Questões de Concursos: SEDUC AL

Prepare-se para a prova com questões de SEDUC AL de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q385568 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. O uso de TIC como recursos metodológicos possibilita ao professor abordar os conteúdos de forma mais dinâmica, oferecendo aos estudantes diversas opções de assimilação dos temas discutidos.

2 Q474320 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. O pensamento médico-higienista no Brasil produziu significativo impacto no campo profissional da educação física, fato que impulsionou o movimento político corporativo da área e a consequente criação dos conselhos regionais de educação física (CREF).

3 Q474304 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. O período da esportivização da educação física brasileira situa-se entre o final do século XIX e o início do século XX, momento em que a educação física na escola passou a subsidiar a formação de atletas para o esporte de rendimento.

4 Q474577 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. No período pós-1964, influenciada pelas reformas educacionais instituídas pelo regime militar, a educação física reforçou seu caráter instrumental e funcionalista, passando a ser considerada uma atividade prática voltada para o desenvolvimento físico e técnico dos alunos.

6 Q384059 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A construção de maquetes deve ser evitada como recurso manual no ensino de biologia, pois o emprego desse recurso dificulta a interação do estudante com o conteúdo.

7 Q384289 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A utilização de recursos didáticos naturais, como a coleta e a manipulação de materiais biológicos, é considerada uma abordagem didático-pedagógica ultrapassada e deve ser substituída pelo emprego de simulações computacionais, que são mais realistas e acessíveis.

8 Q383202 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A popularização das câmeras digitais acopladas aos telefones celulares, por facilitar o registro do ambiente natural e urbano, tem potencial para fazer avançar o emprego da fotografia como recurso didático-pedagógico no ensino de biologia.

9 Q474479 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE

Em uma escola de ensino médio, o professor de educação física utilizou o teste de doze minutos, conhecido como teste de Cooper, por três vezes durante o semestre letivo, para avaliar a aptidão física relacionada à saúde de seus alunos.

À luz das teorias do treinamento, essa iniciativa do professor objetiva

fazer os alunos correrem a maior distância possível, a fim de avaliar as condições musculares deles.

10 Q474517 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue os itens a seguir. Para desenvolver a autonomia dos alunos, o professor deverá estabelecer um ambiente pedagógico no qual os alunos possam escolher livremente o que querem fazer e como o querem fazer.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.