Questões de Concursos UFGD

Resolva questões de UFGD comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q685056 | Português, Interpretação de Textos, Assistente em Administração, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
Leia o texto a seguir.

                       O ESCRETE DE LOUCOS

      [...]      
      Amigos, ninguém pode imaginar a frustração dos times europeus. Eles trouxeram, para 62, a enorme experiência de 58. Jogaram contra o Brasil na Suécia, trataram de desmontar o nosso futebol, peça por peça. Toda a nossa técnica e toda a nossa tática foram estudadas com sombrio élan. Sobre Garrincha, eis o que diziam os técnicos do Velho Mundo: — “Só dribla para a direita!” Era a falsa verdade que se tornaria universal. O próprio Pelé parecia um mistério dominado.      
      Após quatro anos de meditação sobre o nosso futebol, o europeu desembarca no Chile. Vinha certo, certo, da vitória. Havia, porém, em todos os seus cálculos, um equívoco pequenino e fatal. De fato, ele viria a apurar que o forte do Brasil não é tanto o futebol, mas o homem. Jogado por outro homem o mesmíssimo futebol, seria o desastre. Eis o patético da questão: — a Europa podia imitar o nosso jogo e nunca a nossa qualidade humana. Jamais, em toda a experiência do Chile, o tcheco ou o inglês entendeu os nossos patrícios. Para nos vencer, o alemão ou o suíço teria de passar várias encarnações aqui. Teria que nascer em Vila Isabel, ou Vaz Lobo. Precisaria ser camelô no largo da Carioca. Precisaria de toda uma vivência de botecos, de gafieira, de cachaça, de malandragem geral.             
     Aí está: — no Velho Mundo os sujeitos se parecem, como soldadinhos de chumbo. A dessemelhança que possa existir de um tcheco para um belga, ou um suíço, é de feitio os sul-americanos. Repito: o brasileiro é uma nova experiência humana.     
   O homem do Brasil entra na história com um elemento inédito, revolucionário e criador: a molecagem. Citei a brincadeira de Garrincha num final dramático de jogo. Era a molecagem. Aqueles quatro ou cinco tchecos, parados diante de Mané, magnetizados, representavam a Europa. Diante de um valor humano insuspeitado e deslumbrante, a Europa emudecia, com os seus túmulos, as suas torres, os seus claustros, os seus rios.      
      [...]
      E mesmo fora do futebol, o europeu faz uma imitação da vida, enquanto que o brasileiro vive de verdade e ferozmente. Ninguém compreenderá que foi a nossa qualidade humana que nos deu esta Copa tão alta, tão erguida, de fronte de ouro. E mais: — foi o mistério de nossos botecos, e a graça das nossas esquinas, e o soluço dos nossos cachaças, e a euforia dos nossos cafajestes. Jogamos no Chile com ardente seriedade. Mas a última jogada de Mané, no adeus aos Andes, foi uma piada, tão linda e tão plástica. No mais patético das batalhas, o escrete soube brincar. Esse toque de molecagem brasileira é que deu à vitória uma inconcebível luz. RODRIGUES, Nélson. A Pátria de Chuteiras. 2013. (Fragmento).

Assinale a alternativa que indica o gênero desse texto.


Assinale a alternativa que indica o gênero desse texto. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q686337 | Informática, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

Acerca das tecnologias de segurança da informação e backup, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q685826 | Português, Sintaxe, Administrador, UFGD, UFGD, 2019

Assinale a alternativa que identifica corretamente a função sintática relativa aos termos destacados no texto.

