Questões de Concursos: SEED SE

Prepare-se para a prova com questões de SEED SE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q319052 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre.

(Aristóteles)

É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se:

2 Q342519 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor, SEED SE, FCC

Uma prova consta de 6 questões de Matemática e 7 de Física. Cada aluno deve escolher 4 questões de Matemática e 2 de Física para responder. Quantas opções diferentes de escolha tem cada aluno?

3 Q324402 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Assim, pois, a virtude é um hábito de escolha, que se acha no meio termo em relação a nós, determinada pela razão e, como faria um sábio, eqüidistância entre dois vícios, um por excesso, o outro por falta. (...) Por isso é também grande e árdua a empresa a realizar-se: pois é grande empresa encontrar o meio termo de cada coisa, como achar o centro do círculo não é para qualquer um, mas para quem sabe.

(Aristóteles)

A partir do trecho acima, pode-se afirmar corretamente que, para Aristóteles, a virtude (excelência moral) é o meio termo entre

4 Q329005 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Segundo Maria Teresa Mantoan, a adesão à inclusão exige dos educadores a compreensão de que os alunos são diferentes uns dos outros e que os ambientes inclusivos devem concorrer para estimular os alunos, em geral, a se comportarem

5 Q319382 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

O Conselho Estadual aprovou por unanimidade, a Indicação no 08/97, que dispõe sobre o regime de progressão continuada no sistema de ensino do Estado de São Paulo. Esta aprovação unânime aconteceu porque entenderam os conselheiros que esta Indicação

I. atende às preocupações da nova LDB e reconhecem a complexidade e a amplitude das alterações propostas.

II. permite às escolas a adoção de formas de progressão parcial ao longo dos ciclos, independente da seqüência do currículo.

III. recomenda o amplo debate na rede e com a comunidade antes de sua efetiva implantação.

IV. reconhece que a implantação da proposta depende, fundamentalmente, da competência pedagógica das escolas.

Estão corretas APENAS as afirmativas

6 Q322395 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

O Diretor de uma escola constata que, apesar de garantido o desenvolvimento das atividades de compensação de ausência a partir do segundo bimestre, vários alunos do ensino fundamental, de 11 a 15 anos, não atingiram freqüência mínima determinada pela legislação vigente. Faz uma reunião com os pais desses alunos e providencia a realização de novas atividades de compensação durante as férias de janeiro, mas verifica que a freqüência continua baixa, configurando-se casos de abandono. Imediatamente, o Diretor

7 Q321204 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Para Francisco Imbernón, se quisermos falar de qualidade de ensino, temos de analisar o que mudou nestes últimos vinte anos e que repercute na formação e no ensino. Uma das seis mudanças que o autor seleciona é:

8 Q322975 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

De acordo com o artigo 56 do ECA, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I. maus tratos envolvendo alunos;

II. casos de alunos que não simpatizem com seus professores;

III. reiteração das faltas injustificadas e evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

IV. elevados níveis de repetência.

Estão corretos APENAS

9 Q472135 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

A prontidão para a aprendizagem de qualquer conteúdo, teórico ou prático, envolve aspectos biológicos, psicológicos e sociais, que se referem, respectivamente, a

10 Q323351 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

"Toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, um que ensinando aprende, outro que aprendendo, ensina..." Segundo Paulo Freire, uma prática educativa NÃO pode ser

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.