Questões de Concursos Públicos: SEDU ES Encontre aqui questões SEDU ES de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEDU ES Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q326754 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC, Ensino Médio O aluno do ensino noturno, por estar de alguma forma inserido no mundo do trabalho, ter seu tempo quase todo dedicado à luta pela sobrevivência, por ser responsável por si e, muitas vezes, por uma família, traz para a sala de aula uma concepção de vida, valores incorporados e necessidades concretas ligadas ao seu cotidiano e às suas expectativas de vida (...). Ao chegar, à noite, à escola se defronta, muitas vezes, com uma rotina que não valoriza, e, portanto, não aproveita os elementos que aprendem no decorrer do seu cotidiano de trabalho. Considerando este contexto, constata-se a a) preocupação do aluno do ensino noturno em relação à obtenção de um certificado para apresentar em seu emprego. b) distância entre a perspectiva e a necessidade de estudo para o aluno do ensino noturno e o ensino que a escola proporciona. c) necessidade de conhecimentos mais práticos e menos teóricos na organização curricular do ensino voltado ao aluno trabalhador. d) organização do ensino noturno por faixas de idade e a redução de carga horária para a permanência do aluno na escola. e) importância da aquisição de conhecimentos específicos voltados a seu mundo do trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q339743 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC, Ensino Médio Em uma gaveta há 5 pares de meias pretas, 7 pares de meias vermelhas e 10 pares de meias brancas. O número mínimo de pares de meias que precisam ser retirados da gaveta, sem que se veja a cor, para que certamente sejam retirados pelo menos três pares de meias de cores diferentes é a) 4. b) 15. c) 6. d) 13. e) 18. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q373879 | Português, Literatura, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC, Ensino Médio Com relação ao parnasianismo brasileiro, avalie as afirmações abaixo. I. É na convergência de ideais antirromânticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo. II. A primeira corrente do Parnasianismo se amparava, sobretudo, na pesquisa lírica de intenção psicológica; procurava a beleza na expressão de estados inefáveis, por meio de tonalidades raras ou delicadas. III. O parnasiano típico acaba por se deleitar na nomeação de alfaias, vasos e leques chineses, flautas gregas, taças de coral, ídolos de gesso em túmulos de mármore... e exaurindo-se na sensação de um detalhe ou na memória de um fragmento narrativo. IV. Ao contrário do Naturalismo, que trouxe um vigoroso impulso de análise social, o Parnasianismo pouco trouxe de essencial sobre o tema. Está correto sobre a poética parnasiana o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q320339 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC, Ensino Médio A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula e da aprendizagem dos estudantes, em especial a avaliação institucional, trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas. Estas ideias apontam para a avaliação institucional da escola como um processo que a) resgata o papel central das provas nacionais no desenvolvimento de uma educação crítica e de qualidade. b) envolve todos os sujeitos, com vistas a negociar patamares adequados de aprimoramento a partir dos problemas concretos da escola. c) conduz o ensino para uma aprendizagem voltada à autonomia intelectual dos educandos com melhor desempenho escolar. d) impulsiona os pais a serem comprometidos com a aprendizagem de seus filhos, na medida em que a avaliação fornece dados de seu ensino. e) propicia a mudança da cultura de um ensino mecânico e transmissor de conhecimento para uma prática educativa construtivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q794857 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC, Ensino Médio No período socrático, também chamado de antropológico, o ideal educativo grego deixou de ser a formação do jovem guerreiro, belo e bom, para a formação do bom cidadão, desenvolvendo uma nova educação com padrão ideal de formação do jovem a virtude cívica para o exercício da cidadania (areté). NÃO corresponde ao papel dos sofistas, considerados os primeiros filósofos do período socrático: a) Ensinavam que o homem é a medida de todas as coisas. b) Diziam que os ensinamentos dos filósofos cosmologistas estavam repletos de erros e contradições. c) Ensinavam a técnica da persuasão para os jovens, que aprendiam a defender a favor ou contra qualquer posição ou opinião. d) Defendiam que a educação antiga do guerreiro já não atendia às exigências da sociedade grega. e) Propunham que, antes de persuadir os outros em uma discussão, era preciso conhecer-se a si mesmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q794889 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC, Ensino Médio Segundo Kant o imperativo categórico exprime-se numa fórmula geral: ?Age em conformidade apenas com aquela máxima pela qual possas querer ao mesmo tempo que ela se torne lei universal?. Essa fórmula permite a Kant deduzir as três máximas morais que exprimem a incondicionalidade dos atos realizados por dever. Considere as afirmativas: I. Age de tal maneira que tua ação devesse representar os anseios morais de cada um. II. Age como se a máxima de tua ação devesse ser erigida por vontade em lei universal da natureza. III. Age como se a máxima de tua ação devesse representar a intenção mais profunda de sua consciência. IV. Age como se a máxima de tua ação devesse servir de lei universal para todos os seres racionais. V. Age de tal maneira que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca como meio. Está correto o que se afirma APENAS em a) II, III e V. b) I, II e IV. c) II, IV e V. d) I, II e V. e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q383290 | Biologia, Metodologia Científica, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC, Ensino Médio Recentes pesquisas sobre educação em ciências defendem a Alfabetização Científica como meta de ensino e aprendizagem das ciências. A alternativa que descreve um objetivo da Alfabetização Científica é: a) Limitar a participação da população na elaboração de políticas públicas. b) Diminuir os questionamentos sobre as verdades científicas. c) Incentivar o posicionamento crítico em relação aos rumos da ciência. d) Compreender que o processo de produção da ciência não é passível de controvérsias. e) Reconhecer a neutralidade do processo de produção da ciência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q546859 | Física, Mecânica, Professor de Física, SEDU ES, FCC, Ensino Médio Num parque de diversões, um menino de massa 40 kg escorrega por um tobogã, partindo do repouso de um ponto à altura de 6,0 m em relação à base do brinquedo, onde o menino chega com velocidade de 8,0 m/s. Adote g = 10 m/s2. O trabalho realizado pela força de atrito que atua no menino tem módulo, em joules, a) 1280 b) 1120 c) 2400 d) 1920 e) 640 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q795145 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC, Ensino Médio Sócrates nada deixou escrito. Suas ideias foram divulgadas por seus discípulos Platão e Xenofonte. Nas conversas com seus discípulos, privilegia as questões morais. Aprendemos de Sócrates que o conhecimento resulta de uma busca contínua, enriquecida pelo diálogo, que corresponde ao filosofar. Sócrates é responsável por um método dialógico que se compõe de dois momentos. As etapas do método socrático são: a) a dialética e a argumentação. b) a ironia e a maiêutica. c) o juízo e o raciocínio. d) a proposição e a discussão. e) a tese e a antítese. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q794780 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC, Ensino Médio ?A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isto, onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas e, em certos casos, afastadas?. NÃO corresponde às características gerais do conhecimento científico: a) É objetivo, pois procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. b) É heterogêneo, isto é, busca as leis particulares de funcionamento dos fenômenos, que nem sempre são as mesmas para fatos que nos parecem diferentes. c) É quantitativo, busca medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem diferentes. d) Estabelece relações causais depois de investigar a natureza ou estrutura do fato estudado e suas relações com outros semelhantes ou diferentes. e) Procura renovar-se e modificar-se continuamente, evitando a transformação das teorias em doutrinas e destas em preconceitos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro Próximo →🖨️ Imprimir questões
1 Q326754 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC, Ensino Médio O aluno do ensino noturno, por estar de alguma forma inserido no mundo do trabalho, ter seu tempo quase todo dedicado à luta pela sobrevivência, por ser responsável por si e, muitas vezes, por uma família, traz para a sala de aula uma concepção de vida, valores incorporados e necessidades concretas ligadas ao seu cotidiano e às suas expectativas de vida (...). Ao chegar, à noite, à escola se defronta, muitas vezes, com uma rotina que não valoriza, e, portanto, não aproveita os elementos que aprendem no decorrer do seu cotidiano de trabalho. Considerando este contexto, constata-se a a) preocupação do aluno do ensino noturno em relação à obtenção de um certificado para apresentar em seu emprego. b) distância entre a perspectiva e a necessidade de estudo para o aluno do ensino noturno e o ensino que a escola proporciona. c) necessidade de conhecimentos mais práticos e menos teóricos na organização curricular do ensino voltado ao aluno trabalhador. d) organização do ensino noturno por faixas de idade e a redução de carga horária para a permanência do aluno na escola. e) importância da aquisição de conhecimentos específicos voltados a seu mundo do trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q339743 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC, Ensino Médio Em uma gaveta há 5 pares de meias pretas, 7 pares de meias vermelhas e 10 pares de meias brancas. O número mínimo de pares de meias que precisam ser retirados da gaveta, sem que se veja a cor, para que certamente sejam retirados pelo menos três pares de meias de cores diferentes é a) 4. b) 15. c) 6. d) 13. e) 18. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q373879 | Português, Literatura, Professor de Língua Portuguesa, SEDU ES, FCC, Ensino Médio Com relação ao parnasianismo brasileiro, avalie as afirmações abaixo. I. É na convergência de ideais antirromânticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo. II. A primeira corrente do Parnasianismo se amparava, sobretudo, na pesquisa lírica de intenção psicológica; procurava a beleza na expressão de estados inefáveis, por meio de tonalidades raras ou delicadas. III. O parnasiano típico acaba por se deleitar na nomeação de alfaias, vasos e leques chineses, flautas gregas, taças de coral, ídolos de gesso em túmulos de mármore... e exaurindo-se na sensação de um detalhe ou na memória de um fragmento narrativo. IV. Ao contrário do Naturalismo, que trouxe um vigoroso impulso de análise social, o Parnasianismo pouco trouxe de essencial sobre o tema. Está correto sobre a poética parnasiana o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q320339 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Artes, SEDU ES, FCC, Ensino Médio