Questões de Concursos: Tribunal de Contas Estadual PR

Prepare-se para a prova com questões de Tribunal de Contas Estadual PR de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q738572 | Economia, Demanda, Técnico de Controle, Tribunal de Contas Estadual PR, UFPR

O que acontece com determinado mercado, se o governo fixa um preço mínimo compulsório para o bem acima do preço de mercado?

2 Q541467 | Probabilidade e Estatística, Estimação e Intervalo de Confiança, Técnico de Controle, Tribunal de Contas Estadual PR, UFPR

Um pequeno fabricante comprou um lote de 200 pequenas peças eletrônicas de um saldo de estoques de uma grande firma. Para uma amostra aleatória de 50 dessas peças, constatou-se que 5 eram defeituosas. O intervalo de confiança de 95% para a proporção de peças defeituosas é:

3 Q739065 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Técnico de Controle, Tribunal de Contas Estadual PR, UFPR

Duas correntes procuram explicar a origem da industrialização no Brasil antes de 1930: a teoria dos choques adversos e a industrialização induzida por exportações. Considere as seguintes afirmativas referentes a essas duas correntes:

1. A industrialização induzida por exportações afirma que a indústria surgiu no Brasil como resposta às dificuldades de importar produtos industriais em determinados períodos.

2. A teoria dos choques adversos afirma que é nos momentos de crise do setor exportador que se desenvolve o setor industrial.

3. A industrialização induzida por exportações afirma que a indústria crescia justamente nos momentos de expansão da economia cafeeira.

 4. A teoria dos choques adversos afirma que a indústria surgiu no Brasil como resposta às dificuldades de importar produtos industriais em determinados períodos.

Assinale a alternativa correta.

4 Q742634 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Técnico de Controle, Tribunal de Contas Estadual PR, UFPR

Entre as décadas de 1930 e 1960, houve um forte avanço do setor industrial brasileiro, o qual foi caracterizado como industrialização por substituição de importações. Com relação a esse modelo de industrialização, considere as seguintes afirmativas:

1. A industrialização por substituição de importações pode ser considerada uma industrialização por etapas, na qual a pauta de exportação dita a seqüência do setor objeto dos investimentos industriais.

2. A industrialização por substituição de importações pode ser considerada uma industrialização fechada, que visa o atendimento do mercado interno.

 3. A industrialização por substituição de importações caracterizava-se pela idéia de construção nacional, ou seja, alcançar o desenvolvimento e a autonomia com base na industrialização.

4. O motor dinâmico do processo de substituição de importações foi o estrangulamento externo, que se repetiu sistematicamente ao longo do processo de substituição de importações.

Assinale a alternativa correta.

5 Q739281 | Economia, O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial, Técnico de Controle, Tribunal de Contas Estadual PR, UFPR

Em relação ao comportamento das exportações brasileiras na década de 1990, é correto afirmar:

6 Q739915 | Economia, Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil, Técnico de Controle, Tribunal de Contas Estadual PR, UFPR

O Brasil, nas últimas décadas, confirma, infelizmente, uma tendência de enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:

1. No período 1977 a 1999, os indivíduos que correspondem à parcela dos 10% mais ricos se apropriaram de uma renda média que oscila entre 22 e 31 vezes acima do valor da renda obtida pelos 40% mais pobres da população brasileira.

 2. No período 1977 a 1999, o 1% mais rico da sociedade brasileira concentrou uma parcela da renda superior à apropriada por todos os 50% mais pobres.

3. Os 50% mais pobres da população brasileira detiveram, ao longo do período 1977 a 1999, entre 10,5% a 13% da renda das famílias brasileiras.

 4. O extraordinário grau de desigualdade de renda brasileiro encontra-se no núcleo da explicação do porquê o grau de pobreza no Brasil é significativamente mais elevado do que em outros países com renda per capita similar.

Assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.