Questões de Concursos SABESP

Resolva questões de SABESP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q683012 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

Entre o final de 2018 e início de 2019 a empresa Renault-Nissan-Mitsubishi apareceu de modo constante na mídia nacional e internacional, fato este devido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q684037 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

Um coquetel do produto foi encontrado na água de uma em cada quatro cidades do Brasil entre 2014 e 2017. As empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 tipos que são obrigados por lei a testar. Desses, 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas.
(Disponível em: de https://www.cartacapital.com.br. Adaptado)
O texto acima faz referência à contaminação da água pelo excesso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q692486 | Informática, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

Considere as recomendações para um dispositivo utilizado em redes móveis.
Existem várias questões importantes que devem ser consideradas na escolha e configuração deste dispositivo. É muito importante determinar quais recursos de criptografia e autenticação são suportados. Outro fator importante é saber se o dispositivo possibilita upgrades de firmware, permitindo incorporar novos padrões e eventuais correções lançadas pelo fabricante. Muitos modelos vêm com configurações de fábrica que são de conhecimento público, incluindo senhas default. É extremamente importante que todas as configurações originais sejam mudadas antes de colocar este dispositivo de rede móvel em produção, incluindo: senhas de administração, SSID, chaves WEP etc.
(Adaptado de: Práticas de Segurança para Administradores de Redes Internet - NIC BR Security Office)
Um Estagiário, ao ler essas recomendações, conclui que se trata do dispositivo denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q686858 | Português, Interpretação de Textos, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.
Alerta hídrico: demanda mundial por água deve crescer 40% até 2030   
O elemento água está presente em quase tudo na Terra. Dois terços do planeta é composto por água. No entanto, apenas 2,5% é doce, e a maior parte está presa nas geleiras das calotas polares. A economia não gira e a sociedade não vive sem recursos hídricos, mas é preciso se contentar com 0,5% do suprimento disponível para uso. Contudo, a demanda mundial deverá aumentar 40% até 2030 e 55% até 2050, ano no qual se estima que mais de 40% da população mundial viverá em áreas de grave estresse hídrico. 
No Brasil, que tem a sorte de estar sobre o maior aquífero do globo, o Guarani, a demanda aumentou 80% nas últimas duas décadas, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA). A previsão do órgão é de que, até 2030, a retirada aumente 24%. “O histórico da evolução dos usos da água está diretamente relacionado ao desenvolvimento econômico e ao processo de urbanização do país”, diz estudo da agência. No entanto, o maior consumo de água é na irrigação agrícola. 
O uso da água no meio rural representa 83% da demanda de captação de água total brasileira, dos quais 72% são destinados à irrigação, prática em franca expansão no Brasil. Passou de 462 mil hectares em 1960 para 6,1 milhões de hectares em 2014, em especial por meio de pivôs centrais. “Assim, uma necessidade para o presente e o futuro é tornar mais eficiente a prática da irrigação. Estima-se hoje uma perda de 40% devido a sistemas inadequados de irrigação ou vazamentos nas tubulações”, diz o chefegeral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi. 
(Adaptado de: KAFRUNI, Simone. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. 04/03/2019)  
O trecho destacado em uma necessidade [...] é tornar mais eficiente a prática da irrigação estará corretamente substituído por: é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q687629 | Português, Pontuação, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Como vamos lidar com robôs em casa, na educação e no trabalho?
    A combinação entre a imaginação dos escritores de ficção e a tendência a aceitar desafios dos cientistas costuma gerar revoluções nas nossas vidas. Assim também foi com o surgimento dos robôs. O nome foi usado pela primeira vez em uma peça teatral da década de 1920 para designar um ciborgue ficcional que tinha como principal tarefa servir à humanidade. 
  Desde então, passamos a ver robôs em todos os lugares: nas indústrias, montando ou soldando peças; nos atendimentos telefônicos; e até nos comandos de voz que damos aos assistentes digitais dos nossos smartphones. No entanto, nem todas essas automações são exatamente robôs. “Para se tornar um robô é preciso ser físico, como um carro autônomo ou um robô de operação industrial”, frisa Flavio Tonidandel, professor do Centro Universitário FEI e pesquisador de robótica e inteligência artificial (IA). Além de ter um corpo físico, outro pré-requisito é mover-se de forma autônoma, semiautônoma ou controlada a distância, bem como ser capaz de interagir com o ambiente.
   “Existe uma grande confusão entre os conceitos de robôs e de inteligência artificial”, afirma Tonidandel. Simplificando bastante, o professor explica que a IA seria o equivalente ao cérebro do robô, capaz de dar a ele potencial de tomada de decisão, raciocínio, aprendizagem e reconhecimento de padrões. 
  O desenvolvimento interdependente entre as tecnologias de IA e robótica trouxe uma nova geração de robôs, capazes de interagir com os humanos para executar tarefas, transitar pelos mesmos lugares que as pessoas e atuar como assistentes nas tarefas do dia a dia. É a chamada robótica de serviços, que promete levar robôs para dentro de casas, empresas, hospitais e até escolas. 
  Conviver com esses seres autônomos e com tendência a nos servir, contudo, traz novas questões. A que regras eles estarão sujeitos? O que poderão (ou não) fazer? Como fica o mercado de trabalho com a robotização de serviços que hoje ainda são feitos pelos humanos? São perguntas bem difíceis de responder, mas que fazem parte da próxima fronteira para a evolução da robótica.
(Adaptado de: LAFLOUFA, Jacqueline. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. 30/05/2019) 
Com o deslocamento da expressão sublinhada em No entanto, nem todas essas automações são exatamente robôs (2º parágrafo), a frase que está pontuada corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q682766 | História, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

