Questões de Concursos: Secretaria de Estado de Educação SC

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1 Q323357 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

A visão contemporânea de orientação educacional aponta para o aluno como centro da ação pedagógica, cabendo ao orientador, exceto:

2 Q326955 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“Que tipo de cidadãos queremos formar? Em que direção a nossa escola deve ir? Que atividades e disciplinas devem ser organizadas para que se chegue neste lugar? Como devem ser distribuídos o tempo e os espaços de ensino e de aprendizagem? Quais os critérios de aprovação ou reprovação dos alunos nas suas séries?” O documento que comporta estas definições é o/a:

3 Q319019 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Pode-se afirmar que o supervisor é concebido como um profissional que tem a função de “orientar e de dar assistência” aos educadores mediante todos os aspectos, sejam educacionais, pedagógicos, como também sociais. O papel primordial do supervisor escolar é o de ser o mediador e colaborador das atividades educativas desenvolvidas pelo professor. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I O supervisor é um dos principais líderes do processo educativo, ou seja, é um dos grandes responsáveis pela melhoria do processo ensino-aprendizagem.

II O supervisor pedagógico deve acompanhar a prática dos docentes de maneira que os ajudem a se tornarem os supervisores da sua própria prática, ambos em constante interação, diálogo e troca de experiências para que possam contribuir para um processo de ensino e aprendizagem significativo e contextualizado.

III A ação do supervisor deve propiciar que os objetivos da educação sejam alcançados e para isso, o supervisor deve criar as condições para esta efetivação, buscando sempre se aprimorar no embasa mento teórico e prático, de forma diferenciada e inovadora.

IV Exercer liderança de sentido democrático, sob as formas de promoção do aperfeiçoamento profissional da escola e de suas atividades, buscando relações de cooperação de seu pessoal e estimulando o desenvolvimento dos professores em exercício, colocando sempre a escola mais próxima da comunidade.

4 Q325358 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Para exercer a contento a sua função o Orientador Educacional precisa, exceto:

5 Q321955 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“É claro que todo processo que necessita da participação coletiva leva a uma carga de trabalho a mais, pois é necessário prever o tempo para a preparação das atividades.” Identifique as atividades nas quais o administrador escolar deve estar envolvido e assinale a alternativa correta. Fonte Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, etapa I – caderno V – organização e gestão democrática da escola.

I Levantamento de dados ou preparo de relatórios.

II Diagnósticos para a utilização na atividade coletiva.

III Leitura de textos diversos.

IV Planejamento da atividade (participativa) e a sua realização, bem como os encaminhamentos dali extraídos.

6 Q320221 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

A reorganização dos serviços da Educação Especial é consolidada no Atendimento Educacional Especializado - AEE, que constitui a principal ação dessa modalidade no âmbito das escolas do ensino comum, de modo a assegurar aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação o acesso, a permanência, a participação e o sucesso escolar. Assim, o Atendimento Educacional Especializado – AEE é um serviço da Educação Especial que:

7 Q328706 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Ao lado da tarefa de promover o acesso dos alunos aos conhecimentos organizados nas disciplinas escolares, outros conhecimentos são também trabalhados na escola. Dentre estes se destacam os conhecimentos relativos à cidadania, ao trabalho e à cultura, que só podem ser bem adquiridos se forem trabalhados a partir do exercício do pensamento crítico e dos princípios da ética. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I Programas de ensino muito rígidos e pouco atualizados são inadequados para esta finalidade.

II Produzir um clima escolar protetivo onde estudantes, funcionários e professores se sintam respeitados produz uma ética que ensina a todos.

III Assegurar que todos os pontos de vista sejam acolhidos e que no debate os argumentos em prol do coletivo sejam evidenciados induz ao pensamento crítico.

IV Acolher a diversidade, respeitar e valorizar a cultura local são princípios para promover a ampliação do conhecimento.

8 Q322059 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“A democracia deve ser afirmada como um valor e como um processo”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?

9 Q321478 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 22.

10 Q319010 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Os problemas de evasão e de repetência estão presentes em nossas escolas há muito tempo. Estudos sobre a evasão mostram que esse fenômeno aparece estreitamente articulado com a repetência. No documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? - p.32 e 33 estão listadas algumas ações que a escola deve fazer para ajudar a combater evasão e repetência. São elas, exceto:
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