No mundo todo (1). o principal componente do shoyu, condimento fundamental da culinária asiática, é a soja. 
No Brasil (2). é diferente. Aqui, muitas empresas substituem, ou trocam, a soja pelo milho. A conclusão é de um grupo de pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), ambos da Universidade de São Paulo (USP), que analisou a composição química de 70 amostras de shoyu de marcas comercializadas no país. Em países como Japão, China e Coreia do Sul (3) , o molho shoyu é feito de soja com proporções pequenas de outros cereais como trigo ou cevada. "O que a indústria brasileira oferece ao consumidor não é shoyu propriamente dito, é um molho escuro e salgado elaborado a partir de milho, que deveria ter outro nome", destaca a bióloga Maristela Morais, uma das coordenadoras do grupo, ao lado do engenheiro agrônomo Luiz Antonio Martinelli. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/24/shoyu- produzido-no-brasil-e-feito-a-base-de-milho/. Acesso em: 20 de fev. 2019. (Excerto).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q694274 | Português, Pontuação, Administrador, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
As flores das quase 800 espécies de plantas da família das anacardiáceas, comuns em regiões tropicais, (1) produzem néctar, que serve de recompensa para os polinizadores. Raríssimas, porém, liberam odores, que podem funcionar como pista de onde está o néctar. Os botânicos, Elisabeth Tolke e Sandra Guerreiro, da Universidade Estadual de Campinas, e Diego Demarco, da Universidade de São Paulo, já haviam notado que as flores do cajueiro, (2) da mangueira e do cajuzinho-do-campo liberam um aroma adocicado. Agora, com técnicas de microscopia, viram que, nas flores do cajuzinho e da mangueira, as glândulas de odor estão na base interna das pétalas. A primeira produz 39 compostos voláteis, a segunda, (3) 21. 

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/24/shoyu- produzido-no-brasil-e-feito-a-base-de-milho/. Acesso em: 14 fev. 2019. (Excerto).
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as justificativas para o uso da vírgula nos trechos apontados no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q698116 | Informática, Assistente em Administração, UFGD, UFGD, 2019

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, addons, etc. Considere que os comandos do teclado, quando mencionados, encontram-se no padrão ABNT2-PT-BR e que o mouse está no modo padrão. 
Com relação aos componentes de conexão utilizados atualmente para conectar dispositivos e periféricos ao computador, um conector utilizado em larga escala em celulares e câmeras de fotografia que oferece funções de carregamento e transferência de dados é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q692231 | Eletricidade, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

O motor de indução recebe este nome devido ao efeito do acoplamento magnético entre o estator e o rotor que, devido à diferença de velocidade entre eles, gera uma tensão e, consequentemente, surge uma corrente nos condutores do rotor que produz o torque do motor. A diferença percentual entre a velocidade do campo girante e a velocidade do rotor é chamada de escorregamento (s%) e a velocidade do campo girante, velocidade síncrona. Para um motor de indução, é correto afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q685832 | Contabilidade Geral, Análise das DCASP, Contador, UFGD, UFGD, 2019

O artigo 50 da Lei Complementar n° 101, de 04 de maio de 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, preceitua que "Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes". Das normas elencadas nas alternativas, assinale aquela que não se aplica à Contabilidade Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q682764 | Mecânica, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

A propriedade que reflete melhor a resistência mecânica de um material é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q692236 | Informática, Engenheiro Mecânica, UFGD, UFGD, 2019

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.
O sistema operacional Windows 10 disponibiliza diversos programas que são essenciais na adequada operação e manutenção desse sistema. Um desses programas, o Gerenciador de Tarefas, permite monitorar os programas em execução (tarefas) e o uso de recursos no sistema (por exemplo: CPU, memória, discos, rede). Assinale a alternativa que contém teclas de atalho que permitem acessar diretamente o Gerenciador de Tarefas no Windows 10.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q684813 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Técnico de Laboratório Informática, UFGD, UFGD, 2019

Ao Conselho Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados compete

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q688654 | Português, Sintaxe, Contador, UFGD, UFGD, 2019