A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula e da aprendizagem dos estudantes, em especial a avaliação institucional, trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas. Estas ideias apontam para a avaliação institucional da escola como um processo que a) resgata o papel central das provas nacionais no desenvolvimento de uma educação crítica e de qualidade. b) envolve todos os sujeitos, com vistas a negociar patamares adequados de aprimoramento a partir dos problemas concretos da escola. c) conduz o ensino para uma aprendizagem voltada à autonomia intelectual dos educandos com melhor desempenho escolar. d) impulsiona os pais a serem comprometidos com a aprendizagem de seus filhos, na medida em que a avaliação fornece dados de seu ensino. e) propicia a mudança da cultura de um ensino mecânico e transmissor de conhecimento para uma prática educativa construtivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q794857 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC, Ensino Médio No período socrático, também chamado de antropológico, o ideal educativo grego deixou de ser a formação do jovem guerreiro, belo e bom, para a formação do bom cidadão, desenvolvendo uma nova educação com padrão ideal de formação do jovem a virtude cívica para o exercício da cidadania (areté). NÃO corresponde ao papel dos sofistas, considerados os primeiros filósofos do período socrático: a) Ensinavam que o homem é a medida de todas as coisas. b) Diziam que os ensinamentos dos filósofos cosmologistas estavam repletos de erros e contradições. c) Ensinavam a técnica da persuasão para os jovens, que aprendiam a defender a favor ou contra qualquer posição ou opinião. d) Defendiam que a educação antiga do guerreiro já não atendia às exigências da sociedade grega. e) Propunham que, antes de persuadir os outros em uma discussão, era preciso conhecer-se a si mesmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q794889 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC, Ensino Médio Segundo Kant o imperativo categórico exprime-se numa fórmula geral: ?Age em conformidade apenas com aquela máxima pela qual possas querer ao mesmo tempo que ela se torne lei universal?. Essa fórmula permite a Kant deduzir as três máximas morais que exprimem a incondicionalidade dos atos realizados por dever. Considere as afirmativas: I. Age de tal maneira que tua ação devesse representar os anseios morais de cada um. II. Age como se a máxima de tua ação devesse ser erigida por vontade em lei universal da natureza. III. Age como se a máxima de tua ação devesse representar a intenção mais profunda de sua consciência. IV. Age como se a máxima de tua ação devesse servir de lei universal para todos os seres racionais. V. Age de tal maneira que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca como meio. Está correto o que se afirma APENAS em a) II, III e V. b) I, II e IV. c) II, IV e V. d) I, II e V. e) III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q383290 | Biologia, Metodologia Científica, Professor de Biologia, SEDU ES, FCC, Ensino Médio Recentes pesquisas sobre educação em ciências defendem a Alfabetização Científica como meta de ensino e aprendizagem das ciências. A alternativa que descreve um objetivo da Alfabetização Científica é: a) Limitar a participação da população na elaboração de políticas públicas. b) Diminuir os questionamentos sobre as verdades científicas. c) Incentivar o posicionamento crítico em relação aos rumos da ciência. d) Compreender que o processo de produção da ciência não é passível de controvérsias. e) Reconhecer a neutralidade do processo de produção da ciência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q546859 | Física, Mecânica, Professor de Física, SEDU ES, FCC, Ensino Médio Num parque de diversões, um menino de massa 40 kg escorrega por um tobogã, partindo do repouso de um ponto à altura de 6,0 m em relação à base do brinquedo, onde o menino chega com velocidade de 8,0 m/s. Adote g = 10 m/s2. O trabalho realizado pela força de atrito que atua no menino tem módulo, em joules, a) 1280 b) 1120 c) 2400 d) 1920 e) 640 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q795145 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC, Ensino Médio Sócrates nada deixou escrito. Suas ideias foram divulgadas por seus discípulos Platão e Xenofonte. Nas conversas com seus discípulos, privilegia as questões morais. Aprendemos de Sócrates que o conhecimento resulta de uma busca contínua, enriquecida pelo diálogo, que corresponde ao filosofar. Sócrates é responsável por um método dialógico que se compõe de dois momentos. As etapas do método socrático são: a) a dialética e a argumentação. b) a ironia e a maiêutica. c) o juízo e o raciocínio. d) a proposição e a discussão. e) a tese e a antítese. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q794780 | Filosofia, Professor de Filosofia, SEDU ES, FCC, Ensino Médio ?A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isto, onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas e, em certos casos, afastadas?. NÃO corresponde às características gerais do conhecimento científico: a) É objetivo, pois procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. b) É heterogêneo, isto é, busca as leis particulares de funcionamento dos fenômenos, que nem sempre são as mesmas para fatos que nos parecem diferentes. c) É quantitativo, busca medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem diferentes. d) Estabelece relações causais depois de investigar a natureza ou estrutura do fato estudado e suas relações com outros semelhantes ou diferentes. e) Procura renovar-se e modificar-se continuamente, evitando a transformação das teorias em doutrinas e destas em preconceitos sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro