Questões de Concursos: SEDUC PE Prepare-se para a prova com questões de SEDUC PE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEDUC PE Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q42641 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca) Assinale a opção em que, feita a transposição de termos desse pensamento, o sentido original é modificado. a) “Nisto erramos” / Erramos nisto. b) “em ver a morte à nossa frente” / à nossa frente em ver a morte. c) “como um acontecimento futuro” / como um futuro acontecimento. d) “enquanto grande parte dela já ficou para trás” / enquanto já ficou para trás grande parte dela. e) “Cada hora do nosso passado pertence à morte” / Pertence à morte cada hora do nosso passado. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 2 Q324424 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADDurante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que: a) instauraram uma eficiente educação pública, mas foram expulsos do Brasil e só retornaram depois da Revolução de 1964, através da intervenção militar b) os Jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico. c) foram os primeiros a falar de "educação democrática" e, por isso, foram expulsos pelo Marquês de Rabicó, mais tarde ironizado num personagem de Monteiro Lobato. d) eles foram os responsáveis pela criação, ainda durante a Colônia, dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, no Recife e) na verdade, a presença jesuítica na Colônia foi sem importância e só depois de instaurado o Império é que eles passaram a dominar a educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q324371 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADUma das alternativas abaixo não diz respeito à efetivação do princípio de gestão democrática na escola. Assinale-a. a) Participação e envolvimento dos profissionais da educação na discussão e elaboração do projeto pedagógico. b) Vinculação entre educação escolar, o trabalho, a prática social, inclusão e projetos de aceleração c) Participação e envolvimento da comunidade escolar e local na composição dos conselhos escolares d) Articulação entre família e comunidade criando processos de integração entre sociedade escola e) Envolvimento da comunidade escolar e usuária na tomada de decisões e enfrentamento dos desafios da realidade escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q389068 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PE, IPADA sociedade patriarcal organizou-se de forma hierarquizada e autoritária nos engenhos produtores de açúcar no Brasil. Os escravos, na sociedade patriarcal: a) foram importantes para a produção do açúcar, constituindo- se na mão-de-obra básica. b) trabalharam nos engenhos de açúcar, mas não faziam serviços nas cidades da época colonial. c) tiveram importância para a produção do açúcar, apenas a partir do século XVII d) trabalhavam mais nos serviços domésticos, ligados à família dos senhores de engenho. e) ganharam importância pela participação na economia mineira do século XVIII, mais rendosa do que a economia açucareira. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q42627 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“Após a descoberta do elétron, não seria possível ainda conceber um átomo como uma esfera rígida, indivisível, mas como uma esfera ou nuvem de carga positiva, na qual os elétrons estariam embebidos, uniformemente distribuídos.” Esse conceito de átomo é atribuído a a) Tales de Mileto. b) Dalton. c) Thomson. d) Rutherford. e) Bohr. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 6 Q319525 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPADDe acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, é incorreto afirmar a) Na concepção inatista acerca do desenvolvimento humano, a inteligência é vista como um dom que o aluno possui independentemente dos ensinamentos adquiridos na escola. b) Na perspectiva ambientalista, o aluno é um receptor passivo das informações transmitidas pelo professor c) A psicologia do desenvolvimento estuda o ser humano em todos os seus aspectos físico-motor, intelectual, afetivo- emocional e social, desde o nascimento até a vida adulta. d) Na visão interacionista, o aluno é um ativo construtor do seu conhecimento. e) A concepção ambientalista considera a hereditariedade como o único fator determinante do comportamento dos indivíduos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q42629 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGVSobre os Fundamentos da Educação, analise as afirmativas a seguir. I. A educação é um verdadeiro mosaico de conhecimentos oriundos de diversas áreas que lhe fornecem as bases conceituais, os pressupostos filosóficos e os conteúdos ideológicos. II. A educação é um campo do conhecimento humano composto por saberes inéditos, oriundos do seu próprio campo de conhecimento. III. A educação, como fenômeno social, não se esgota no estudo de uma única ciência e, como fenômeno múltiplo, requer a pluralidade de enfoques. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas e) I, II e IIII. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 8 Q42643 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é algo desconhecido por todos, menos por Deus.” (Sócrates, no momento de sua morte) As palavras de Sócrates denotam a) revolta diante de um destino injusto. b) ameaça velada a seus perseguidores. c) resignação religiosa diante dos fatos. d) crítica ao ateísmo dominante. e) elogio à sabedoria divina. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 9 Q380513 | Biologia, Meio Ambiente, Professor, SEDUC PE, IPADQue tipos de organismo devem estar necessariamente presentes em um ecossistema para que ele se mantenha? a) Herbí voros e carní voros. b) Herbí voros, carní voros e decompositores. c) Produtores e decompositores d) Produtores e herbí voros. e) Produtores, herbí voros e carní voros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q379368 | Biologia, Anatomia Vegetal, Professor, SEDUC PE, IPADCom base nos conhecimentos de histologia vegetal complete as frases abaixo preenchendo cada espaço com um dos termos a seguir I - colênquima II - esclerênquima III - meristema IV - parênquima V - epiderme A ................. é constituída por uma única camada de células, originada do protoderma, imediatamente abaixo encontramos o cortex que é constituído por várias camadas de células, que surgem a partir do ................. fundamental e se diferencia em ..............., que é o tecido de sustentação predominante nas plantas herbáceas, ou .............. tecido de sustentação predominante nos arbustos e árvores. O ......................... é formado por células com paredes finas, constituído basicamente por celulose (parede primária), por preencher espaços entre tecidos de revestimento e tecidos condutores são também denominados de tecido de preenchimento. A seqüencia correta é: a) V; III; II; I; IV b) IV; III; I; II; V c) V; III; I; II; IV d) V; I; III; II; IV. e) I; III; V; II; IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1 Q42641 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca) Assinale a opção em que, feita a transposição de termos desse pensamento, o sentido original é modificado. a) “Nisto erramos” / Erramos nisto. b) “em ver a morte à nossa frente” / à nossa frente em ver a morte. c) “como um acontecimento futuro” / como um futuro acontecimento. d) “enquanto grande parte dela já ficou para trás” / enquanto já ficou para trás grande parte dela. e) “Cada hora do nosso passado pertence à morte” / Pertence à morte cada hora do nosso passado. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
2 Q324424 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADDurante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que: a) instauraram uma eficiente educação pública, mas foram expulsos do Brasil e só retornaram depois da Revolução de 1964, através da intervenção militar b) os Jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico. c) foram os primeiros a falar de "educação democrática" e, por isso, foram expulsos pelo Marquês de Rabicó, mais tarde ironizado num personagem de Monteiro Lobato. d) eles foram os responsáveis pela criação, ainda durante a Colônia, dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, no Recife e) na verdade, a presença jesuítica na Colônia foi sem importância e só depois de instaurado o Império é que eles passaram a dominar a educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q324371 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Técnico Educacional, SEDUC PE, IPADUma das alternativas abaixo não diz respeito à efetivação do princípio de gestão democrática na escola. Assinale-a. a) Participação e envolvimento dos profissionais da educação na discussão e elaboração do projeto pedagógico. b) Vinculação entre educação escolar, o trabalho, a prática social, inclusão e projetos de aceleração c) Participação e envolvimento da comunidade escolar e local na composição dos conselhos escolares d) Articulação entre família e comunidade criando processos de integração entre sociedade escola e) Envolvimento da comunidade escolar e usuária na tomada de decisões e enfrentamento dos desafios da realidade escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q389068 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PE, IPADA sociedade patriarcal organizou-se de forma hierarquizada e autoritária nos engenhos produtores de açúcar no Brasil. Os escravos, na sociedade patriarcal: a) foram importantes para a produção do açúcar, constituindo- se na mão-de-obra básica. b) trabalharam nos engenhos de açúcar, mas não faziam serviços nas cidades da época colonial. c) tiveram importância para a produção do açúcar, apenas a partir do século XVII d) trabalhavam mais nos serviços domésticos, ligados à família dos senhores de engenho. e) ganharam importância pela participação na economia mineira do século XVIII, mais rendosa do que a economia açucareira. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q42627 | Química, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“Após a descoberta do elétron, não seria possível ainda conceber um átomo como uma esfera rígida, indivisível, mas como uma esfera ou nuvem de carga positiva, na qual os elétrons estariam embebidos, uniformemente distribuídos.” Esse conceito de átomo é atribuído a a) Tales de Mileto. b) Dalton. c) Thomson. d) Rutherford. e) Bohr. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
6 Q319525 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPADDe acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, é incorreto afirmar a) Na concepção inatista acerca do desenvolvimento humano, a inteligência é vista como um dom que o aluno possui independentemente dos ensinamentos adquiridos na escola. b) Na perspectiva ambientalista, o aluno é um receptor passivo das informações transmitidas pelo professor c) A psicologia do desenvolvimento estuda o ser humano em todos os seus aspectos físico-motor, intelectual, afetivo- emocional e social, desde o nascimento até a vida adulta. d) Na visão interacionista, o aluno é um ativo construtor do seu conhecimento. e) A concepção ambientalista considera a hereditariedade como o único fator determinante do comportamento dos indivíduos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q42629 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGVSobre os Fundamentos da Educação, analise as afirmativas a seguir. I. A educação é um verdadeiro mosaico de conhecimentos oriundos de diversas áreas que lhe fornecem as bases conceituais, os pressupostos filosóficos e os conteúdos ideológicos. II. A educação é um campo do conhecimento humano composto por saberes inéditos, oriundos do seu próprio campo de conhecimento. III. A educação, como fenômeno social, não se esgota no estudo de uma única ciência e, como fenômeno múltiplo, requer a pluralidade de enfoques. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas e) I, II e IIII. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
8 Q42643 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV“Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é algo desconhecido por todos, menos por Deus.” (Sócrates, no momento de sua morte) As palavras de Sócrates denotam a) revolta diante de um destino injusto. b) ameaça velada a seus perseguidores. c) resignação religiosa diante dos fatos. d) crítica ao ateísmo dominante. e) elogio à sabedoria divina. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
9 Q380513 | Biologia, Meio Ambiente, Professor, SEDUC PE, IPADQue tipos de organismo devem estar necessariamente presentes em um ecossistema para que ele se mantenha? a) Herbí voros e carní voros. b) Herbí voros, carní voros e decompositores. c) Produtores e decompositores d) Produtores e herbí voros. e) Produtores, herbí voros e carní voros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q379368 | Biologia, Anatomia Vegetal, Professor, SEDUC PE, IPADCom base nos conhecimentos de histologia vegetal complete as frases abaixo preenchendo cada espaço com um dos termos a seguir I - colênquima II - esclerênquima III - meristema IV - parênquima V - epiderme A ................. é constituída por uma única camada de células, originada do protoderma, imediatamente abaixo encontramos o cortex que é constituído por várias camadas de células, que surgem a partir do ................. fundamental e se diferencia em ..............., que é o tecido de sustentação predominante nas plantas herbáceas, ou .............. tecido de sustentação predominante nos arbustos e árvores. O ......................... é formado por células com paredes finas, constituído basicamente por celulose (parede primária), por preencher espaços entre tecidos de revestimento e tecidos condutores são também denominados de tecido de preenchimento. A seqüencia correta é: a) V; III; II; I; IV b) IV; III; I; II; V c) V; III; I; II; IV d) V; I; III; II; IV. e) I; III; V; II; IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro