Questões de Concursos: Prefeitura de São João Nepomuceno MG

Prepare-se para a prova com questões de Prefeitura de São João Nepomuceno MG de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q871062 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

Sobre o funcionamento da Câmara Municipal de São João Nepomuceno, à Luz da Lei Orgânica Municipal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Cada Legislatura terá duração de quatro anos, correspondendo cada ano a uma Sessão Legislativa, que se desenvolverá sempre de 1º de janeiro a 30 de junho e de 20 de julho a 20 de dezembro, independentemente de convocação.

( ) As reuniões ordinárias da Câmara Municipal ocorrerão sempre na primeira terça-feira de cada mês, independentemente de convocação.

( ) As reuniões ordinárias, quando recaírem em feriados ou ponto facultativo, deverão ser realizadas entre dois dias úteis imediatamente anteriores ou posteriores.

( ) A Câmara Municipal de São João Nepomuceno se reunirá em sessões preparatórias, ordinárias, extraordinárias, solenes e itinerantes.

A sequência está correta em

3 Q871070 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

Um caso suspeito de malária refere-se a toda pessoa residente em (ou que tenha se deslocado para) área onde haja possibilidade de transmissão de malária, no período de 8 a 30 dias anterior à data dos primeiros sintomas, e que apresente febre, acompanhada ou não dos seguintes sintomas: cefaleia, calafrios, sudorese, cansaço, mialgia; ou, toda pessoa submetida ao exame para malária durante investigação epidemiológica. Nesse sentido, a vigilância epidemiológica desempenha um papel crucial na prevenção e controle da malária, monitorando a incidência da doença e implementando estratégias eficazes para reduzir a transmissão e proteger as comunidades afetadas. São considerados objetivos da vigilância epidemiológica em relação à malária:

4 Q871060 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

O Município, hipoteticamente, vem enfrentando uma crise financeira, sendo incapaz de arcar com todos os seus compromissos financeiros. Diante de tal situação, o Sr. Prefeito resolve estabelecer o aumento nas alíquotas de IPTU, para aquele ano, sem, contudo, observar os trâmites e determinações legais estabelecidos para tal aumento, sem a edição de uma lei que majorasse tal imposto. Considerando a situação narrada e o que determina a Lei Orgânica Municipal, estamos diante de:

5 Q871061 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

Sobre as vedações ao Município estabelecidas na Lei Orgânica Municipal, é correto afirmar que:

6 Q871064 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

Compete privativamente ao Prefeito Municipal, EXCETO:

7 Q871065 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

Jucélia, servidora pública efetiva do Município de São João Nepomuceno, foi flagrada por seu superior hierárquico fazendo as unhas durante o horário de expediente, em famoso salão de beleza da cidade. Sua chefia imediata não tinha conhecimento de tal compromisso, acreditando que Jucélia encontrava-se em trabalho externo no momento do ocorrido. Diante de tal situação, Jucélia foi:

8 Q871067 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

Dulce, servidora pública municipal, foi colocada em disponibilidade, tendo em vista que seu cargo efetivo foi extinto. Todavia, recebia integralmente sua remuneração. Após certo período, Dulce foi convocada para retornar à atividade, em novo cargo com atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado, entrando em exercício no prazo legal. A situação vivenciada por Dulce, de retorno ao trabalho, é conhecida como:

9 Q895237 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

A organização curricular da educação infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
(MEC, BNCC, 2018, p. 32.)

Analise o contexto a seguir.

O Nepopó é feito de histórias, é feito de gente. É o resultado do esforço de um povo apaixonado pela arte. Desde 2006, no feriado prolongado de Corpus Christi, São João Nepomuceno se torna palco de grandes espetáculos.

(Nepopó, 2023.)

Certa professora leva a turma para participar do festival e assistir a uma peça teatral realizada por artistas locais. No trajeto entre a escola e o festival, que é feito a pé, as crianças vão observando a paisagem da cidade e, intencionalmente, a professora faz perguntas e comentários sobre a vida na cidade em que moram. Após o teatro, a turma participa de uma oficina teatral, onde inventam personagens e representam histórias que conhecem e também que aprendem no momento, além de uma conversa com um artista local que conta como é ser artista de teatro e convida as crianças a aprenderem mais sobre essa arte respondendo a todas as perguntas dos pequenos curiosos. Os campos de experiência da educação infantil experenciados na atividade são:

10 Q871076 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

O combate à doença de Chagas no Brasil tem passado por transformações significativas ao longo dos anos. A partir da década de 1980, o país implementou com sucesso programas de controle que reduziram drasticamente a transmissão vetorial e transfusional do Trypanosoma cruzi. No entanto, desafios permanecem, como o crescimento das áreas urbanas, que levou à reintrodução da doença em novos contextos. A vigilância deve ser constante, especialmente em áreas rurais e periurbanas, onde espécies de triatomíneos, ainda presentes, continuam a representar um risco de transmissão. Além disso, o manejo de casos crônicos e a integração de novas tecnologias diagnósticas são fundamentais para a continuidade do controle da doença de Chagas. São considerados modos de transmissão da doença de Chagas, EXCETO:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.