Assinale a alternativa que identifica corretamente a função sintática relativa aos termos destacados no texto. 
No mundo todo (1). o principal componente do shoyu, condimento fundamental da culinária asiática, é a soja. No Brasil (2). é diferente. Aqui, muitas empresas substituem, ou trocam, a soja pelo milho. A conclusão é de um grupo de pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), ambos da Universidade de São Paulo (USP), que analisou a composição química de 70 amostras de shoyu de marcas comercializadas no país. Em países como Japão, China e Coreia do Sul (3) , o molho shoyu é feito de soja com proporções pequenas de outros cereais como trigo ou cevada. "O que a indústria brasileira oferece ao consumidor não é shoyu propriamente dito, é um molho escuro e salgado elaborado a partir de milho, que deveria ter outro nome", destaca a bióloga Maristela Morais, uma das coordenadoras do grupo, ao lado do engenheiro agrônomo Luiz Antonio Martinelli. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/24/shoyu- produzido-no-brasil-e-feito-a-base-de-milho/. Acesso em: 20 de fev. 2019. (Excerto).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q694286 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Eletrotécnica, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
                                                                                   O ESCRETE DE LOUCOS
     [...]
     Amigos, ninguém pode imaginar a frustração dos 
times europeus. Eles trouxeram, para 62, a enorme 
experiência de 58. Jogaram contra o Brasil na Suécia,
trataram de desmontar o nosso futebol, peça por 
peça. Toda a nossa técnica e toda a nossa tática 
foram estudadas com sombrio élan. Sobre Garrincha,
eis o que diziam os técnicos do Velho Mundo: —
“Só dribla para a direita!” Era a falsa verdade que 
se tornaria universal. O próprio Pelé parecia um 
mistério dominado.
     Após quatro anos de meditação sobre o nosso 
futebol, o europeu desembarca no Chile. Vinha certo,
certo, da vitória. Havia, porém, em todos os seus 
cálculos, um equívoco pequenino e fatal. De fato,
ele viria a apurar que o forte do Brasil não é tanto o 
futebol, mas o homem. Jogado por outro homem o 
mesmíssimo futebol, seria o desastre. Eis o patético 
da questão: — a Europa podia imitar o nosso jogo e 
nunca a nossa qualidade humana. Jamais, em toda a 
experiência do Chile, o tcheco ou o inglês entendeu 
os nossos patrícios. Para nos vencer, o alemão ou o 
suíço teria de passar várias encarnações aqui. Teria 
que nascer em Vila Isabel, ou Vaz Lobo. Precisaria 
ser camelô no largo da Carioca. Precisaria de toda 
uma vivência de botecos, de gafieira, de cachaça, de 
malandragem geral.
     Aí está: — no Velho Mundo os sujeitos se parecem,
como soldadinhos de chumbo. A dessemelhança 
que possa existir de um tcheco para um belga, ou 
um suíço, é de feitio do terno ou do nariz. Mas o 
brasileiro não se parece com ninguém, nem com 
os sul-americanos. Repito: o brasileiro é uma nova 
experiência humana.
     O homem do Brasil entra na história com um 
elemento inédito, revolucionário e criador: a 
molecagem. Citei a brincadeira de Garrincha num 
final dramático de jogo. Era a molecagem. Aqueles 
quatro ou cinco tchecos, parados diante de Mané,
magnetizados, representavam a Europa. Diante de 
um valor humano insuspeitado e deslumbrante,
a Europa emudecia, com os seus túmulos, as suas torres, 
os seus claustros, os seus rios.
     [...]
     E mesmo fora do futebol, o europeu faz uma 
imitação da vida, enquanto que o brasileiro vive de 
verdade e ferozmente. Ninguém compreenderá que 
foi a nossa qualidade humana que nos deu esta Copa 
tão alta, tão erguida, de fronte de ouro. E mais: — foi
o mistério de nossos botecos, e a graça das nossas 
esquinas, e o soluço dos nossos cachaças, e a euforia 
dos nossos cafajestes. Jogamos no Chile com ardente 
seriedade. Mas a última jogada de Mané, no adeus 
aos Andes, foi uma piada, tão linda e tão plástica. No 
mais patético das batalhas, o escrete soube brincar.
Esse toque de molecagem brasileira é que deu à 
vitória uma inconcebível luz.
RODRIGUES, Nélson. A Pátria de Chuteiras. 2013. (Fragmento).
Assinale a alternativa que indica o gênero desse texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q682767 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Eletrotécnica, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
Subi a escada. A escuridão era tão viscosa que se eu estendesse a mão, poderia senti-la amoitada como um bicho por entre os degraus. Tentei acender a vela, mas o vento me envolveu. [...]
                                                              TELLES, Lygia Fagundes. Os contos. 1.ed. São Paulo:
                                                                                                  Companhia das Letras, 2018, p.
O pronome oblíquo “la”, que se encontra destacado no fragmento, corresponde à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q687375 | Informática, Administrador, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão. 
O sistema operacional Windows 10 disponibiliza diversos programas que são essenciais na adequada operação e manutenção desse sistema. Um desses programas, o Gerenciador de Tarefas, permite monitorar os programas em execução (tarefas) e o uso de recursos no sistema (por exemplo: CPU, memória, discos, rede). Assinale a alternativa que contém teclas de atalho que permitem acessar diretamente o Gerenciador de Tarefas no Windows 10:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q698128 | Administração Geral, Assistente em Administração, UFGD, UFGD, 2019

