônio, Prefeitura de Santana da Vargem MG, Instituto Consulplan, 2023

A chave da comunicação eficaz é evitar os diversos tipos de falhas de comunicação. Devido à probabilidade de ocorrer alguma distorção, a comunicação eficaz exige uma troca de informações ativa e bidirecional. Ao aceitarem a legitimidade dos sentimentos de outra pessoa e tentarem compreender uma mensagem no contexto destes sentimentos, as pessoas podem começar a reforçar a exatidão da comunicação. Podemos afirmar que esta ação é caracterizada por:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.