A organização curricular da educação infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais
são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular
que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos
conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
(MEC, BNCC, 2018, p. 32.)
Analise o contexto a seguir.
O Nepopó é feito de histórias, é feito de gente. É o resultado do esforço de um povo apaixonado pela arte. Desde 2006, no
feriado prolongado de Corpus Christi , São João Nepomuceno se torna palco de grandes espetáculos.
(Nepopó, 2023.) Certa professora leva a turma para participar do festival e assistir a uma peça teatral realizada por artistas locais. No trajeto
entre a escola e o festival, que é feito a pé, as crianças vão observando a paisagem da cidade e, intencionalmente, a professora
faz perguntas e comentários sobre a vida na cidade em que moram. Após o teatro, a turma participa de uma oficina teatral,
onde inventam personagens e representam histórias que conhecem e também que aprendem no momento, além de uma
conversa com um artista local que conta como é ser artista de teatro e convida as crianças a aprenderem mais sobre essa
arte respondendo a todas as perguntas dos pequenos curiosos. Os campos de experiência da educação infantil experenciados
na atividade são:
a) Corpo, gestos e movimento; o Eu, o outro e o nós; e traços, sons, cores e formas.
b) O Eu, o outro e o nós; traços, sons, cores e formas; e escuta, fala, pensamento e imaginação.
c) Corpo, gestos e movimento; o Eu, o outro e o nós; e espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
d) Corpo, gestos e movimento; o Eu, o outro e o nós; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; e
espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.