Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Sobradinho BA

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1 Q909323 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

O clima é o conjunto de aspectos e variáveis climáticos que atuam em determinada localidade ao longo do tempo. Ele reúne, por meio da definição de elementos e fatores atmosféricos diversos, a caracterização climática de uma região. Os principais elementos climáticos são:

2 Q909325 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Ciências, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

As mudanças climáticas são alterações que afetaram o clima de forma universal. Muitos acreditam que com essas mudanças somente a temperatura foi afetada, entretanto, com o aumento da temperatura, foram desencadeados vários fatores de alterações em toda a biosfera. Assinale a alternativa INCORRETA que apresenta ações para minimizar essas alterações.

3 Q909317 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Durante uma trilha em ambiente montanhoso, um praticante percebe uma dificuldade respiratória devido à redução da pressão atmosférica. Analise as afirmações e assinale com V para verdadeiro e F para falso.

( ) A redução da pressão atmosférica em ambientes elevados pode causar desconforto respiratório.

( ) A respiração torna-se mais fácil em altitudes elevadas devido ao ar rarefeito.

( ) O aumento da altitude não afeta o transporte de oxigênio para os tecidos musculares.

( ) A aclimatação progressiva pode ajudar o organismo a se adaptar às condições de baixa pressão atmosférica.

( ) O desconforto respiratório em ambientes montanhosos não tem relação com a fisiologia do exercício.

Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE os verdadeiros e falsos:

4 Q909312 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Como documento normativo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) legisla sobre um conjunto de aprendizagens para as redes brasileiras de ensino públicas e privadas orientando-as na elaboração de seus currículos e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, com a finalidade de garantir aos alunos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 jan. 2024

No que tange ao Ensino Fundamental, e os pressupostos apresentados pela BNCC, avalie as afirmações a seguir.

I. Atingir o objetivo de uma Base para toda a Educação Básica Brasileira por meio das dez competências gerais favorecendo que cada aluno saia da escola apto a concretizar seu projeto de vida e continuidade dos estudos.

II. Em seu documento normativo a BNNC organiza o ensino fundamental em sete áreas do conhecimento que devem serem desenvolvidas ao longo da escolaridade.

III. Atenta as suas finalidades no âmbito da educação brasileira, a BNCC está amparada nos marcos legais da Constituição Brasileira, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, entre outros.

IV. Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

V. Ao longo da Educação Básica, o processo das aprendizagens deve desenvolver, expressar, considerar e atender sobre os pressupostos da igualdade e da equidade.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

5 Q909299 | Serviço Social, Serviço Social e Controle Social, Assistente Social, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

[...] a questão social apresenta-se como um problema real, a partir do qual pode ser transformado num objeto de conhecimento e intervenção, se decifrada com os aportes da teoria do valor-trabalho, pedra angular da dinâmica da acumulação capitalista.

(MOTA, Ana Elizabete. Questão social e serviço social: um debate necessário. O Mito da assistência Social: ensaios sobre estado, política e sociedade. Cortez, 2010, p.37)

Sobre a questão social o que se pode considerar:

6 Q909315 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Ao planejar uma aula de Educação Física no Ensino Fundamental, um professor deve considerar as seguintes competências indicadas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), EXCETO:

7 Q909314 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

A Lei Nacional para as instituições de ensino públicas e privadas, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ou Lei nº 9.394/1996, disciplina a educação escolar brasileira é a principal Lei Educacional de valor referencial para os demais documentos vigentes. O que confirma o mérito da sua importância, significado e disciplinamento apenas para a educação.

LDB : Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023.

Nessa perspectiva, em seus dispositivos legais no que trata da distribuição das incumbências de natureza atributiva dos estabelecimentos de ensino e dos docentes em seus artigos 12 e 13, avalie as afirmações a seguir.

I. Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.

II. Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.

III. Estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas.

IV. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

V. Zelar pela aprendizagem dos alunos.

É CORRETO o que se afirma em:

8 Q909313 | Pedagogia, Gestão Democrática, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na década de 1990 um progresso significativo na proteção integral das crianças e dos adolescentes trouxe novas perspectivas em torno da democracia e valorização dos seus direitos. O que implicou na criação do Conselho Tutelar como um órgão público responsável para proteger e garantir de forma efetiva os direitos das crianças e adolescentes brasileiras.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 24 jan. 2024.

Considerando o Art. 56 que versa sobre os casos que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental deverão incumbir de comunicar ao Conselho Tutelar, avalie as afirmações a seguir.

I. Uso de armas, munições e explosivos.

II. Maus-tratos envolvendo seus alunos.

III. Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.

IV. Consumo de bebidas alcoólicas.

V. Elevados níveis de repetência.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

9 Q909316 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Assinale a assertiva que NÃO se relaciona a uma característica das práticas corporais de aventura:

10 Q909321 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Com base na concepção de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Educação Física Escolar, conforme proposto pela abordagem crítico-supradora de Soares et al. (1992), analise as opções a seguir e assinale aquela que melhor representa a natureza e os objetivos desse processo: