Questões de Concursos: UNIFACIG

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1 Q678398 | Texto associado, Morfologia, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN

Texto associado.
Texto para responder às questão

A saúde em pedaços: os determinantes sociais da saúde (DSS)

A redução da saúde à sua dimensão biológica se constitui em um dos maiores dilemas da área. Isso porque essa visão estreita fundamenta práticas de pouco alcance quando se trata de saúde coletiva, porquanto prioriza a assistência individual e curativa, constituindo-se em uma espiral em torno das doenças e que, exatamente por isso, ajuda a reproduzi-las. Porém, essa concepção, embora hegemônica, não existe sem ser tensionada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda na primeira metade do século XX, tentou destacar que saúde não é só a ausência de doença. Todavia, pouco explica o porquê disso, uma vez que, como diria Ana Lúcia Magela de Rezende, na sua “Dialética da Saúde”, cai na tautologia de definir a saúde como sendo o completo bem-estar físico, psíquico e social. Ora, dizer que saúde é bem-estar é o mesmo que dizer que seis é meia dúzia. O que é o bem-estar?

Na formulação da OMS essa questão permanece vaga. O uso do termo completo junto a bem-estar torna o conceito ainda mais problemático, tendo em vista seu caráter absolutista e, logo, inalcançável nestes termos.

Foi o campo da Saúde do Trabalhador e, posteriormente, com maior precisão, a Saúde Coletiva (com origens na Medicina Social Latino-Americana) que superaram as dicotomias entre saúde e doença, social e biológico, e individual e coletivo ao formularem a concepção de saúde enquanto processo. Considerando tal processualidade, nem estamos absolutamente doentes nem absolutamente sãos, mas em contínuo movimento entre essas condições. Saúde e doença são dois momentos de um mesmo processo, coexistem, uma explicando a existência da outra.

O predomínio de uma ou de outra depende do recorte e/ou ângulo de análise em cada momento e contexto. Essa forma de entender a saúde rompe com o pragmatismo biologicista, mas sem negar que a dimensão biológica é parte relevante do processo saúde-doença.

Possui o mérito (com autores como Berlinguer, Donnangelo, Laurell, Arouca, Tambellini, Breilh, Nogueira, entre outros) de demonstrar que, embora a saúde se manifeste individual e biologicamente, ela é fruto de um processo de determinação social. Processo esse que é histórico e dinâmico, uno mas heterogêneo. Na verdade, só pode ser processo por causa dessas características. Ele nem pode ser considerado estaticamente ou como algo imutável ou imune às transformações sociais, nem pode ser considerado como um conjunto de fragmentos ou fatores quase que autônomos uns dos outros ou, muito menos, como uma massa homogênea e amorfa.

(Diego de Oliveira Souza. Doutor em Serviço Social/UERJ. Professor do PPGSSUFAL/Maceió e da graduação em Enfermagem/UFAL/Arapiraca. Disponível em:https://docs.wixstatic.com/ugd/15557d_eae93514d26e4 aecb5e50ab81243343f.pdf. Acesso em agosto de 2019. Adaptado.)
Todavia, pouco explica o porquê disso, [...]” (2º§) Sabendo-se que as palavras recebem diferentes classificações de acordo com a classe em se inserem, analise as afirmativas a seguir.
I. O termo “porquê” classifica-se como substantivo no contexto em análise. II. O determinante que antecede o “porquê” é elemento responsável por torná-lo um substantivo. III. Caso o termo “disso” fosse omitido e o “porquê” estivesse no final da frase, não poderia ser classificado como substantivo, mas sim como uma conjunção.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

2 Q678430 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN

O sistema nervoso pode ser comparado a uma rede de comunicações onde as mensagens são os pulsos elétricos que viajam rapidamente por “cabos transmissores”, estabelecendo uma comunicação entre as partes do corpo e uma “estação central”, responsável por interpretar as informações obtidas e elaborar respostas adequadas, enviando-as aos músculos, que são os órgãos do corpo responsáveis pelas ações.
(Amabis J. M. e Martho G. R. Biologia dos organismos, volume 2, biologia dos organismos, Editora Moderna, São Paulo, 2010.)
Os “cabos transmissores” e a “estação central” descritos no trecho estão se referindo, respectivamente, a:

3 Q678436 | Biologia, Sistema Reprodutor Humano, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN

Mudança que ocorre, aproximadamente, entre 11 e 14 anos, caracterizando a puberdade. É influenciada por dois hormônios, o FSH e o LH, chamados, genericamente, de gonadotrofinas, que atuam sobre as gônadas, promovendo seu desenvolvimento e funcionamento. Sobre esses hormônios, é INCORRETO afirmar que:

4 Q678428 | Biologia, Sistema Excretor Humano, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN

“No homem, os resíduos como as excretas nitrogenadas e o gás carbônico são gerados pela atividade metabólica das células, e os sais minerais pelo excesso de seu consumo na dieta. Os pulmões são responsáveis por eliminar o gás carbônico; as glândulas sudoríparas e os rins eliminam água, sais e excretas nitrogenadas como _____________. Além disso, os rins também são responsáveis por eliminar H + , contribuindo, assim, para a _________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

