Questões de Concursos Públicos: Universidade Federal de Santa Maria

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O Decreto nº 9.094/2017 simplificou a forma de atendimento aos usuários dos serviços públicos, dispensando o reconhecimento de firma e a autenticação em documentos produzidos no país, instituindo a Carta de Serviços. Da referida Carta deverão constar informações claras e precisas sobre cada um dos serviços prestados, especialmente as relativas

I ? ao serviço oferecido, aos requisitos e aos documentos necessários para acessar o serviço.

II?às etapas para processamento do serviço.

III?ao prazo e à forma de prestação do serviço.

IV ? à forma de comunicação com o solicitante do serviço, aos locais e às formas de acessar o serviço.

Está(ão) correta(s)

Os sistemas de amplificação das próteses auditivas têm sido desenvolvidos e aprimorados nas últimas décadas. A função principal das próteses auditivas é proporcionar ao sujeito com perda auditiva uma amplificação sonora adequada e satisfatória. Sabese, ainda, que a seleção do tipo de prótese deve ser baseada em fatores físicos e audiológicos.

Quanto aos tipos de prótese auditiva, considere as afirmativas a seguir.

I?As próteses auditivas intra-aurais ocupam parte do meato acústico externo e a concha do pavilhão auricular de forma completa ou incompleta, sendo que podem ser adaptadas em usuários portadores de perdas auditivas de grau leve a moderadamente severo.

II?Nas próteses retroauriculares, todos os componentes eletrônicos estão localizados dentro de uma caixa em formato de vírgula que se adapta atrás do pavilhão auricular.

III ? As próteses intracanais ocupam apenas o meato acústico externo da orelha do usuário, bem como têm maior limitação de ganho acústico do que os aparelhos intra-auriculares.

Está(ão) correta(s)

De acordo com Grunwell (1981, apud MOTA, 2001), “desvio fonológico” é uma desordem linguística que se manifesta pelo uso de padrões anormais no meio falado da linguagem. As características clínicas clássicas de crianças com tal transtorno encontram-se bem delimitadas pela autora.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa, considerando tais características.

( ) Fala espontânea apresentando erros, principalmente desvios consonantais da pronúncia adulta alvo, e audição dentro dos padrões de normalidade.

( ) Nenhuma disfunção neurológica detectável relevante para a produção da fala, assim como capacidade intelectual íntegra para o desenvolvimento da linguagem.

( ) Compreensão da linguagem rebaixada para a idade mental. Linguagem expressiva com desempenho rebaixado em relação ao tamanho do vocabulário e à extensão das expressões sintáticas.

A sequência correta é

Na audiologia clínica, a associação de métodos objetivos e subjetivos para a avaliação auditiva vem sendo amplamente utilizada, sendo um fato que favorece o diagnóstico mais preciso das alterações auditivas. Um dos métodos objetivos mais utilizados é o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico.

Com base no método citado, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( )É um potencial composto por sete ondas, com picos negativos, cujos sítios geradores podem ser identificados de forma precisa.

( ) Trata-se de um teste de curta latência, pois é obtido entre zero e 10 milessegundos após a estimulação acústica.

( ) É obtido entre 10 e 60 milessegundos após a estimulação acústica.

( ) Sua aplicação clínica envolve principalmente a pesquisa do limiar eletrofisiológico da audição e a pesquisa da integridade da via auditiva.

 A sequência correta é

O surgimento da linguagem verbal é um indicador importante para o desenvolvimento global adequado e pode ser compreendido como preditivo de desenvolvimento cognitivo e social da criança. O processo do desenvolvimento da linguagem é complexo e é caracterizado por uma combinação única de características biológicas, psíquicas e sociais de cada indivíduo, apesar de uma alta probabilidade de ocorrência de comportamentos linguísticos em uma crescente complexidade no aprendizado de unidades e regras para todas as crianças com um desenvolvimento típico. Portanto, a partir da diferenciação entre padrões típicos, de atraso ou de transtorno de linguagem, é possível ao fonoaudiólogo identificar e diferenciar tais padrões.

Pode-se afirmar, nesse sentido, que

I ? os padrões considerados típicos são os que apresentam comportamentos esperados para o desenvolvimento da linguagem em relação à faixa etária da criança.

II ? os quadros que caracterizam um atraso ou retardo de linguagem não retratam a cronologia e são evidenciados por um percurso de aquisição muito distinto do típico.

III?os quadros que caracterizamumtranstorno de linguagem refletem alterações específicas no surgimento e no encadeamento de comportamentos comunicativos, assim como na aquisição de comportamentos incomuns à comunicação e não esperados em nenhuma faixa etária.

Está(ao) correta(s)

Os aspectos básicos da avaliação fonoaudiológica na área de voz são essenciais para a compreensão do processo terapêutico. Tudo o que for diagnosticado pelo fonoaudiólogo deve estar justificado no campo da fisiologia, assim como os exercícios terapêuticos devem ser executados com consciência fisiológica.

