Questões de Concursos: SUSAM

Prepare-se para a prova com questões de SUSAM de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q13268 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, SUSAM, FGV

Com  relação  ao  planejamento  organizacional,  associe  os  níveis  hierárquicos com os objetivos listados a seguir. 

1.  Nível estratégico 
2.  Nível tático 
3.  Nível operacional 

(   ) Objetivos gerais 
(   ) Foco em unidades específicas da organização  
(   ) Plano genéricos 
(   ) Foco em tarefas rotineiras 
(   ) Definição de procedimentos específicos 
(   ) Orientação de médio prazo 

Assinale  a  opção  que  indica  a  sequência  correta,  de  cima  para  baixo.

2 Q13265 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, SUSAM, FGV

Com relação  às  ferramentas  de  qualidade,  assinale  a  opção  que indica a que melhor representa,  visualmente, uma relação de causa  efeito (problema).

3 Q46639 | Odontologia, Cirurgião Dentista, SUSAM, FGV

Com  relação  aos  cistos  odontogênicos,  analise  as  afirmativas  a  seguir. 

I.  O  cisto  dentígero  é  o  tipo  de  cisto  odontogênico  de  desenvolvimento  mais  comum  e  envolve  a  coroa  de  um  dente incluso.  
II.  O  ceratocisto  odontogênico  é mais  prevalente  em  homens,  sendo mais frequentemente localizado na região posterior da  mandíbula e no ramo ascendente. 
III.  O  cisto  radicular  (cisto perirradicular  verdadeiro)  é um  cisto  inflamatório associado a dentes sem vitalidade pulpar, sendo  o tipo de cisto odontogênico inflamatório mais prevalente.  

Assinale:

4 Q209315 | Saúde Pública, SUS, Farmacêutico, SUSAM, FGV

A Constituição Federal de 1988 foi um marco na redefinição das prioridades da política do Estado na área da Saúde Pública com a criação do SUS.

A esse respeito assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O texto constitucional demonstra claramente que a concepção do SUS estava baseada num modelo de saúde voltado para as necessidades da população, procurando resgatar o compromisso do Estado para com o bem-estar social.

( ) O texto constitucional permite que as instituições privadas participem de forma complementar do Sistema Único de Saúde, tendo preferência absoluta as entidades filantrópicas.

( ) O texto constitucional estabelece que a saúde é um direito de todos os cidadãos, sendo dever do Estado garantir sua promoção, proteção e recuperação.

As afirmativas são, respectivamente,

5 Q46640 | Odontologia, Cirurgião Dentista, SUSAM, FGV

A  infecção  fúngica  causada  pela  Cândida  albicans  pode  apresentar  formas  clínicas  variadas.  A  forma  de  candidíase  caracterizada clinicamente por máculas vermelhas e sensação de  queimação, acomete mais comumente o palato duro posterior, a  mucosa  jugal  e  o  dorso  da  língua  e  está  fortemente  associada  com  história  prévia  de  antibioticoterapia,  xerostomia  e  imunossupressão, é chamada de

6 Q13243 | Direito Sanitário, Administrador, SUSAM, FGV

A Constituição Federal de 1988 foi um marco na redefinição das  prioridades da política do Estado na área da Saúde Pública com a  criação do SUS

A esse respeito assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a  falsa. 

(   ) O  texto  constitucional  demonstra  claramente  que  a  concepção  do  SUS  estava  baseada  num  modelo  de  saúde  voltado  para  as  necessidades  da  população,  procurando  resgatar  o  compromisso  do  Estado  para  com  o  bem-estar  social.
(   ) O  texto  constitucional  permite  que  as  instituições  privadas  participem  de  forma  complementar  do  Sistema  Único  de  Saúde, tendo preferência absoluta as entidades filantrópicas.
(   ) O texto constitucional estabelece que a saúde é um direito de  todos  os  cidadãos,  sendo  dever  do  Estado  garantir  sua  promoção, proteção e recuperação. 

As afirmativas são, respectivamente

7 Q46646 | Odontologia, Cirurgião Dentista, SUSAM, FGV

Um  paciente  apresenta-se  para  atendimento  com  uma  lesão  endodôntica primária  com envolvimento periodontal  secundário  acometendo o elemento 15.  Radiograficamente  observa-se  uma  lesão  cariosa  subjacente  a  uma  restauração  em  amálgama  de  prata  que  envolve  as  faces  distal e oclusal. 

A  lesão  cariosa  atinge  o  corno  pulpar  por  distal.  A  sondagem  mostra profundidade de bolsa = 14mm na distal do elemento 15  com  supuração  e  níveis  de  profundidade  de  bolsa  =  3mm  nas  faces vestibular, palatina e mesial. 

