Questões de Concursos Públicos: UFVJM MG

Encontre aqui questões UFVJM MG de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Assinale a alternativa que apresenta uma ação que não pode ser realizada pelas opções da aba ?Página Inicial? do Word 2010.

Para Pimenta e Anastasiou (2002), a ensinagem é um processo que não polariza o ensino ou a aprendizagem.

Analise as seguintes afirmativas relativas à docência no ensino superior, tendo em vista a ensinagem.

I. A ação de ensinar não se restringe à mera exposição dos conteúdos, mas inclui a necessidade de um resultado bem-sucedido daquilo que se intenciona ensinar.

II. O ensino e a aprendizagem constituem unidade dialética no processo, tendo como características o papel condutor do professor e a autoatividade do aluno, em que o ensino provoca a aprendizagem por meio de tarefas constantes dos sujeitos do processo.

III. Apreender / compreender é um processo que demanda a escolha e a execução de uma metodologia adequada aos objetivos e conteúdos do objeto de ensino e aos alunos.

Estão corretas as afirmativas:

Analise as afirmativas a seguir sobre o Painel de Controle do Windows 10.

I. Reúne várias ferramentas administrativas para configuração do Windows 10.

II. Permite ao usuário adicionar ou remover impressoras.

III. Os aplicativos instalados pelo usuário não inserem ícones no Painel de Controle.

Estão corretas as afirmativas:

Analise as fórmulas a seguir, que têm por objetivo multiplicar os números contidos nas células A1, B1 e C1 de uma planilha do Excel 2010.

I. =A1*B1*C1

II. =PRODUTO(A1;B1;C1)

III. =MULT(A1;B1;C1)

As fórmulas que calculam o resultado corretamente são:

Kenski (2007) menciona que são utilizados vários tipos de tecnologias para aprender e saber mais e que se necessita da educação para aprender e saber mais sobre as tecnologias.

Tendo como base as ideias da autora, analise as seguintes afirmativas sobre relação entre a educação e as tecnologias e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Grande parte das tecnologias é usada como auxiliar no processo educativo - elas não são o objeto, a sua substância e nem a sua finalidade.

( ) As tecnologias, por si só, fazem a diferença qualitativa no processo educativo.

( ) Um dos problemas, na atualidade, relativos ao uso das tecnologias na educação refere-se à não adequação da tecnologia ao conteúdo a ser ensinado e aos propósitos do ensino.

( ) As articulações entre as instituições educacionais via redes devem ser pensadas somente como um modo diferente de promoção do ensino.

Assinale a sequência CORRETA.

Saviani (2013) enfatiza o conflito existente entre o direito à educação e o dever de educar na história do Brasil.

Tendo como base as reflexões desse autor, é incorreto afirmar:

A irrigação por aspersão apresenta vantagens e desvantagens, que devem ser cuidadosamente avaliadas em cada projeto de irrigação.

Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Ainda que bem projetado, um sistema de aspersão não será capaz de aplicar a água em condições de permitir ao mesmo tempo uma adequada e uniforme lixiviação dos sais.

( ) A aspersão pode causar necroses nas folhas das plantas sensíveis devido à aplicação foliar de águas contendo sais.

( ) Não existem provas concretas de que o aumento da salinidade da água provocada pela evaporação durante a aspersão seja de importância significativa.

Assinale a sequência CORRETA.

De acordo com Sacristán (1998), o termo currículo origina da palavra latina currere, que se reporta à carreira, a um percurso a ser realizado e, por consequência, à sua representação ou apresentação.

A partir das reflexões de Sacristán (1998) sobre o que se deve considerar na conceitualização de currículo, é correto afirmar:

Rodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX.

Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora.

I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade.

II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação.

III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity - tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado.

Estão corretas as afirmativas:

A agricultura utiliza maior quantidade de água e pode tolerar água de qualidade mais baixa do que a indústria e o uso doméstico. É, portanto, inevitável que exista crescente tendência para encontrar na agricultura solução dos problemas relacionados com a eliminação de efluentes.

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.