A ditadura militar brasileira deve ser relacionada historicamente ao contexto da Guerra Fria, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q687118 | Geografia, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

O Brasil cultivou 49,1 milhões de hectares (ha) com culturas transgênicas em 2016, um crescimento de 11% em
relação a 2015 ou o equivalente a 4,9 milhões de ha. Nenhum outro país do mundo apresentou um crescimento
tão expressivo.

                                                                                                                                                        (Disponível em: www.noticiasagricolas.com.br. Acesso em 22.mar.2019)
No Brasil, as duas principais culturas transgênicas são de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q693266 | Matemática, Números Primos, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Albertina dividiu certa quantia entre seus 3 netos, um de 11 anos, um de 12 anos e outro de 14 anos, de maneira que cada neto recebeu um valor diretamente proporcional à própria idade. Se o neto mais novo recebeu R$ 33,00, então os dois netos mais velhos receberam um total de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q689685 | Informática, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

Um Estagiário está utilizando o navegador Google Chrome, em português, em condições ideais, e deseja fazer uma pesquisa para tentar encontrar na internet a imagem de um manancial da Sabesp que está armazenada em uma pasta de seu computador. Neste caso, o Estagiário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q682009 | Português, Sintaxe, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

Atenção: Considere o texto abaixo para responder a questão.
Alerta hídrico: demanda mundial por água deve crescer 40% até 2030   
O elemento água está presente em quase tudo na Terra. Dois terços do planeta é composto por água. No entanto, apenas 2,5% é doce, e a maior parte está presa nas geleiras das calotas polares. A economia não gira e a sociedade não vive sem recursos hídricos, mas é preciso se contentar com 0,5% do suprimento disponível para uso. Contudo, a demanda mundial deverá aumentar 40% até 2030 e 55% até 2050, ano no qual se estima que mais de 40% da população mundial viverá em áreas de grave estresse hídrico. 
No Brasil, que tem a sorte de estar sobre o maior aquífero do globo, o Guarani, a demanda aumentou 80% nas últimas duas décadas, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA). A previsão do órgão é de que, até 2030, a retirada aumente 24%. “O histórico da evolução dos usos da água está diretamente relacionado ao desenvolvimento econômico e ao processo de urbanização do país”, diz estudo da agência. No entanto, o maior consumo de água é na irrigação agrícola. 
O uso da água no meio rural representa 83% da demanda de captação de água total brasileira, dos quais 72% são destinados à irrigação, prática em franca expansão no Brasil. Passou de 462 mil hectares em 1960 para 6,1 milhões de hectares em 2014, em especial por meio de pivôs centrais. “Assim, uma necessidade para o presente e o futuro é tornar mais eficiente a prática da irrigação. Estima-se hoje uma perda de 40% devido a sistemas inadequados de irrigação ou vazamentos nas tubulações”, diz o chefegeral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi. 
(Adaptado de: KAFRUNI, Simone. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. 04/03/2019)  
Ao final do 2º parágrafo, a expressão No entanto sinaliza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q686879 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

