Questões de Concursos PRODESP

Resolva questões de PRODESP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q215042 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Com relação às determinações da Norma Regulamentadora (NR) nº 7 (PCMSO) e considerando as características das atividades desenvolvidas em uma empresa do setor de Construção Pesada, assinale a opção CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q215298 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

É vedado ao médico revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q164362 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

A desinfecção é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q214797 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

O perfil de morbimortalidade dos trabalhadores no Brasil, na atualidade, caracteriza–se pela coexistência de EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q216592 | Português, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

A hora do encontro

Astrônomos acham que a grande descoberta dos próximos 100 anos será a da vida fora da Terra. O Universo está cheio de ETs, avaliam, e já não parece tão difícil encontrar um deles por aí.
O cerco para captar sinais enviados do espaço por possíveis ETs inteligentes aumentou. Durante muito tempo essa missão foi encarada apenas pela Sociedade Planetária, na Califórnia, Estados Unidos, com o seu Programa de Busca de Inteligência Extraterrestre, conhecido pela sigla em inglês, Seti. Este ano, várias outras instituições se integraram à tarefa. Entre elas estão a Universidade Harvard e da Califórnia, nos Estados Unidos, o Observatório Medicina, na Itália, e a Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália. Com o reforço, será possível investigar, nos próximos vinte anos, cerca de 5 000 estrelas. É dez vezes mais do que o Seti pôde fazer, sozinho, em uma década e meia de existência. [...]
Alta, cabelos claros, bonita, 55 anos, a astrônoma Jill Tarter dedicou sua carreira ao trabalho de procurar criaturas desenvolvidas em outros mundos. [...]
Mas, se existe alguém capaz disso, esse alguém é ela. A astrônoma dirige o principal projeto do Seti, batizado de Fênix, instalado no Observatório de Arecibo, em Porto Rico (mas, de fato, operado pela Universidade Cornell, americana). O objetivo do Fênix é usar a grande antena de Arecibo para captar emissões de rádio vindas de 1 000 estrelas e em seguida analisá–las para achar algum traço incomum. [...]

Mil cópias da Terra girando pela Galáxia

Os avanços tecnológicos que impulsionam a pesquisa de sinais de ETs no Cosmo prometem transformar 2012 num ano de grandes emoções. Nessa data, a Nasa planeja lançar ao espaço o Terrestrial Planet Finder, conhecido pela sigla em inglês TPF, que quer dizer descobridor de planetas terrestres. Mais ou menos na mesma época, a Agência Espacial Européia pretende decolar um irmão do TPF, chamado Darwin.
Esses serão os primeiros telescópios em condições de observar planetas do tamanho da Terra que giram em volta de estrelas a mais de 500 trilhões de quilômetros daqui. Atualmente, a essa distância, só é possível detectar mundos gigantes como Júpiter, dentro do qual caberiam 1 300 planetinhas como o nosso.
Satélite–monstro de 100 metros de comprimento, o TPF ficará estacionado a mais de 1 bilhão de quilômetros do Sol para evitar que a luz da estrela ofusque as lentes do aparelho. Daí, ele deverá encontrar mais de 1 000 planetas parecidos com a Terra — acredita–se que a semelhança aumente a chance de eles serem habitados. A meta é examinar a atmosfera das centenas de cópias da Terra que deverão ser captadas. O ar pode revelar sinais de que na superfície dos planetas existam criaturas. O indício mais esperado é o oxigênio. Como esse elemento é naturalmente raro nos corpos celestes, se ele estiver presente é porque foi produzido por organismos.
Disponível em http://super.abril.com.br/tecnologia/horaencontro– 438346.shtml. Acesso em 30 abr. 2010.

Assinale a alternativa em que a redação está de acordo com a norma culta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q113680 | Informática, Banco de Dados, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Ainda com base nos conceitos de bancos de dados, assinale a alternativa que cita incorretamente uma característica da chave primária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q165393 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Entende-se risco(s) ocupacional(ais) específico(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q111377 | Informática, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Ainda tratando da solução do problema das Torres de Hanói, seguindo as mesmas regras citadas na questão anterior, assinale a alternativa que traz a seqüência que preenche o algoritmo abaixo, para atingir correta e respectivamente, o objetivo a seguir.

