Questões de Concursos: Secretaria de Estado de Educação AL

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1 Q320071 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE

O dia a dia de uma escola apresenta situações que deveriam acabar com preconceitos ou minimizá-los, rever atitudes e valores que estejam em desacordo com os direitos humanos. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Princípios instrucionistas ou conteudistas contribuem para as práticas de cidadania no cotidiano escolar.

2 Q544782 | Física, Teorias, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da mecânica newtoniana, julgue os itens a seguir. As leis de Newton para forças conservativas não diferenciam um tempo que flui do passado para o futuro daquele que flui do futuro para o passado, ou seja, são invariantes por inversão temporal.

3 Q384873 | Biologia, Botânica, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue os itens que se seguem. Após a dessecação, as sementes de determinadas plantas entram em estado quiescente (de repouso), enquanto as de outras plantas tornam-se dormentes.

4 Q473845 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE

Acerca da política educacional e da educação física, julgue os itens a seguir. A inserção da educação física nas escolas como disciplina obrigatória vem fazendo parte das determinações governamentais ao longo da história no Brasil a partir do século XIX.

5 Q594493 | Química, Reações, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE

Considere que, para determinar a concentração de uma solução de H2S, um químico tenha misturado uma alíquota de 20,0 mL dessa solução com 20,0 mL de uma solução-padrão de NaOH (aq) 0,430 mol/L. Após a reação de neutralização, ele determinou o excesso de NaOH na solução resultante por meio da titulação dessa solução com 20,0 mL de uma solução-padrão de HCR 0,100 mol/L, usando fenolftaleína como indicador.

Considerando essas informações e que a viragem do indicador fenolftaleína ocorra na faixa de pH entre 8,2 e 9,8, julgue os itens que se seguem.

Se, para atingir o ponto de equivalência da titulação descrita, tiverem sido gastos 16,0 mL da solução que contenha o excesso de NaOH, então infere-se que a concentração da solução de H2S é igual a 9,00 × 10-2 mol/L.

6 Q332451 | Matemática, Funções, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE

Cada j = 0, 1, …, 11 representa um mês do ano de 2017, isto é, j = 0 = janeiro, j = 1 = fevereiro, e assim sucessivamente. Se o mês j tem d dias, então j + 1/d representa o dia 1.º do mês j; j + 2/d representa o dia 2 do mês j, e assim sucessivamente, j + d/d = j + 1 representa o dia d do mês j. Dessa forma, cada dia do ano de 2017 pode ser representado por um número x do intervalo [0, 12]. Considere que, nessa representação, em cada dia x do ano de 2017, a porcentagem de água acumulada em relação à capacidade máxima do reservatório de determinada represa seja expressa pelo valor da função f(x) = x2 - 10x + 60.

A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

Sabendo-se que fevereiro de 2017 teve 28 dias, então f(1,25) é a porcentagem de água acumulada no reservatório da represa no dia 25/2/2017.

9 Q593923 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE

Com relação aos materiais utilizados nos laboratórios de ensino de química e às normas de segurança laboratoriais, julgue os itens subsequentes. Para o preparo de uma solução ácida, a conduta mais adequada e segura é despejar água no recipiente que já contenha o ácido, a fim de diluí-lo.

10 Q336897 | Matemática, Matrizes e Determinantes, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos a matrizes e sistemas lineares. Um sistema linear escrito na forma matricial PX = -X, em que P é uma matriz n × n de coeficientes constantes e X é a matriz das incógnitas, n × 1, tem solução única se, e somente se, a matriz P + I for inversível (I é a matriz identidade n × n).
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