A técnica de representação gráfica que se utiliza de símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e precisa da fluência ou sequência de um processo, bem como sua análise e redesenho, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q682002 | Informática, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

Para responder as questões 16 a 20, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

Durante a operação de computadores, dados são armazenados e trocados entre diversos componentes de hardware, tais como CPU, memória RAM, disco rígido (HDD) e/ou SSD (Solid-State Drive). Assinale a alternativa correta a respeito desses componentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q694291 | Eletrotécnica, Técnico em Eletrotécnica, UFGD, UFGD, 2019

Uma universidade está adotando práticas de eficiência energética. Uma delas é a substituição de destiladores convencionais por equipamentos de osmose reversa. Considerando que o kWh custe R$ 0,80, a demanda seja de 20 litros por destilador por dia e que serão feitas 50 substituições, calcule a economia percentual de energia e o valor em R$ economizado por dia.
Destilador convencional:
P = 7,0 kW
Produtividade: 10 litros por hora
Osmose reversa:
P = 70W
Produtividade: 20 litros por hora
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q685076 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânica, UFGD, UFGD, 2019

Em um desenho técnico mecânico, é importante indicar a simbologia de solda para auxiliar na execução do produto durante sua fabricação. O símbolo de solda tem elementos que possibilitam interpretar a maneira correta que o produto deve ser soldado. Dentre os elementos citados a seguir, quais fazem parte de um símbolo de solda?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q692244 | Informática, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 – PT-BR e também que o mouse está no modo padrão. 

A interação entre hardware e software em diversos níveis oferece uma estrutura para se entenderem os fundamentos da computação. A respeito da organização básica de um computador, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q683797 | Português, Interpretação de Textos, Contador, UFGD, UFGD, 2019

Texto associado.
O texto a seguir compõe o primeiro capítulo de um livro que aborda a adolescência e seus conflitos.
Um adolescente um pouco sem rumo, estranhando seu próprio comportamento, paradoxalmente desafiador e arrependido, para você na rua e fala: "Estou só passando por uma fase agora. Todo o mundo passa por fases, não é?" Alguém talvez reconheça sua voz. É Holden, o herói do romance O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger. Aproveitando-se da situação, atrás e ao lado dele se aglomeram pais e mães de adolescentes. Eles também perguntam: "Então, é assim? Vai passar? É só uma fase?" Resposta de bolso, caso Holden e os pais o parem na rua: "Não. Não é apenas uma fase. Por isso, nada garante que passe". Nossos adolescentes amam, estudam, brigam, trabalham. Batalham com seus corpos, que se esticam e se transformam. Lidam com as dificuldades de crescer no quadro complicado da família moderna. Como se diz hoje, eles se procuram e eventualmente se acham. Mas, além disso, eles precisam lutar com a adolescência, que é uma criatura um pouco monstruosa, sustentada pela imaginação de todos, adolescentes e pais. Um mito, inventado no começo do século 20, que vingou, sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial. A adolescência é o prisma pelo qual os adultos olham os adolescentes e pelo qual os próprios adolescentes se contemplam. Ela é uma das formações culturais mais poderosas de nossa época. [...]. Disponível em: https://wwwl.folha.uol.com.br/folha/ publifolha/351920-contardo-calligaris-explica-a-adolescencia- e-seus-desafios-no-mundo-moderno.shtml. Acesso em: 20 fev. 2019.
Os termos destacados (dele, seus, eles, criatura e ela) retomam, respectivamente, as seguintes palavras referidas no texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.