Objetivo:
Mover todos os discos da haste A para a haste C, utilizando o número de movimentos apresentados no algoritmo 6.
Algorítimo 6
Início
1– Mover um anel da haste __ para a haste __.
2– Mover um anel da haste __ para a haste __.
3– Mover um anel da haste __ para a haste __.
4– Mover um anel da haste __ para a haste __.
5– Mover um anel da haste __ para a haste __.
6– Mover um anel da haste __ para a haste __.
7– Mover um anel da haste __ para a haste __.
Fim

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q111378 | Informática, Banco de Dados, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

Texto para as questões 15 e 16

Na versão gratuita do SQL Server 2005 não é instalado a ferramenta responsável por toda a automatização de rotinas (jobs) do banco de dados, tais como backup, reorganização de índices, shrink dos arquivos do banco de dados.

Qual das alternativas abaixo cita um software que não é um sistema de schedulagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q165395 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Devem ser submetidos a exames audiométricos de referência e seqüenciais, no mínimo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q168213 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Uma secretária executiva de uma empresa, ao subir uma escada, sofreu um entorse no seu pé esquerdo. A auxiliar de enfermagem do ambulatório médico da empresa deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q168725 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Os limites de normalidade da Pressão arterial para uma pessoa maior de 18 anos são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q113685 | Informática, Segurança da Informação, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

O nome dado ao dispositivo que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede cuja função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra.
Esta descrição define o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q215833 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Na Diretriz III – Precedência das ações de prevenção sobre as de reparação da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, desenvolvida de modo articulado e cooperativo pelos Ministérios do Trabalho, da Previdência Social e da Saúde, são sugeridas as seguintes estratégias EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q112412 | Informática, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Analise as afirmativas a seguir, com base nos cenários mostrados nas figuras 1, 2 e 3, julgue corretamente as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa correspondente.
2014_10_07_54340bc687396.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.
I – ( ) A figura 1 é um modelo lógico que
representa a cardinalidade de 1 para N.
II – ( ) A cardinalidade representada na figura 1, leva à necessidade de definição de mais uma entidade.
III – ( ) Supondo que a figura 2 seja o resultado da criação da entidade Funcionários que tem por objetivo armazenar as informações dos funcionários de uma empresa, podemos dizer que não existem problemas de normalização, pois não existem anomalias.
IV – ( ) A entidade representada na figura 3 foi construída seguindo os critérios de normalização da Primeira Forma Normal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q165406 | Português, Crase, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

CAPÍTULO XIV / O PRIMEIRO BEIJO

Tinha dezessete anos; pungia–me um buçozinho que eu forcejava por trazer a bigode. Os olhos, vivos e resolutos, eram a minha feição verdadeiramente máscula. Como ostentasse certa arrogância, não se distinguia bem se era uma criança, com fumos de homem, se um homem com ares de menino. Ao cabo, era um lindo garção, lindo e audaz, que entrava na vida de botas e esporas, chicote na mão e sangue nas veias, cavalgando um corcel nervoso, rijo, veloz, como o corcel das antigas baladas, que o romantismo foi buscar ao castelo medieval, para dar com ele nas ruas do nosso século. O pior é que o estafaram a tal ponto, que foi preciso deitá–lo à margem, onde o realismo o veio achar, comido de lazeira e vermes, e, por compaixão, o transportou para os seus livros.
Sim, eu era esse garção bonito, airoso, abastado; e facilmente se imagina que mais de uma dama inclinou diante de mim a fronte pensativa, ou levantou para mim os olhos cobiçosos. De todas porém a que me cativou logo foi uma... uma... não sei se diga; este livro é casto, ao menos na intenção; na intenção é castíssimo. Mas vá lá; ou se há de dizer tudo ou nada. A que me cativou foi uma dama espanhola, Marcela, a "linda Marcela", como lhe chamavam os rapazes do tempo. E tinham razão os rapazes. Era filha de um hortelão das Astúrias; disse–mo ela mesma, num dia de sinceridade, porque a opinião aceita é que nascera de um letrado de Madri, vítima da invasão francesa, ferido, encarcerado, espingardeado, quando ela tinha apenas doze anos.
Cosas de España. Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, — uma pérola. (MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, s. d.)

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas do trecho a seguir: "fui ___ Rua dos Ourives, comprei ___ melhor jóia da cidade, três diamantes grandes encastoados num pente de marfim; corri ___ casa de Marcela" (Machado de Assis).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.