O  paciente  não  apresenta  comprometimento  sistêmico,  apresenta boa higiene oral  e não  apresenta bolsas periodontais  nos outros dentes.

Assinale  a  alternativa  que  corresponde  à  sequência  clínica  que  deve ser adotada no caso descrito acima.

8 Q46630 | Odontologia, Cirurgião Dentista, SUSAM, FGV

A Odontologia Adesiva possibilita diversas  vantagens no que diz  respeito  à  preservação  da  estrutura  dentária.  No  entanto,  materiais adesivos são muito sensíveis à técnica e devem ser bem  indicados para obter sucesso.  

Com  relação  às  restaurações  em  resina,  assinale  a  opção  que  corresponde ao tipo de restauração que apresenta o maior fator C.

9 Q46628 | Odontologia, Cirurgião Dentista, SUSAM, FGV

Quando  o  flúor  tópico  é  utilizado,  ocorre  uma  reação  química  com  a  estrutura  mineralizada  dos  dentes,  formando  produtos  que interferem com a progressão da lesão cariosa.  

Assinale a opção que indica o produto dessa reação química.

10 Q13236 | Português, Administrador, SUSAM, FGV

Texto associado.
Acredite, progredimos sim

Faz hoje exatos 50 anos do chamado Comício da Central do Brasil, que funcionou como acelerador para a conspiração já em andamento que acabaria por depor o presidente constitucional João Belchior Marques Goulart, apenas 18 dias depois.

É bom olhar para trás para verificar que, pelo menos no terreno institucional, o país progrediu bastante desde que chegou ao fim o ciclo militar, há 29 anos. É um dado positivo em uma nação com tão formidável coleção de problemas e atraso em tantas áreas como o Brasil.

Ajuda-memória: o comício foi organizado pelo governo Goulart. Havia uma profusão de bandeiras vermelhas pedindo a legalização do ainda banido Partido Comunista Brasileiro, o que era o mesmo que acenar para o conservadorismo civil e militar com o pano vermelho com que se atiça o touro na arena.

Se fosse pouco, havia também faixas cobrando a reforma agrária, anátema para os poderosos latifundiários e seus representantes no mundo político.

Para completar, Jango aproveitou o comício para assinar dois decretos, ambos tomados como “comunizantes" pelos seus adversários: o que desapropriava refinarias que ainda não eram da Petrobrás e o que declarava de utilidade pública para fins de desapropriação terras rurais subutilizadas.

Na visão dos conspiradores, eram dois claros atentados à propriedade privada e, como tais, provas adicionais de que o governo preparava a comunização do país.

Cinquenta anos depois, é um tremendo progresso, do qual talvez nem nos damos conta, o fato de que bandeiras vermelhas - ou azuis ou amarelas ou verdes ou brancas ou pretas - podem ser tranquilamente exibidas em atos públicos sem que se considere estar ameaçada a ordem estabelecida.

Reforma agrária deixou de ser um anátema, e a desapropriação de terras ociosas é comum mesmo em governos que a esquerda considera de direita ou conservadores.

Continua, é verdade, a batalha ideológica entre ruralistas e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, mas ela se dá no campo das ideias, sem que se chame a tropa para resolvê-la. Pena que ainda continuemos primitivos o suficiente para que haja mortes no campo (além de trabalho escravo), mas, de todo modo, ninguém pensa em chamar o Exército por causa dessa carência.

Nos quase 30 anos transcorridos desde o fim do ciclo militar, foi possível, dentro da mais absoluta ordem e legalidade, promover o impeachment de um presidente, ao contrário do ocorrido em 1964, ano em que Jango foi impedido à força de exercer o poder.

Votei pela primeira vez para presidente em 1989, quando já tinha 46 anos. Meus filhos também votaram pela primeira vez naquela ocasião, o que significa que uma geração inteira teve capada parte essencial de sua cidadania durante tempo demais.

Hoje, votar para residente é tão rotineiro que ficou até meio monótono. Democracia é assim mesmo.

Pena que esse avanço institucional inegável não tenha sido acompanhado por qualidade das instituições. Espero que esse novo passo não leve 50 anos.

(Clovis Rossi, Folha de São Paulo, 13/03/2014)
“É bom olhar para trás para verificar que, pelo menos no terreno institucional, o país progrediu bastante desde que chegou ao fim o ciclo militar, há 29 anos. É um dado positivo em uma nação com tão formidável coleção de problemas e atraso em tantas áreas como o Brasil”.

Nesse parágrafo do texto, o autor emite uma série de opiniões pessoais. Entre essas opiniões, aquela que se refere à própria estratégia do texto é
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.