Em relação à fisiologia, assinale V (verdadeiro) ou F (falso)emcada afirmativa a seguir.

( ) Os músculos cricoaritenoideos posteriores (CAP) atuam durante a respiração, promovendo a abertura das pregas vocais. Para que haja fonação, é preciso que os CAP reduzam sua atividade, entrando simultaneamente em ação o grupo demúsculos adutores.

( ) Os músculos aritenoideos (AA) têm duas porções: transversa, que afasta as bases das cartilagens aritenoideas, e oblíqua, que afasta seus ápices. Os tensores das pregas vocais são os músculos tireoaritnoideos (TA), compartimento interno, e os cricotireoideos (CT).

( ) A atividade de TA é considerável, mais acentuadamente de seu compartimento externo, quando se faz uma intensidade forte. Tal compartimento é predominantemente abdutor e rico em fibras brancas.

( ) A contração do compartimento externo do TA é rápida e suscetível à fadiga, além disso se dá de forma isométrica, sendo importante para a produção e manutenção da firmeza glótica.

A sequência correta é

A sucção desempenha papel fundamental no suprimento das necessidades nutricionais nos primeiros meses de vida do bebê.

A respeito do tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Através dos movimentos de sucção, ocorre o desenvolvimento motor-oral, gerando mudanças nas características da face do recémnascido.

( ) No nascimento a criança apresenta uma protrusão mandibular fisiológica, que vai sendo corrigida através do aleitamento materno.

( ) Aproximadamente no sexto mês de vida a sucção deixa de ser um ato reflexo, tornando-se volitiva.

( ) A maturação dos movimentos dos lábios e da língua ocorre na medida em que a sucção vai sendo substituída por outras formas de alimentação.

A sequência correta é

Em relação à escrita, a criança parece demonstrar que o conhecimento acerca das letras e do código escrito é anterior ao ensino formal. As crianças percorrem uma sequência psicogenética na construção do conhecimento da escrita, caracterizada em fases, cuja trajetória apresenta um crescente gradativo na apreensão do conhecimento sobre o sistema escrito. Em uma das fases de tal sequência, a criança parece compreender as diferenças entre representações icônicas e não-icônicas, fazendo distinção entre desenhar e escrever. Além disso, há uma tendência em usar grafismos que procuram reproduzir letras organizadas de forma linear e critérios relativos a uma quantidade mínima de letras para a representação do que está escrito. A característica mais marcante desta fase é que não há uma correspondência entre os elementos gráficos e os sons que compõem as palavras.

A fase descrita acima corresponde à

Um bom entendimento da fisiologia da deglutição é particularmente importante no planejamento da reabilitação de indivíduos com distúrbios de deglutição. O ato de deglutir é dividido em 3 fases: oral, faríngea e esofágica. A fase faríngea é a principal etapa da deglutição, pois envolve parte da cavidade oral, os músculos mastigatórios, os músculos intrínsecos e extrínsecos da laringe e a própria faringe. Podemos dividir a fase oral em 2 etapas, isto é, a preparatória oral e a oral propriamente dita.

Em relação à fisiologia da deglutição, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Na fase preparatória oral, ao introduzirmos o alimento na cavidade oral, este é trabalhado de modo a assumir uma consistência que permita melhor condução através das regiões faríngea e esofágica. Os lábios, as bochechas e a língua devem manter o alimento contido na cavidade oral, e a língua é o agente primário do alimento para a função de mastigação. A raiz motora do nervo facial (VII par) realiza o controle dos lábios, da bochecha e da boca, enquanto o ramo sensitivo do facial (VII par) responsabiliza-se pelos movimentos da língua na fase preparatória oral.

( ) A fase oral inicia-se a partir da transferência do bolo alimentar da cavidade oral anterior para a orofaringe, caracterizando assim a atividade voluntária final da deglutição. Destaca-se nesta fase a elevação hiolaríngea, com a aproximação da laringe à cavidade oral por intermédio dos músculos supra-hioides.

( ) Na fase faríngea, há vários eventos importantes ocorrendo numa sucessão rápida, coordenada e com precisão. O palato mole eleva-se para vedar a nasofaringe, prevenindo o refluxo nasal. Ao mesmo tempo, a língua e o movimento da parede faríngea realizam a propulsão do bolo. A seguir, a laringe é elevada, fechando a via aérea inferior e realizando a proteção da via aérea inferior. O fechamento ocorre, inicialmente, no nível das pregas vocais, seguido pelo fechamento das pregas vestibulares e, finalmente, pela cobertura do vestíbulo laríngeo através da epiglote.

( ) Na fase esofágica, a musculatura constritora da faringe se contrai, impulsionando o bolo alimentar em direção ao esôfago até encontrar a transição faringoesofágica. A elevação da laringe e a elevação do músculo cricofaríngeo abrem a transição faringoesofágica, permitindo a passagem do alimento para o esôfago.

A sequência correta é

Em relação à fase de prevenção primária em saúde coletiva no contexto fonoaudiológico, assinale a alternativa correta.