Em março de 2019, mais de 1 milhão de crianças e jovens foram às ruas em 120 países para pressionar líderes políticos e empresariais a agirem para evitar que os problemas afetem gravemente o futuro deles. A greve global de estudantes mobilizou também pais e professores no Brasil. (Disponível em: http://www.bit.ly. Adaptado)
Os protestos tiveram como alvo os problemas relacionados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q692001 | Geografia, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Considere as afirmações sobre a urbanização brasileira. 
I. O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX e teve a industrialização e o êxodo rural como fatores desencadeadores do processo. 
II. A partir de 1950, mais da metade da população das regiões Sudeste e Nordeste já se encontrava em áreas urbanas, onde era maior o número de empregos e serviços como saúde, educação e transporte. 
III. Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, percentual semelhante ao de muitos países desenvolvidos. 
Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q692513 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

No dia 2 de abril Gabriel tinha 80% do valor de que precisava para comprar uma bicicleta. No dia 3 de abril ele conseguiu mais R$ 120,80, porém a bicicleta sofreu um aumento de 12%, de maneira que ainda faltavam a Gabriel R$ 300,00 para completar o valor necessário. O preço da bicicleta no dia 2 de abril era de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q694306 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Paulo vende sorvetes de uma bola ou de duas bolas. O sorvete de duas bolas é R$ 3,00 mais caro que o sorvete de uma bola. Em uma determinada tarde, Paulo vendeu 85 sorvetes, sendo que 43 eram de uma bola. Se Paulo recebeu um total de R$ 466,00 nessa tarde, então a soma dos valores de um sorvete de uma bola e de um sorvete de duas bolas é igual a  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q693795 | Informática, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

Os atalhos no Microsoft Word 2013, em português, são uma maneira rápida de se executar comandos usados com frequência. Por exemplo, para desfazer a última operação realizada no texto, utiliza-se a combinação de teclas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q687140 | Português, Interpretação de Textos, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Atenção: Leia a crônica a seguir para responder a questão. 
O substituto da vida 

        Quando meu instrumento de trabalho era a máquina de escrever, eu me sentava a ela, punha uma folha de papel no rolo, escrevia o que tinha de escrever, tirava o papel, lia o que escrevera, fazia eventuais emendas e, se fosse o caso, batia o texto a limpo. Relia-o para ver se era aquilo mesmo, fechava a máquina, entregava a matéria e ia à vida. Se trabalhasse num jornal, isso incluiria discutir futebol com o pessoal da editoria de esporte, paquerar a diagramadora do caderno de turismo, ir à esquina comer um pastel. 
        Se estivesse numa das fases de trabalhar em casa, ao terminar de escrever eu fechava a máquina e abria um livro, escutava um disco, dava um pulo rapidinho à praia. Só reabria a máquina no dia seguinte. 
Hoje, diante do computador, termino de produzir um texto, vou à lista de mensagens para saber quem me escreveu, deleto mensagens inúteis, respondo às que precisam de resposta, eu próprio mando mensagens inúteis, entro em jornais e revistas on-line. Quando me dou conta, já é noite lá fora e não saí da frente da tela. 
        Com o smartphone seria pior ainda. Ele substituiu a caneta, o bloco, a agenda, o telefone, a banca de jornais, a máquina fotográfica, o álbum de fotos, a câmera de cinema, o DVD, o correio, a secretária eletrônica, o relógio de pulso, o despertador, o gravador, o rádio, a TV, o CD, a bússola, os mapas, a vida. É por isto que nem chego perto dele – temo que me substitua também. 