5 Q678388 | Português, Concordância verbal, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN

Texto associado.
Texto para responder às questão

A saúde em pedaços: os determinantes sociais da saúde (DSS)

A redução da saúde à sua dimensão biológica se constitui em um dos maiores dilemas da área. Isso porque essa visão estreita fundamenta práticas de pouco alcance quando se trata de saúde coletiva, porquanto prioriza a assistência individual e curativa, constituindo-se em uma espiral em torno das doenças e que, exatamente por isso, ajuda a reproduzi-las. Porém, essa concepção, embora hegemônica, não existe sem ser tensionada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda na primeira metade do século XX, tentou destacar que saúde não é só a ausência de doença. Todavia, pouco explica o porquê disso, uma vez que, como diria Ana Lúcia Magela de Rezende, na sua “Dialética da Saúde”, cai na tautologia de definir a saúde como sendo o completo bem-estar físico, psíquico e social. Ora, dizer que saúde é bem-estar é o mesmo que dizer que seis é meia dúzia. O que é o bem-estar?

Na formulação da OMS essa questão permanece vaga. O uso do termo completo junto a bem-estar torna o conceito ainda mais problemático, tendo em vista seu caráter absolutista e, logo, inalcançável nestes termos.

Foi o campo da Saúde do Trabalhador e, posteriormente, com maior precisão, a Saúde Coletiva (com origens na Medicina Social Latino-Americana) que superaram as dicotomias entre saúde e doença, social e biológico, e individual e coletivo ao formularem a concepção de saúde enquanto processo. Considerando tal processualidade, nem estamos absolutamente doentes nem absolutamente sãos, mas em contínuo movimento entre essas condições. Saúde e doença são dois momentos de um mesmo processo, coexistem, uma explicando a existência da outra.

O predomínio de uma ou de outra depende do recorte e/ou ângulo de análise em cada momento e contexto. Essa forma de entender a saúde rompe com o pragmatismo biologicista, mas sem negar que a dimensão biológica é parte relevante do processo saúde-doença.

Possui o mérito (com autores como Berlinguer, Donnangelo, Laurell, Arouca, Tambellini, Breilh, Nogueira, entre outros) de demonstrar que, embora a saúde se manifeste individual e biologicamente, ela é fruto de um processo de determinação social. Processo esse que é histórico e dinâmico, uno mas heterogêneo. Na verdade, só pode ser processo por causa dessas características. Ele nem pode ser considerado estaticamente ou como algo imutável ou imune às transformações sociais, nem pode ser considerado como um conjunto de fragmentos ou fatores quase que autônomos uns dos outros ou, muito menos, como uma massa homogênea e amorfa.

(Diego de Oliveira Souza. Doutor em Serviço Social/UERJ. Professor do PPGSSUFAL/Maceió e da graduação em Enfermagem/UFAL/Arapiraca. Disponível em:https://docs.wixstatic.com/ugd/15557d_eae93514d26e4 aecb5e50ab81243343f.pdf. Acesso em agosto de 2019. Adaptado.)
A seguir, indique o livre comentário acerca do texto em que as normas de concordância foram aplicadas corretamente:

6 Q678411 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN

As reações relacionadas seguir são chamadas de reações de decomposição ou análise. Sua característica se trata de apenas um reagente dar origem a dois ou mais produtos. Entre os vários exemplos de reações de decomposição há o airbag, o crescimento de um bolo, a formação da cal viva. Demonstra a reação de decomposição de formação de bolos a seguinte alternativa:

7 Q678417 | Química, Propriedades Coligativas Tonoscopia, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN

Analise as afirmativas a seguir. I. A passagem de solvente que ocorre através de uma membrana não permeável é chamada de osmose. II. A pressão osmótica trata-se da pressão que deve ser exercida sobre uma solução para impedir sua diluição pela passagem de solvente puro através de uma membrana semipermeável. III.Quanto maior a pressão osmótica, maior a altura da coluna de solução necessária para igualar as velocidades de entrada e de saída de água.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

8 Q678433 | Biologia, Herança ligada ao sexo, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN

Uma mulher, durante a gravidez, descobriu ser portadora de um alelo mutante, responsável pela hemofilia A. Considerando que o pai da criança não é hemofílico, podemos afirmar que, se a criança for uma menina:

9 Q678435 | Biologia, Artrópodes, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN

O exoesqueleto é uma estrutura que reveste o corpo dos artrópodes. A sua rigidez impede que esses animais cresçam; por isso eles passam pela ecdise ou muda, ou seja, a troca dessa “vestimenta” que poderá ocorrer ao longo da vida do animal. Durante a muda, um novo exoesqueleto é formado da seguinte maneira:

10 Q678405 | Química, Glicídios, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN

Texto associado.
Sobre os polissacarídeos, analise as afirmativas que contextualiza a questão. Leia-as atentamente.
I. Mais abundante na natureza; encontrado, principalmente, nas plantas, participando da constituição da parede celular.
II. Formado por várias moléculas de glicose e também por grupos amina; ocorre na parede celular dos fungos e no exoesqueleto de artrópodes, como insetos, aranhas e crustáceos.
III. Ocorre nas plantas e em certas algas; tem função de reserva.
IV. Encontrado nos fungos e nos animais; tem função de reserva
Quais são as afirmativas que citam polissacarídeos estruturais?
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