Questões de Concursos Públicos: SECTI

Encontre aqui questões de Concursos Públicos: SECTI com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

No que diz respeito à população brasileira, julgue os itens seguintes. O perfil migratório da população brasileira sofreu alterações ao longo do tempo, o que ocorreu, entre outras razões, devido ao processo de qualificação dos migrantes, que vão à busca de melhores oportunidades de trabalho.
Com relação à geografia urbana no Brasil, julgue os itens que se seguem. A crescente utilização no campo de produtos oriundos do meio urbano, como o crédito bancário e os equipamentos agrícolas, contribui para intensificar a subordinação do campo à cidade.
Com relação à geografia urbana no Brasil, julgue os itens que se seguem. O processo de industrialização foi o fator responsável pelo desenvolvimento das cidades brasileiras, cujos territórios se transformaram devido ao aumento da atividade produtiva no campo.
Com relação à geografia urbana no Brasil, julgue os itens que se seguem. A especulação imobiliária que ocorre atualmente nas porções centrais das áreas metropolitanas brasileiras estimula a população a migrar destas áreas centrais para a periferia.
Julgue os próximos itens relativos a aspectos antecedentes à construção de Brasília. As dimensões e os limites territoriais atuais do Distrito Federal são os mesmos propostos pelo relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central chefiada pelo cientista belga Luiz Cruls.
No que diz respeito à população brasileira, julgue os itens seguintes. Na década de 80 do século passado, em consequência das frequentes crises econômicas, diversos brasileiros migraram para outros países, em especial para os Estados Unidos da América (EUA), o Paraguai e o Japão. Atualmente, esse processo migratório ocorre mais em direção à Europa que aos EUA.
No que diz respeito à população brasileira, julgue os itens seguintes. O Brasil não se caracteriza como um país subdesenvolvido industrializado, devido à importância do setor primário de sua economia e às profundas desigualdades sociais que mantém parte da população brasileira no campo.