?(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 67-68)
O autor estabelece uma oposição entre “ir à vida” e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q683814 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

A taxa cresceu em 14 das 27 unidades da Federação no primeiro trimestre deste ano (2019), na comparação com o último trimestre do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas outras 13 unidades, a taxa manteve-se estável. No final de abril, o IBGE informou a taxa no Brasil no primeiro semestre: 12,7%. (Disponível em: https://www.cartacapital.com.br. Adaptado)
De acordo com os seus conhecimentos sobre o panorama da economia nacional contemporânea, a taxa mencionada na notícia é a de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q683562 | Português, Interpretação de Textos, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Texto associado.
Atenção: Leia a crônica a seguir para responder a questão. 
O substituto da vida 

        Quando meu instrumento de trabalho era a máquina de escrever, eu me sentava a ela, punha uma folha de papel no rolo, escrevia o que tinha de escrever, tirava o papel, lia o que escrevera, fazia eventuais emendas e, se fosse o caso, batia o texto a limpo. Relia-o para ver se era aquilo mesmo, fechava a máquina, entregava a matéria e ia à vida. Se trabalhasse num jornal, isso incluiria discutir futebol com o pessoal da editoria de esporte, paquerar a diagramadora do caderno de turismo, ir à esquina comer um pastel. 
        Se estivesse numa das fases de trabalhar em casa, ao terminar de escrever eu fechava a máquina e abria um livro, escutava um disco, dava um pulo rapidinho à praia. Só reabria a máquina no dia seguinte. 
Hoje, diante do computador, termino de produzir um texto, vou à lista de mensagens para saber quem me escreveu, deleto mensagens inúteis, respondo às que precisam de resposta, eu próprio mando mensagens inúteis, entro em jornais e revistas on-line. Quando me dou conta, já é noite lá fora e não saí da frente da tela. 
        Com o smartphone seria pior ainda. Ele substituiu a caneta, o bloco, a agenda, o telefone, a banca de jornais, a máquina fotográfica, o álbum de fotos, a câmera de cinema, o DVD, o correio, a secretária eletrônica, o relógio de pulso, o despertador, o gravador, o rádio, a TV, o CD, a bússola, os mapas, a vida. É por isto que nem chego perto dele – temo que me substitua também. 

?(Adaptado de: CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. Rio de Janeiro, Estação Brasil, 2018, p. 67-68)
Com o smartphone seria pior ainda. (4º parágrafo)
No contexto, a expressão sublinhada revela 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q692271 | Informática, Estagiário Ensino Médio Regular, SABESP, FCC, 2019

A Sabesp disponibiliza o e-mail [email protected] para que ocorrências de fraudes e transgressões diversas à política de segurança das informações possam ser denunciadas. Considere, hipoteticamente, que uma denúncia enviada descreveu que um certo funcionário estava fazendo ligações internas se passando por alguém da equipe de suporte técnico de TI solicitando determinadas informações para resolver um suposto problema da Sabesp.
Conclui-se, corretamente, que a denúncia se configura em um ataque do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q684082 | Matemática, Geometria Plana, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Um terreno com a forma de um quadrado tem 196 m2 de área. Para cercar esse terreno serão colocadas estacas ao longo de seus limites: uma estaca em cada um dos quatro cantos do terreno e uma estaca a cada 2 metros ao longo dos lados do terreno. O total de estacas necessárias nesse processo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.