Questões de Concursos: SEEDUC RJ

Prepare-se para a prova com questões de SEEDUC RJ de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q226425 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

O DNA é capaz de se duplicar e transmitir a informação hereditária para as células-fi lhas, além de produzir o RNA que comanda a síntese de proteínas no citoplasma. Pode acontecer de haver "enganos" quando o DNA se duplica, o que pode levar ao aparecimento de uma nova característica. Esses acontecimentos denominam-se, respectivamente:

2 Q223249 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

A toxina botulínica do tipo A ganhou popularidade em aplicações estéticas para eliminar rugas e marcas de expressão. Ela age:

3 Q227001 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Alvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) declaram que a Educação Física foi introduzida na escola, basicamente, a partir de infl uências militares. Pode-se afi rmar que essa disciplina, há mais de cem anos, se assenta sobre uma concepção que sempre buscou a melhoria do desempenho físico, aliada a uma perspectiva compensatória e disciplinadora. A concepção de Educação Física descrita pelos autores corresponde à:

4 Q221673 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

O professor de Educação Física que, ao oferecer aos alunos a possibilidade de coletivamente planejarem, organizarem e implementarem um campeonato de futsal na escola, dando-lhes a responsabilidade da elaboração do regulamento, das regras, das formas de premiação e da escolha dos times, estaria, segundo as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, estimulando nos alunos a:

5 Q222788 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

A interfase é a fase do ciclo celular em que uma célula absorve nutrientes, produz proteínas e outras substâncias, aumenta de tamanho e duplica seu DNA para o processo da divisão celular. É correto afi rmar a respeito da interfase que:

6 Q222417 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Alvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) analisam que compreender a Educação Física a partir de uma concepção pautada na corporalidade remete a mudanças signifi cativas no plano curricular, tendo em vista a necessidade dos professores mediante os desafi os contemporâneos da sociedade presentes na prática docente. Muitos são os problemas que adentram os muros da escola e, geralmente, estão articulados à estrutura social, interferindo cotidianamente nas manifestações corporais de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. Entre os elementos que interferem nas manifestações corporais e no plano curricular, é possível destacar:

7 Q223003 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

A formação de pseudópodes, projeções revestidas por membranas que permitem o deslocamento de algumas células, é causada por:

8 Q226331 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Daólio (2004) analisa que o grande mérito da abordagem crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores, foi deslocar o centro de preocupação da área de Educação Física escolar de dentro para fora do indivíduo. Ou seja, um programa escolar de Educação Física que não tivesse como prioridade contemplar o desenvolvimento motor, cognitivo ou afetivo, mas a expressão corporal como linguagem. No entanto, o autor salienta que, ao enfatizar a dimensão social, tal abordagem deixa de considerar:

9 Q226754 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Darido (2003) analisa que, para a abordagem sistêmica, existe a preocupação de garantir a especifi cidade da Educação Física, à medida em que considera o binômio corpo/movimento como meio e fi m da Educação Física escolar. Esta abordagem considera a teoria de sistemas como um instrumento conceitual e um modo de pensar o currículo de Educação Física, que é entendido como um sistema hierárquico aberto, pois sofre infl uências da sociedade como um todo e ao mesmo tempo a infl uencia. A característica dessa abordagem está corretamente descrita em:

10 Q225554 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Para Gallahue e Ozmun (2003), o desenvolvimento humano é um processo composto pelo crescimento, pela maturação, pela experiência e pela adaptação de forma:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.