Questões de Concursos Públicos: Universidade Federal de Santa Catarina

Resolva online questões de Universidade Federal de Santa Catarina para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q322106 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa CORRETA.

No Brasil, entre os anos de 1960 e início dos anos de 1980, o movimento renovador da educação ganhou uma vertente especial que acabou por constituir um ideário educacional próprio: a pedagogia de Paulo Freire.

Podemos afirmar que essa abordagem da educação no Brasil desdobrou-se em:

2 Q522541 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

A aplicação dos procedimentos de auditoria deve ser realizada através de provas seletivas, testes e amostragens, em razão da complexidade e volume das operações. Marque a alternativa que apresenta os procedimentos técnicos básicos que devem ser considerados pelo auditor na aplicação dos testes de observância e substantivos.

3 Q321074 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo.

O sistema federal de ensino é integrado por:

I. instituições de ensino mantidas pela União.

II. instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada.

III. órgãos federais de educação.

IV. órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

V. instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.

Assinale a alternativa CORRETA.

4 Q377861 | Administração Pública, Reformas administrativas no Brasil, Administrador, Universidade Federal de Santa Catarina, COMPERVE

A reforma e a modernização do Estado envolvem um complexo processo de transição das estruturas políticas, econômicas e administrativas. Em relação a esse assunto, é correto afirmar que:

5 Q378040 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP ou New Public Management NPM, Administrador, Universidade Federal de Santa Catarina, COMPERVE

A ação do Estado para viabilizar e garantir direitos, ofertar serviços e distribuir recursos realiza-se por meio da gestão pública. Em relação à gestão pública e aos modelos de administração pública, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O modelo patrimonialista caracteriza-se pela ausência de uma clara demarcação entre as esferas pública e privada, entre política e administração, e pelo amplo espaço à arbitrariedade material e à vontade puramente pessoal do gestor.

II. A administração pública, num sentido amplo, deve ser entendida como todo o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana que determinam a forma de distribuir recursos, exercer a autoridade política e atender aos interesses públicos.

III. Autores como Woodrow Wilson, Frederick Taylor e Max Weber, apoiados nos princípios da racionalidade, eficiência e adequação dos meios aos fins, na busca de se contrapor ao modelo burocrático, propuseram iniciativas que contribuíram, em sua época, para a modernização da administração pública.

IV. Em sentido amplo, o termo accountability pode ser entendido como um processo complexo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo na formulação e implementação de suas políticas.

V. O modelo da nova gestão pública está orientado ao cliente-cidadão e tem como características o foco em resultados, a busca da flexibilização administrativa e do controle social e a valorização das pessoas.

6 Q321862 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre o processo de planejamento numa perspectiva democrática.

( ) É um processo de construção coletiva, desenvolvido para auxiliar na organização e na gestão escolar.

( ) A avaliação é uma das etapas do planejamento e deve ser realizada sempre ao final das ações para mensurar o alcance dos objetivos.

( ) Tem como principais atividades o preenchimento de formulários e a avaliação dos resultados.

( ) A partir do planejamento são gerados instrumentos flexíveis, que auxiliam no desenvolvimento do trabalho da escola nas dimensões pedagógica, política e administrativo-financeira.

( ) A participação de técnicos especializados em planejamento escolar é fator imprescindível para o seu sucesso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

7 Q323637 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo.

A prática da gestão democrática nas instituições educacionais fundamenta-se:

I. na introdução de meios sofisticados de gerência.

II. na participação da comunidade na tomada de decisões que dizem respeito aos destinos da instituição escolar e à sua administração.

III. em treinamentos intensivos dos diretores e demais servidores visando resolver todos os problemas da educação escolar.

IV. em instrumento para que a população possa exercer seu direito de cidadania.

V. na participação coletiva apenas dos que atuam no interior da escola.

Assinale a alternativa CORRETA.

8 Q819238 | Legislação Federal, Lei 10172 2001, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.

Para que o Plano Nacional de Educação tenha sucesso, o Governo Federal, através do MEC, lançou, em setembro de 2006, um Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Este programa visa promover ações e ser uma, entre tantas representações da sociedade civil junto ao governo, participando e monitorando ativamente e visando a continuidade das políticas públicas, sempre a partir da perspectiva de que apenas um projeto de Nação poderá garantir a Educação de qualidade para todos. Para isso constituiu uma Comissão Técnica com reconhecidos especialistas em Educação para definir indicadores e metas para a Educação pública brasileira. São elas: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; todo aluno com aprendizado adequado à sua série; todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos e investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Qual foi o prazo estabelecido para Estados e Municípios alcançarem estas metas?

9 Q319253 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

A gestão dos processos pedagógicos nos diferentes níveis de ensino depende do(s) __________ e da definição de ___________________.

10 Q809939 | Legislação Federal, Lei 10172 2001, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

O Plano Nacional de Educação-PNE tem como objetivos prioritários ______________________, _________________________, _________________________ e _________________________.